Skip to main content
search
Texto escrito por Eliane Leite, diretora da Adventure Club

Como descrever a Suíça? Acho que diria “terra do chocolate, montanhas, lagos, vilas, natureza, paisagens deslumbrantes e muita aventura”

A convite do Turismo da Suíça (Switzerland Tourism), junto com outros 35 agentes de viagem e operadores do Brasil, participei da primeira edição do Workshop Brazil, que aconteceu em Zurique. O evento nos proporcionou muita troca, informação, almoços/jantares deliciosos e passeios por esse país que mescla história, natureza, cultura e gastronomia. 

Trazendo um pouco do muito que Zurique oferece em experiências gastronômicas, destaco quatro lugares imperdíveis: 

  • Restaurant Markthalle

O Markthalle, no Viadukt, tem um ambiente bem animado e acolhedor. Fica dentro de um mercado, então é uma ótima opção para almoçar, tomar um vinho e também fazer compras de comidas típicas como queijos, pães e chocolates.

  • Zunfthaus zur Zimmerleuten

Uma casa histórica com excelente gastronomia localizada no meio da cidade, junto ao Limmat. Um dos pratos mais famosos é o “Züri Geschnetzeltes”, que são iscas de filé à moda Zurique. Durante o nosso jantar, tivemos uma surpresa: o chef nos mostrou uma parede com pinturas do século XIII que foi encontrada após um grande incêndio nessa área da cidade.

  • Barfussbar

O Barfussbar é um dos bares mais populares de Zurique. O ambiente é elegante e ao mesmo tempo descontraído, com vista para alguns dos marcos mais importantes da cidade. 

  • Lindt Home of Chocolate 

Fomos confeiteiros por um dia no famoso Museu do Chocolate Lindt (me lembrei agora do pessoal de lá brincando que o sotaque brasileiro ao falar “Lindt” é muito bonitinho; que a gente puxa bem o “i” no final). 

Além de conhecermos toda a história e cultura do chocolate, tivemos a oportunidade de degustar e fazer nossas próprias barras de chocolate. O sabor por si só já é maravilhoso, mas comer diretamente da fonte o deixa ainda melhor. Também é um ótimo passeio para se fazer com as crianças. Pensei bastante no quanto minhas filhas iriam curtir essa experiência!

Outros quatro lugares incríveis para conhecer na Suíça: Lucerna – Engelberg – Monte Titlis – Andermatt

Depois dos nossos workshops em Zurique, fomos para Lucerna, uma pequena cidade conhecida por sua arquitetura medieval. Visitamos o KKL Lucerna, que é um Centro de Convenções e Cultura; jantamos no renomado Zunfthausrestaurant Pfistern; navegamos pelo Lago de Lucerna e caminhamos pela praia da cidade. 

Partimos então para Engelberg, um vilarejo aos pés do majestoso Monte Titlis. No Restaurant Flühmatt, tivemos outra experiência gastronômica que aguçou todos os nossos sentidos. As paisagens, os aromas, as louças, a comida, o ambiente, as companhias… tudo delicioso!

A “vó Nena”, como carinhosamente a chamei, preparou um prato sem queijo especialmente pra mim. Quem me conhece sabe que não como nenhum tipo de queijo e estava em um dos países mais famosos pela sua produção. Inclusive, recomendo muito o tour pelo Castelo e Muralha de Gruyéres para visitar e provar o queijo suíço.

Mas voltando… nosso passeio seguinte foi pelo Monte Titlis. Para chegar ao topo, utilizamos o Titlis Xpress e o Titlis Rotair; o primeiro teleférico giratório do mundo. Imagine só ter uma vista 360º dos Alpes? É espetacular!

Lá em cima, caminhamos na Cliff Walk – a ponte suspensa mais alta da Europa; visitamos o Glaciar Cave – uma caverna de gelo a 3.020 metros de altitude; conhecemos o Lago Trübsee, caminhamos pela montanha e descemos de tirolesa. Mais um pouco de aventura e natureza!

Todos esses passeios me surpreenderam muito pela altíssima qualidade, organização e segurança, mas o que mais me surpreendeu foi o Trotti Bike. Já ouviu falar? Na minha definição, é uma bike sem pedal e sem acento, que parece um patinete, mas tem freio de bike. Confuso?!

Finalizamos o dia com um delicioso jantar no Kempinski Palace e no dia seguinte seguimos para Andermatt, uma charmosa vila no coração dos Alpes Suíços e porta de entrada para as melhores áreas de esqui do país. 

Fizemos um passeio a pé guiado que nos ensinou tanto sobre as partes históricas quanto modernas da vila; fomos de gôndola até Gütsch; caminhamos pela montanha e desfrutamos de belas vistas panorâmicas.

Assim terminamos a nossa viagem pela Suíça, uma das mais lindas que já fiz!

Algumas considerações e “curiosidades” sobre o país:

1. Você sente que o país inteiro respira natureza e aventura. Há infinitas lojas de equipamentos de trekking e é muito comum você ver pessoas de todas as idades fazendo caminhadas. Senhores, jovens e crianças.

2. As pessoas são extremamente educadas e tudo é muito seguro e organizado. Super recomendo para quem viaja sozinho(a). Os passeios, a hotelaria e os restaurantes são impecáveis; pelo menos todos que eu conheci.

3. Achei muito interessante a relação das pessoas com os horários. É tudo muito regradinho. Se um trem está marcado para sair às 08h02, ele irá sair pontualmente às 08h02. Eu, que sou super metódica no que diz respeito a horários, gostei muito! 

4. O país tem quatro idiomas oficiais – alemão, francês, italiano e romanche (e também falam inglês) – e faz fronteira com a Alemanha, a Áustria, a França, a Itália e o principado de Liechtenstein. Legal para esticar a viagem e conhecer outros lugares.

E aí, gostou de saber mais sobre a Suíça?

Eu voltei completamente encantada e já pensando numa próxima viagem pra lá. Quem sabe volto em breve?!

Deixe um comentário

Close Menu