Skip to main content
search

Durante esse longo período de pandemia, com as viagens restritas em grande parte do mundo, muitas pessoas têm buscado alternativas para continuar vivendo experiências diferentes de forma segura e responsável. Nesse contexto, uma modalidade que já existia tornou-se popular: a staycation.

O que é staycation?

O termo staycation vem da junção das palavras “stay (at home)”, que significa “ficar (em casa)”, e “vacation”, que significa “férias”. Ou seja, algo como ficar em casa durante o período de férias. Mas o que isso significa? 

A staycation pode ser entendida como o movimento de turistar pela própria cidade ou arredores em vez de se deslocar para destinos distantes — uma alternativa de curtir as férias, feriados ou datas comemorativas no melhor estilo de viagem.

O que é staycation

Como surgiu a staycation?

Na prática, a staycation já existe há bastante tempo. No entanto, de um ano para cá, durante a pandemia, a modalidade ganhou força e passou a ser tendência. Primeiro porque muitas pessoas não se sentem seguras para viajar por longas distâncias em meios de transporte coletivos e segundo porque vários países continuam com as fronteiras fechadas para turistas estrangeiros.

Onde fazer staycation?

Independentemente da cidade em que você mora, é possível considerar uma staycation. Mesmo que você pense “onde moro não tem o que fazer”, com certeza se pesquisar mais a fundo verá que existem lugares ainda desconhecidos, como uma trilha, um bosque ou até mesmo cafeterias e restaurantes.

Como a ideia é viajar pela própria cidade ou arredores, não seria possível montarmos uma lista com todos os destinos para fazer staycation. Porém, separamos 4 pontos de partida — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis — para indicarmos diferentes atividades. Vamos lá?

  • SÃO PAULO

Queluz – Fazenda Santa Vitória

Encravada no Vale do Paraíba, a Fazenda Santa Vitória combina o rústico de uma propriedade centenária com as belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Um verdadeiro refúgio de paz e requinte, que proporciona conforto e exclusividade a quem busca o aconchego de relaxar em contato com a Mata Atlântica. Plantações, pastos, florestas e um riacho de águas cristalinas formam a moldura para o descanso merecido, ao som dos pássaros, a brisa do campo e o aroma dos inesquecíveis sabores que saem da cozinha.

 

Um dos lugares para fazer staycation em São Paulo

Brotas

Localizado a 250 km da capital paulista, o município de Brotas é reconhecido internacionalmente por ter se especializado em turismo de aventura. O destino é ideal para quem busca uma maior conexão com a natureza através de atividades como rafting, tirolesa, arvorismo, caminhadas e cachoeiras que cercam a cidade. Também perfeito para conhecer as histórias presentes no interior do estado de São Paulo e o processo de plantio e cultivo de legumes e verduras.

 

Um dos lugares para fazer staycation em São Paulo

Bertioga – Juquehy de Bike

Quem não dispensa uma dose de aventura e está à procura de um roteiro diferente para staycation irá gostar desta opção. Nossa rota começa em Bertioga, na Praia do Indaiá, e termina em São Sebastião, na Praia de Juquehy, e pode ser feita com qualquer tipo de bicicleta, até mesmo dobráveis ou sem marcha, desde que em bom estado de funcionamento. Experiência válida tanto para quem já está acostumado a pedalar quanto para quem está começando agora. 

  • RIO DE JANEIRO

Rota Charles Darwin de Bike

Esta é não apenas uma viagem de bicicleta, mas também uma viagem pela história, pois passaremos por locais onde Charles Darwin esteve, e fez descobertas importantes sobre seleção natural, que contribuíram para sua teoria de evolução das espécies. Em alguns desses lugares, pode-se ver as mesmas construções e paisagens que o naturalista descreveu em seu diário de viagens, como a Fazenda Itaocaia, em Maricá, onde pernoitou; ou a Estrada do Vai e Vem, onde passou quando viajava pela região de Niterói. 

 

Rota Charles Darwin de Bike, Um dos lugares para fazer staycation no Rio de Janeiro

Paraty – Casa Turquesa

A Casa Turquesa, premiada pela Editora Abril como a melhor Pousada do Brasil, fica no centro histórico de Paraty e demonstra a arquitetura colonial típica da cidade. A área comum da pousada agrega uma ampla sala de estar, uma boutique e uma biblioteca – com lareira para aquecer o ambiente nos dias mais frios. Do lado de fora, o pátio é cercado por um verde jardim pontuado de orquídeas, e reúne a piscina com hidromassagem, um bar, e um gracioso gazebo perfeito para tomar um drink ou fazer uma massagem. Entre as atrações próximas estão o Museu de Arte Sacra e o Morro do Forte.

Casa Turquesa em Paraty, um dos lugares para fazer staycation

 

Ilha Grande – Hiking e Navegação em Veleiro

A Ilha Grande, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, é cercada por diversas trilhas em meio à Mata Atlântica, com vistas para praias de beleza exuberante. Nos três dias de tour na Ilha, navegaremos e caminharemos por três maravilhosas praias: Saco do Céu, Praia da Júlia e Praia do Pouso. Nossa hospedagem será em veleiro, equipado de cabines com camas de casal, cozinha completa, banheiros com água quente, CD/DVD player, além de dog house. Um programa desenvolvido especialmente para quem está iniciando no mundo do trekking e da aventura.

 

Hiking, navegação e veleiro pela Ilha Grande, um dos lugares para fazer staycation

  • BELO HORIZONTE

Serra do Cipó

Um santuário de biodiversidade, um paraíso ecológico, um jardim natural de extraordinária beleza. Esta é a Serra do Cipó, localizada na Serra do Espinhaço, a 100 km de Belo Horizonte. A região, entrecortada por diversas cachoeiras, sempre foi observada com muito interesse por estudiosos e naturalistas devido à variedade de espécies reunidas nos campos rupestres e a maneira como elas crescem em solo pedregoso.

 

Serra do Cipó, um dos lugares para fazer staycation

Comuna do Ibitipoca

A Comuna do Ibitipoca nasceu em 1984, com o sonho de fazer a diferença, inspirar e encorajar as pessoas a seguirem um propósito: tornarem-se a melhor versão de si mesmas e, a partir daí, ajudar a fazer do mundo um lugar melhor para todos. Hoje, possui uma área de mais de 6 mil hectares, que se estende pelos municípios de Lima Duarte, Bias Forte e Santa Rita do Ibitipoca, contornando e atuando como um cinturão de proteção para um dos parques estaduais mais visitados do Brasil: o Parque Estadual do Ibitipoca.

 

Comuna de Ibitipoca, um dos lugares para fazer staycation

Serra da Canastra

Se o objetivo é conhecer a região da Serra da Canastra com tranquilidade, vivenciando a natureza e a vida dos moradores da região, com suas roças produtoras de queijo e cheias de histórias maravilhosas, esta é a viagem ideal. Uma verdadeira imersão no mundo canastreiro e no Cerrado mineiro, ainda protegido e cheio de surpresas, além de muitas cachoeiras, trilhas e banhos refrescantes nas piscinas naturais de água cristalina.

 

Serra da Canastra, um dos lugares para fazer staycation

  • FLORIANÓPOLIS

Urubici

Montanhas, cânions, vales, florestas de araucária, campos de altitude, gastronomia típica e pousadas charmosas fazem com que Urubici seja considerado um dos mais promissores destinos de natureza do sul do Brasil. Trata-se de um pitoresco município localizado na Serra Catarinense, distante a apenas 170 km de Florianópolis. Aqui se encontra a sede do Parque Nacional de São Joaquim, que tem no município seus maiores atrativos, que são o Morro da Igreja e a Pedra Furada, onde, aliás, foram registradas as temperaturas mais baixas da história do país, -17,8 °C chegando a -40 °C de sensação térmica.

 

Urubici, um dos lugares para fazer staycation

Vale Europeu de Bike

Este é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando assim as estradinhas de terra mais bonitas e tranquilas. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tire o máximo proveito de sua estadia no Vale Europeu – da arquitetura e gastronomia alemã às belas paisagens das cachoeiras, montanhas e represas da região.

Ponta dos Ganchos Exclusive Resort

Localizado em uma península particular na cidade de Governador Celso Ramos, a 60 km de Florianópolis, o Ponta dos Ganchos é rodeado por uma vila de pescadores e está imerso a uma natureza exuberante. Um cenário desenhado de forma especial. Uma península de recortes que formam enseadas onde a natureza agiu caprichosamente, com um clima de romance proporcionado pela mais autêntica tranquilidade e privacidade. 

 

Ponta dos Ganchos Exclusive Resort , um dos lugares para fazer staycation

Como planejar a sua próxima staycation?

Mesmo se tratando de uma viagem de curto deslocamento, um programa bem elaborado é muito importante, principalmente durante a pandemia, em que todo cuidado é necessário. O hotel está seguindo os protocolos de segurança? Os lugares que serão visitados estão com baixa circulação de pessoas? 

Por isso, nada melhor do que contar com a expertise de uma agência que está há mais de 26 anos no mercado. Agora que você já sabe o que é staycation, é só escolher o destino e falar conosco para juntos planejarmos essa experiência!

Deixe um comentário

Close Menu