Skip to main content
search

Considerado o segmento turístico que mais cresce em todo o mundo, o ecoturismo se caracteriza pelo turismo que explora os patrimônios culturais de maneira consciente e sustentável. Seu objetivo é incentivar um turismo ambientalmente equilibrado, que permite o contato das pessoas com os encantos da natureza, sem que ela seja prejudicada.

No Brasil, o ecoturismo ganha cada vez mais adeptos e cresce cada vez mais no cenário nacional do turismo. Hoje, existem vários destinos de turismo ecológico no Brasil que se enquadram neste cenário, confira:

Bonito – MS: um paraíso brasileiro do ecoturismo

O Mato Grosso do Sul abriga um verdadeiro paraíso natural. Bonito combina uma natureza espetacular com infraestrutura perfeita para receber os turistas, aliando a capacidade de praticar uma política eficaz de ecoturismo e ainda oferecer ótimas opções de passeios para famílias, casais e grupos de amigos.

Bonito em MS no Brasil, um dos ótimos lugares para fazer ecoturismo

Bonito é uma ótima combinação entre natureza impecável e uma boa infraestrutura para os turistas.

Entre os encantos de Bonito, o visitante encontra diversos rios de águas cristalinas, perfeitos para a prática de esportes radicais como o rafting. Também vale muito a pena conhecer as nascentes dos e explorar cavernas com lagoas internas de rara beleza. Outro diferencial é a fauna diversificada: não é difícil encontra araras, veados, tucanos, tamanduás e até mesmo onças.

Por ser um dos melhores destinos de turismo ecológico do Brasil, Bonito também conta com uma vida marinha incrível e acessível ao público por meio da prática de mergulho.

Ficou com vontade de conhecer este ponto de ecoturismo no Brasil? Conheça os pacotes de viagem para Bonito.

Chapada Diamantina: perfeita para os amantes do ecoturismo

Localizada na região central da Bahia, a Chapada Diamantina é considerada um dos locais mais bonitos e um dos melhores destinos ecológicos do Brasil. Para os amantes da natureza ou mesmo para quem busca conhecer mais sobre o ecoturismo, a Chapada Diamantina apresenta cenários impressionantes.  Cachoeiras, grutas, rios, cavernas, trilhas e vales são alguns dos atrativos do local — sendo que a maioria dessas belezas naturais fica no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Chapada Diamantina, um maravilhoso lugar para fazer ecoturismo

A Chapada da Diamantina é com certeza um dos lugares mais esplêndidos do Brasil, com um paisagens de tirar o ar.

A melhor época para visitar este expoente do ecoturismo brasileiro é no verão, no período entre dezembro e março. Nesta época, os dias mais quentes provocam chuvas fortes que aumentam consideravelmente o nível dos rios, lagos e a força das cachoeiras. Os passeios mais procurados pelos turistas são a cachoeira da fumaça (acessível por uma trilha que passa pela mata da região), a caverna da Torrinha e seus cristais que podem medir até 60 cm, as lindas grutas do Lapão e Lapa Doce e o deslumbrante pôr do sol visto pelo Morro do Pai Inácio.

Além das trilhas com diferentes níveis de dificuldade, os amantes do ecoturismo também podem conhecer a beleza natural do local por meio da prática de trekking.

Conheça os pacotes de viagem para a Chapada Diamantina oferecidos pela Adventure Club.

Aparados da Serra: um dos melhores destinos de ecoturismo

Não tão conhecido como os destinos citados acima, o Parque Nacional de Aparados da Serra fica no Rio Grande do Sul, em uma área conhecida como Campos de Cima da Serra. Entre suas principais atrações naturais, os cânions de Itaimbezinho e Faxinalzinho contam com desfiladeiros impressionantes e que garantem uma vista inesquecível.

Aparados da Serra, um dos incríveis e maravilhosos lugares para fazer ecoturismo

Não tão conhecido, o Parque Nacional de Aparados da Serra, esta localizado no Rio Grande do Sul e conta com belas paisagens.

Como parte do escopo de um destino de ecoturismo, em Aparados da Serra é fácil encontrar guias especializados e uma infraestrutura que assegura passeios inesquecíveis e que respeitam a fauna e flora do local. Não deixe de conhecer as trilhas do Vértice e do Cotovelo, que proporcionam ao turista um contato direto com a natureza do local.

A dica é visitar o local na parte da manhã, para conferir o fenômeno conhecido como viração:  o ar quente originário do litoral gaúcho chega até o local e entra em contato com os paredões frios, criando uma cerração única e que gera uma experiência inesquecível aos viajantes.

Confira os pacotes para Aparados da Serra.

Deixe um comentário

Close Menu