Skip to main content
search

Quem viaja com frequência sabe que um dos efeitos negativos de realizar longas viagens é a famosa sensação de cansaço e de letargia que acomete os tripulantes de um voo assim que chegam no destino, impedindo que quaisquer atividades sejam feitas logo que o avião pousa.

Esse efeito no corpo humano, de extremo cansaço e fadiga, é conhecido como “Jet Lag”, que se caracteriza quando da ocorrência de viagens em sentido leste – oeste ou em sentido oeste – leste.

O jet lag ocorre pela mudança de fuso horário, sendo que, quanto maior for a diferença de fuso horário entre a origem e o destino do voo, maior também serão os efeitos no corpo humano, uma vez que nosso relógio biológico vai sentir-se ainda mais desregulado.

De acordo com especialistas, a cada fuso horário que cruzamos, nossa corpo necessita de cerca de 24 horas se recuperar.

Dessa forma, para aqueles que pretendem cruzar o mundo (12 horas), serão necessários 12 dias para o corpo se adaptar e eliminar os efeitos do jet lag.

Mas, como isso é tempo demais para turistas e viajantes em geral, separamos algumas dicas para minimizar os efeitos do jet lag no corpo humano. Confira!

1. Tente dormir durante o voo, independentemente de estar sem sono. Use artifícios como tapa-olho, travesseiros, tampão de ouvido etc. O importante é conseguir dormir.

2. Um Stop over pode ajudar e muito. Assim, caso puder passar um ou dois dias na cidade que faz conexão com o vôo, o jet lag será minimizado.

3. Antes de viajar, tente ajustar seu relógio biológico de acordo com o destino da viagem. A Europa, por exemplo, tem diferença de 3 ou 4 horas para o Brasil.

4. Antes de voar, a melhor coisa é descansar. Quanto maior o cansaço, maior serão os efeitos do jet lag no organismo.

5. Durante o vôo, evite bebidas ou alimentos estimulantes, que alterem o sono, tais como bebidas alcoólicas, café etc.

6. Ao chegar no destino, mesmo que esteja cansado, durma somente no horário correto. Isso irá forçar seu organismo e seu relógio biológico a se adaptarem o quanto antes ao novo horário.

Deixe um comentário

Close Menu