Skip to main content
search

Situado na fronteira do Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima é a maior montanha plana do mundo e se destaca por conta do formato de seu topo, achatado. Ele é tão deslumbrante e misterioso que dezenas de historiadores ainda buscam decifrar cada canto de sua extensão.

De uma natureza espetacular, diversidade de fauna e grandes cachoeiras e quedas d´água, o Monte é também o destino preferido dos aventureiros que gostam de sentir o vento no rosto enquanto fazem trekking ou acampam à beira de rios como o Kukenan.

vista do caminho para o monte

No entanto, uma das dúvidas mais corriqueiras dos aventureiros diz respeito a época ideal de viagem, que dependerá e muito do que você pretende ver nesse ainda pouco conhecido pedaço brasileiro.

Por estar situado no clima equatorial, e já no hemisfério norte é preciso lembrar que lá é inverno quando aqui é verão. Dito isso, o Monte Roraima pode ser visitado o ano todo e tem duas estações bem definidas, uma na qual as chuvas são mais intensas, assim como o frio, e outra de tempo mais firme e um pouco mais seco.

Vale lembrar também que a temperatura oscila bastante. Durante dia o sol sai e aquece um pouco quem se aventura por ali, mas durante a noite e no alto do Monte, a sensação térmica fica abaixo de zero.

De maio a setembro

Esse é o período no qual as chuvas são mais intensas. Por isso, se você gosta de quedas d’água e não tem problema em andar em um terreno um pouco mais escorregadio, pode aproveitar para ver melhor a vegetação do Monte Roraima.

Chegar ao topo nessas condições exige mais atenção e cuidado, mas com guias experientes é possível driblar a garoa fina e o tempo fechado e encontrar formações rochosas exuberantes.

De outubro a abril

O tempo menos chuvoso ajuda na hora de enfrentar as diversas trilhas que dão ao cume do Monte. Além disso, é possível aproveitar os rios e olhar com mais atenção para a rica flora da floresta que parece subir junto com o monte.

Nessa época é comum que o sol apareça com mais facilidade, o que propicia aos aventureiros fotos com mais nitidez e que sejam capazes de capturar toda a beleza da região. Vale lembrar que o clima no topo não altera muito e a temperatura não é maior de 10ºC.

visual do topo do monte roraima

O que fazer no Monte Roraima

Agora que você já sabe qual o melhor período para conhecer essa exuberante paisagem, resta saber o que podemos fazer nesse pedaço exclusivo para aventureiros. É possível fazer a caminhada de 5 horas até o Rio Kukenan, chegar ao topo do Monte e aproveitar o dia para reconhecer a área, explorar as rochas e quem sabe até mesmo meditar.

O Vale dos Cristais e o Jardim de Inverno são lugares imperdíveis para quem precisa se conectar com a natureza em um ambiente calmo, mas cheio de encanto. Já a Pedra Maverick (ponto mais alto do Monte Roraima) é ideal para quem desejar admirar a imensidão do mundo e depois relaxar em uma das banheiras Jacuzzi ou apreciar as diversas quedas d´água do Monte Kukenan.

Quer organizar uma viagem para o Monte Roraima com roteiros exclusivos? Então acesse a Adventure Club e encontre a época ideal para aproveitar.

Deixe um comentário

Close Menu