Skip to main content
search

Cada vez mais popular no Brasil, o cicloturismo é uma modalidade de viagem na qual o ciclista viaja levando equipamentos e suprimentos necessários de acordo com o tipo de cicloturismo escolhido: ecológico, de estrada e urbano. Independente do tipo de viagem e da duração do trajeto, porém, é preciso atentar para a segurança da prática.

A importância do suporte de bagagem

Seja qual for o tipo e o trajeto, uma viagem de cicloturismo demanda cuidados de segurança específicos.

Primeiramente, é necessário ter consciência do grau de exigência física de cada percurso. O cicloturismo urbano, feito utilizando a infraestrutura das cidades, é de baixa exigência física, pois as estradas são pavimentadas e não é necessário levar muito peso. O cicloturismo de estrada, por sua vez, demanda muito do corpo, assim como o ecológico, sendo necessário muito equilíbrio e explosão física.

Seja qual for a modalidade, é preciso considerar sempre a importância de um guia de viagem, essencial para evitar imprevistos, desvios do trajeto e até acidentes. Por conhecer melhor o percurso, o guia de viagem é a garantia de que sua pedalada ocorrerá da forma mais tranquila possível.

Outros itens estruturais da própria bicicleta são fundamentais para que tudo corra bem. O suporte de bagagem, por exemplo, garante maior estabilidade e conforto ao ciclista, já que carregar mochilas nas costas pode causar desequilíbrios e até mesmo quedas. Além disso, lembre-se que o cicloturismo pode envolver trajetos longos e até acessórios pequenos, como pochetes, podem causar incômodos após horas de pedalada.

Ciclismo Urbano e a baixa exigência física

O cicloturismo urbano é de baixa exigência física, enquanto o de estrada o ecológico demandam muito do corpo.

Por isso, o suporte de bagagem deve ser utilizado de forma bem dividida entre o bagageiro e alforjes dianteiros. A divisão ideal para evitar concentração de peso em um só local da bicicleta é a seguinte: 30% do peso no bagageiro dianteiro, 60% no bagageiro traseiro e 10% em bolsas menores no selim, guidão e quadro.

É preciso muita cautela também na escolha dos pneus. Uma boa opção para cicloturismo de estradas asfaltadas e terra batida é o Corsa Pró da Pirelli, que são seguros também em pisos molhados. Outra boa opção para uso urbano e em estrada é o pneu Panaracer T-Serv, que possui tecnologia anti-furo TourGuad com cinta em Aramida, tornando-o mais resistente.

Escolha seus acessórios de segurança, prepare seu corpo e conheça os pacotes de cicloturismo da Adventure Club!

Deixe um comentário

Close Menu