Skip to main content
search

Localizada na região centro-sul do continente africano e com pouco mais de 12 milhões de habitantes, a Zâmbia é um ótimo exemplo da diversidade natural que caracteriza todos os pontos turísticos da África. São paisagens lindas e que, certamente, deixam sua viagem à Zâmbia ainda mais completa e inesquecível. Destaque para as famosas e incríveis Cascatas Vitória e as muitas opções de safaris pelo país.

Pontos turísticos da África: o que ver e fazer na Zâmbia?

Visitar a Zâmbia e não conhecer as Cascatas Vitória é como ir a Roma e não conhecer o Coliseu. Um dos principais pontos turísticos da África, localizado em Zâmbia está na cidade de Livingstone, na região sul, e encanta viajantes de todo o mundo com sua queda d´água com mais de 100 metros de altura, que totalizam mais de 540 milhões de litros de água por minuto em épocas de chuvas.

cataratas Vitória, Zâmbia

As Cataratas Vitória situam-se no Rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe. Têm cerca de 1,5 km de largura e altura máxima de 128 metros.

Também vale a pena visitar o Museu de Livingstone, que reúne as principais descobertas arqueológicas da região. O Museu do Ferrocarril, por sua vez, é recheado de locomotivas que contam como foi o desenvolvimento da cidade. Confira também a Vila Cultural Maramba e veja de perto danças típicas e espetáculos africanos bem tradicionais.

Na capital do país, Lusaka, o turista se depara com uma cidade moderna que oferece várias opções de lazer, com destaque para o Zoológico Mundawanga e para o Jardim Botânico. Para quem adora artesanato e sempre volta de viagem com pelo menos um presente na bagagem, a dica é visitar o estúdio de cerâmica Bente Lorens. Visite também o grande Mercado de Soweto para conhecer um pouco mais dos costumes e tradições do país.

crianças dançando e cantando em Lusaka, Zambia.

A música e a dança são aspectos culturais muito presentes na Zâmbia, assim como em diversos países africanos.

Vida animal na Zâmbia

Na Reserva Lilayi, é possível encontrar diversas espécies características desta região africana, especialmente aves e antílopes. Para conferir mais da vida animal da Zâmbia, outras boas opções são o Parque Nacional Kafue — que tem leões, búfalos, leopardos, hipopótamos e antílopes — e o Santuário de Aves de Lazy.

Na região leste da Zâmbia, a vida animal pode ser explorada em dois incríveis parques: Baixo Zambeze e Luangwa. O primeiro conta com mais de 4 mil hectares à margem do rio Zambeze, que servem de habitat para zebras, búfalos e 400 espécies de aves. O Parque Nacional Luangwa, por sua vez, é considerado um dos melhores destinos de todo o país e conta com girafas, antílopes, búfalos e outras tantas espécies de animais.

zebras no Parque Nacional Luangwa, Zâmbia

O Parque Nacional de Luangwa é o lar de uma das maiores concentrações de hipopótamos e elefantes na África Austral. Além disso, leões, leopardos, o cão selvagem africano, bem como espécies únicas de zebra e girafa que não podem ser encontradas em qualquer outro lugar no mundo.

Melhor época para conhecer a Zâmbia

Existem duas estações climáticas principais na Zâmbia. A primeira é caracterizada pelo verão chuvoso, que vai de novembro a abril. No inverno, entre maio e outubro, o país entra na estação seca e também mais quente do ano. Na Zâmbia, o clima é subtropical e bem agradável se compararmos com outros pontos turísticos da África, com a temperatura média na casa dos 20°C durante quase todo o ano.

Ficou com vontade de conferir de perto todos esses pontos turísticos e embarcar em uma viagem inesquecível? Então, confira os pacotes de viagem para a Zâmbia.

Deixe um comentário

Close Menu