Pontos Turísticos

Ilha de Marajó: o que fazer na maior ilha do território nacional

fev, 15

flickr.com/celsoabreu Considerada a maior ilha fluvial da Terra, a Ilha de Marajó fica no estado do Pará.

Com mais de 40 mil quilômetros quadrados, a Ilha de Marajó é a maior ilha do Brasil, além de ser considerada a maior ilha fluvial do planeta. Localizada no estado do Pará, a oeste da foz do incrível rio Amazonas e a leste da Baía do Guajará, esta ilha é perfeita para quem deseja curtir um cenário paradisíaco sem precisar sair do país.

O que fazer na Ilha de Marajó?

A Ilha de Marajó é um destino perfeito para os apaixonados por ecoturismo. Por vários caminhos, na água ou por terra, é possível descobrir segredos de uma natureza complexa e diversificada. São praias desertas, igarapés, fazendas, trilhas e muitas outras atrações imperdíveis.

Para quem gosta de conhecer um pouco da história dos lugares que visita, o Museu Histórico de Marajó é uma ótima pedida. Localizado no município de Cachoeira do Arari, o local conta com peças arqueológicas de valor incalculável. Outro local histórico que vale a pena visitar são as ruínas de um convento jesuíta localizado na praia de Joanes, em Salvaterra.

Para quem está procurando sombra e água fresca, a praia do Pesqueiro (localizada no município de Soure), oferece uma infraestrutura charmosa com diversos quiosques enfileirados pela faixa de areia. Ainda em Soure, a praia da Barra Velha é um ótimo local para observar um dos movimentos mais belos da vida animal: a caça de garças. Aproveite os dias mais quentes para conhecer também outra praia espetacular da Ilha de Marajó: Araruna.

flickr.com/derfokel No município de Soure, a praia do Pesqueiro é uma das principais atrações da Ilha do Marajó.

Terra dos búfalos

Um detalhe curioso da Ilha de Marajó é a presença de búfalos, um animal que não é tão comum no Brasil. O local abriga cerca de 700 mil cabeças, um número que supera em até três vezes a quantidade de pessoas que moram na Ilha. Trata-se do maior rebanho da espécie no País! Alguns animais são acostumados à presença humana, o que permite a aproximação para tirar fotos incríveis.

Fazenda Bom Jesus

Declarada patrimônio ambiental pelo IBAMA, a Fazenda Bom Jesus está de portas abertas para receber turistas interessados em conhecer mais sobre a vida da região. Entre os ilustres moradores da fazenda estão o búfalo, a garça azul e o guará, todos convivendo em plena harmonia e em um habitat seguro e com alimentação abundante. Os visitantes também podem conferir de perto manifestações culturais típicas da região, como o grupo de dança carimbó Paracauí.

Ficou interessado em conhecer este paraíso? Conheça os pacotes de viagem para a Ilha do Marajó.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *