http://Logo%20Adventure%20Club Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Ecoturismo

O que você ainda não sabe sobre o Cantão, o paraíso escondido do Tocantins

nov, 11

Para quem curte viajar para lugares em meio à natureza e que misturem calmaria com aventura, o Parque Estadual do Cantão Tocantins é uma escolha certeira. Ainda pouquíssimo visitado e até mesmo conhecido, é um paraíso repleto de belezas naturais e rica biodiversidade, além de ótima hospitalidade e vários atrativos. 

Trilhas aquáticas e terrestres, passeios de balsa e canoas indígenas, observação de fauna e flora, circuitos de arvorismo, pesca esportiva e recreação são algumas das atividades que você poderá fazer no Parque Estadual do Cantão Tocantins.

Trata-se de uma unidade de proteção integral, com uma área definida de aproximadamente 90 mil hectares entre os municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium, criada com o objetivo de proteger os recursos naturais locais e incentivar o turismo sustentável na região. 

O Parque Estadual do Cantão é um paraíso brasileiro quase secreto, localizado às margens dos rios Araguaia e Coco, em uma zona de transição bem definida – ecótono – entre o Pantanal, o Cerrado e a Floresta Amazônica, formando um lugar totalmente ímpar em termos de biodiversidade. 

Devido à presença de diferentes biomas, a riqueza de fauna e flora é muito grande

Na extensão do Parque Estadual do Cantão Tocantins são protegidas 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, a maior população descoberta de boto no Araguaia, a maior população de ariranhas, além de onças-pintadas, jacarés-açu, antas, veados e outros inúmeros animais, o que torna o destino um grande atrativo também para pesquisadores.

Ilha do Bananal

O Cantão também contém a maior floresta inundável do mundo: a Ilha do Bananal, localizada entre os rios Javaés e Araguaia, com uma área de aproximadamente 25.000 km².  Além da sua importância ambiental, a Ilha do Bananal é importante devido ao seu patrimônio cultural. 

Ao todo, cerca de 15 mil pessoas vivem ali, dentre as quais 2 mil são índios, das etnias Javaés e Karajá. Estes fazem parte da Reserva Indígena do Araguaia, cuja visitação é controlada e deve ser autorizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ou pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Um destino para o ano todo

Há duas épocas bem marcantes no Cantão – a de cheia e a de seca – e a boa notícia é que cada uma delas reserva algo especial. 

No período de cheia, que acontece entre os meses de outubro e abril, a principal atividade é o passeio de barco rio adentro da Floresta Amazônica, ótimo para quem deseja observar as diversas espécies de pássaros que vivem na região. Já durante a seca, de maio a setembro, os rios enxugam, e as grandes atrações ficam por conta das lindas praias do rio Araguaia. 

Já tinha escutado falar sobre o Parque Estadual do Cantão Tocantins?

Para conhecer um dos cenários naturais mais incríveis do Brasil, fale agora mesmo com a nossa equipe de especialistas e comece a planejar essa viagem de aventura, ecoturismo e observação de fauna e flora.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp