Skip to main content
search

O Parque Estadual do Cantão, no Tocantins, guarda riquezas naturais quase intocadas – rios, florestas e uma riquíssima biodiversidade. É a casa de centenas de espécies de pássaros e animais, como jacu cigana, tuiuiú, anta, ariranha, pirarucu, boto e onça-pintada.

Trata-se de uma das mais importantes unidades de conservação do Brasil, com 90 mil hectares, criada justamente com o intuito de proteger os recursos naturais locais, recuperar os impactos sobre as áreas deterioradas e incentivar o turismo sustentável na região.  

É um destino imperdível para aventura, ecoturismo e observação de fauna e flora, experiências transformadoras para quem busca uma forte conexão com a natureza. Desbravar o Cantão é emocionante!

Cantão, um paraíso secreto

Onde fica? 

O Parque Estadual do Cantão está no Tocantins, às margens dos rios Araguaia e Coco, na zona de transição (ecótono) entre o Pantanal, o Cerrado e Floresta Amazônica. 

O ponto de partida é Caseara, uma cidade que fica a cerca de 260 km de Palmas. A partir de lá, o trajeto é feito exclusivamente por embarcações – voadeiras, canoas indígenas ou caiaques – e, então, começa o passeio navegável pelos igapós. 

Nesse momento, o visitante já tem a oportunidade de contemplar a beleza do cenário, escutar o sons das matas e observar uma infinidade de pássaros!

Quando ir? 

Há duas épocas bem marcantes no Cantão: a de cheia e a de seca. 

Na cheia, que vai de outubro a abril, a principal atividade é o passeio de barco rio adentro da Floresta Amazônica, excelente para quem quer observar as diversas espécies de pássaros que vivem na região. 

Já durante o período de seca, de maio a setembro, os rios enxugam, e as grandes atrações passam a ser as praias do rio Araguaia. Caminhadas nas trilhas e observação de animais também são uma ótima pedida para passeio.  

Quando ir para o paraíso quase secreto, Cantão

Roteiros de viagem para o Parque do Cantão

Pronto para explorar uma região que mistura três dos principais biomas brasileiros? No Parque Estadual do Cantão e na região da Ilha do Bananal, você tem a transição do Cerrado, Amazônia e Pantanal dividindo o mesmo espaço. 

Justamente por ser uma área de transição, a biodiversidade é riquíssima, ainda mais com a ajuda do Rio Araguaia, que carrega todo tipo de material biológico às margens florestadas. Aliás, áreas estas que vão de praias e ilhas desertas a mais de 800 lagos remodelados anualmente pelas águas. 

Isso porque o Cantão pode ser explorado tanto na época de cheia, quando as águas encobrem parte da vegetação e navegamos pela copa das árvores, como na de seca, quando diversas trilhas se abrem para exploração de um ecossistema em constante mudança. “Bem vindo ao Coração do Brasil”.

Clique aqui e saiba mais sobre os roteiros de viagem para o Parque do Cantão

Roteiro para parque do Cantão

Pensando na mala…

Para aproveitar bem as trilhas e os passeios de barco, priorize roupas leves e facilmente respiráveis. E, claro, não se esqueça de usar muito protetor solar! 

Ficou com vontade de conhecer o Parque Estadual do Cantão?

Conte com a equipe de especialistas da Adventure Club para programar a sua viagem para esse paraíso brasileiro quase escondido! Clique aqui e fale conosco.

Deixe um comentário

Close Menu