Skip to main content
search

Localizado na Ásia Central, o Uzbequistão é um país com grande herança histórica, cultural e arquitetônica. O país foi um dos locais mais importantes da antiga Rota da Seda, a famosa rota comercial que conectava o Oriente à Europa. 

Além de mesquitas, madrassas e mausoléus espalhados pelo país, bem como patrimônios tombados pela UNESCO, como a cidade muralhada Itchan Kala, o Centro Histórico de Bukhara e o Centro Histórico de Shakhrisabz, as paisagens naturais, que se estendem desde desertos áridos até montanhas imponentes, completam perfeitamente o cenário. Tudo isso sem citar a deliciosa e diversificada gastronomia uzbeque, que é um atrativo à parte.

Nesta matéria, você irá conferir informações importantes e dicas de como aproveitar melhor o Uzbequistão. Continue a leitura e descubra por que viajar para o país é uma experiência inigualável! 

Uzbequistão, país localizado na Ásia Central

Como viajar do Brasil ao Uzbequistão? 

Devido à distância considerável entre o Brasil e o Uzbequistão e à falta de voos diretos, uma viagem entre os dois países normalmente requer várias etapas e conexões. 

Entre os viajantes brasileiros, uma rota frequente é voar de cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro para destinos como Istambul, na Turquia, ou Moscou, na Rússia, e depois fazer uma conexão para Tashkent, capital do Uzbequistão. Outra alternativa é passar por hubs como Dubai, nos Emirados Árabes, ou Doha, no Catar, antes de alcançar o destino final.

Várias companhias aéreas operam nessas rotas, oferecendo aos viajantes uma ampla gama de opções em relação a horários de voo, tarifas e serviços a bordo. Algumas das companhias aéreas populares para essa rota incluem Turkish Airlines, Emirates, Qatar e Airways.

Como é o clima no Uzbequistão?

O Uzbequistão possui um clima continental, caracterizado por verões quentes e secos, invernos frios e com neve, e estações intermediárias de outono e primavera.

Durante o verão, que se estende de junho a agosto, as temperaturas podem atingir níveis bastante elevados, principalmente nas regiões do interior, como o Vale Fergana. As temperaturas médias variam entre 30°C e 40°C, podendo até ultrapassar os 40°C em algumas áreas mais quentes. 

O outono, que ocorre entre os meses de setembro e novembro, costuma ser uma excelente época para visitar o Uzbequistão. As temperaturas começam a diminuir gradualmente, ficando entre 15°C e 25°C, e os dias, consequentemente, tornam-se mais agradáveis para as atividades ao ar livre. 

Homem andando de bicicleta no Uzbequistão

De dezembro a fevereiro, meses de inverno, o Uzbequistão enfrenta um frio rigoroso, especialmente as regiões montanhosas e o norte do país. As temperaturas nessa estação costumam variar entre 0°C e 10°C durante o dia e chegam a graus negativos durante as noites. No inverno, é comum nevar.

A primavera, que se estende de março a maio, marca uma transição no Uzbequistão. Encerrada a época mais gelada do ano no país, as temperaturas começam a subir gradualmente, e as paisagens vão pouco a pouco sendo tomadas por flores. Esta é uma época muito recomendada para visitar o país e curtir a grande variedade de experiências que ele tem a oferecer. 

Quando ir ao Uzbequistão? 

Como visto, o clima no Uzbequistão apresenta variações significativas de acordo com a região e a estação do ano. 

É possível visitar o país o ano todo, no entanto, é aconselhável evitar os meses de verão (junho a agosto) e inverno (dezembro a fevereiro) por conta das temperaturas extremas. As meias estações – primavera (março a maio) e outono (setembro a novembro) – têm clima mais agradável e convidativo para os passeios.

Leia também: O Uzbequistão não sai da minha cabeça 

O que fazer no Uzbequistão? 

O Uzbequistão é um destino em que os visitantes têm a oportunidade de conhecer diversos atrativos históricos e culturais, além de belas paisagens naturais. Confira alguns lugares imperdíveis a seguir!

Tashkent 

Tashkent, a capital do Uzbequistão, é uma cidade que exala história e cultura. Dentre os principais atrativos estão a Praça Amir Timur, com belos edifícios governamentais, jardins, e um grande monumento de bronze em seu centro, o Museu Estatal de História do Uzbequistão, que conta a história do país por meio de sua fascinante coleção de artefatos, o Mercado Chorsu, com uma variedade impressionante de produtos locais, e o Complexo Hazrati Imam, um local de importância religiosa que inclui mesquitas, madraças e a Biblioteca de Tashkent, com seus valiosos e antigos manuscritos islâmicos.

Vista de um dos atrativos de Tashkent, no Uzbequistão 

Complexo Arquitetônico Ichan-Kala 

Localizado na cidade de Khiva, o Complexo Arquitetônico Ichan-Kala guarda verdadeiras joias da arquitetura islâmica, como o Kalta Minor – uma das construções mais icônicas da cidade, o Kunya Ark, a Madraza Mohammed Rahim Khan e a Madraza Islom Khodja. Caminhar pelas estreitas ruas de Ichan-Kala é como embarcar em uma viagem no tempo, onde se desvendam edifícios históricos, lojas de artesanato e charmosos pontos de café.

Bukhara 

Bukhara, cujo nome origina da palavra “vihara”, que significa “mosteiro” em sânscrito, foi o coração econômico, cultural e religioso da Ásia Central por séculos. Foi, também, um importante centro de estudos islâmicos. Essa pequena cidade é conhecida como uma “cidade museu”, repleta de monumentos, palácios, madrassas, mesquitas e muralhas, além de uma importante zona de comércio com venda de artesanatos, joias, especiarias, tapetes e os preciosos bordados Suzani, que, segundo a tradição, são um amuleto de sorte e felicidade para novos casais.

Cerâmicas e artesanatos no Uzbequistão

Samarcanda

A movimentada cidade de Samarcanda guarda relíquias que estiveram ocultas do mundo por anos, protegidas pela antiga URSS. O destino oferece uma infinidade de pontos de interesse, como a Praça Registan, onde estão localizadas as magníficas Madrassas Sher-Dor e a Mesquita Tillya-Kari, o Bazaar Syob, um dos maiores da antiga Rota da Seda, cheio de aromas, cores e sabores, o sagrado complexo Shakhi-Zinda e o Mausoléu Gur-Emir, onde está sepultado o conquistador Amir Timur, junto de seus familiares. 

O que comer no Uzbequistão? 

A culinária uzbeque costuma render muitos elogios dos viajantes que chegam ao país. 

Entre os pratos tradicionais, destacam-se o plov, um arroz preparado com cebola, especiarias, cenoura e carne de carneiro; o samsa, um pastel folhado e recheado com carne de carneiro, abóbora, cebola e temperos; a lagman, uma massa caseira servida com molho de carne e vegetais; e o manty, um bolinho cozido no vapor recheado com carne moída e temperos.

Manty, comida típica do Uzbequistão

Embarque com a Adventure Club para o Uzbequistão

A Adventure Club, uma das principais agências de viagens do Brasil, opera em parceria com grandes especialistas locais para garantir que a experiência do viajante seja autêntica e muito enriquecedora.  

Conheça nossos roteiros para o Uzbequistão e descubra atrativos históricos, culturais e naturais de cidades como Tashkent, Khiva, Bukhara e Samarcanda. Nossas programações incluem cartões-postais e outros locais ainda menos conhecidos de cada região. 

Uzbequistão, país localizado na Ásia Central

Quer esticar a viagem e visitar outro país? 

Confira também:

Uzbequistão e Azerbaijão – 18 dias
Uzbequistão e Quirguistão – 14 dias 

Deixe um comentário

Close Menu