Skip to main content
search

O Pantanal é um bioma brasileiro que se estende entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Tem como características uma rica biodiversidade, com diversas espécies de fauna e flora, clima predominantemente tropical, com duas estações do ano bem definidas, e uma extensa planície que alaga durante o período de chuvas. 

Jacarés no Pantanal

Entre os animais mais simbólicos do Pantanal estão a onça-pintada, o tuiuiú (ave símbolo da região), o jacaré, a capivara, o tamanduá-bandeira, a arara-azul e diversas espécies de peixes, como o pintado e o dourado. Quanto à vegetação, também há grande diversidade. O Pantanal tem diferentes tipos de plantas adaptadas às condições naturais de alagamento, como a emblemática vitória-régia, as palmeiras, o ipê, o buriti, entre outras.

O Pantanal oferece uma experiência inigualável para quem quer aprender na prática mais sobre o Brasil e sua diversidade.

Em relação à parte cultural, o Pantanal também guarda grandes surpresas. O modo de vida pantaneiro é marcado por uma relação harmoniosa entre o homem e a natureza. Os habitantes preservam suas tradições culturais, como a música de viola e a culinária regional – que prioriza ingredientes locais como peixes de água doce, mandioca, arroz carreteiro e guavira, uma fruta típica da região. 

Agora, é hora de mostrar o que você pode fazer no Pantanal para assim aproveitar ao máximo a sua viagem:

O que fazer no Pantanal?

Cavalgadas

Assim que você chegar à região, escutará muitos nativos dizendo que só se conhece o Pantanal de verdade no lombo de um cavalo. Isso porque existem muitos locais de difícil acesso onde apenas os cavalos conseguem adentrar.

Durante o passeio, é possível observar de perto a fauna e a flora, visitar algumas das grandes fazendas da região e se deparar com a imensidão das planícies cheias de capivaras e gado. Se você der sorte, pode ainda se deparar com um tamanduá bandeira.

Explore as águas

Os passeios de Chalana são comuns no Pantanal e uma das atividades que mais encanta os turistas. A chance de avistar jacarés e, com sorte, grandes predadores nas margens faz com que muita gente opte por atravessar uma das maiores planícies alagadas do mundo de barco. Entre os caminhos mais conhecidos está o Corixo São Domingos.

Com duração de, no mínimo, duas horas, os passeios também possibilitam que os turistas pesquem ao final do dia. O único peixe com pesca liberada o ano todo é a Piranha.

Leia também: 6 curiosidades sobre o Pantanal que você nem imaginava

Trilhas

Com mais de 150 mil quilômetros quadrados, é fácil imaginar que o Pantanal é repleto de trilhas, que podem variar do nível leve ao intenso. Entre as opções estão a Trilha das Rochas, Trilha do Francisco, Trilha da Figueira, Trilha da Taboca, Trilha da Castanheira, entre tantas outras. Acredite, não faltará emoção.

Para os aventureiros, essa é a chance de misturar adrenalina com aventura. Afinal, o bioma é repleto de animais incríveis. Já imaginou avistar sucuris ou até mesmo uma onça pintada?

Viagem para o Pantanal: qual a melhor época?

O Pantanal é anualmente marcado por dois ciclos: um de chuvas e um de seca.

O período de estiagem é o mais indicado para visitar o Pantanal, pois as paisagens são tomadas pela vegetação verde e por rios cheios. Entre março e junho é a época perfeita para a observação de pássaros. De julho a setembro, ainda no período de seca, há maiores chances de avistar a famosa onça-pintada e outros animais. É também a época em que as aves exibem suas plumagens para conquistar um parceiro para se acasalar. 

No período das chuvas, que vai de dezembro a fevereiro, o grande destaque são os espelhos d’água, que aparecem por todos os lados, até mesmo nas próprias estradas. Durante esses meses, não é possível encontrar mamíferos com facilidade, porém há grandes chances de avistar cegonhas e jacarés.

Gostou das dicas?

Nós da Adventure Club, junto com os nossos parceiros locais, oferecemos experiências autênticas pantaneiras, que misturam paisagens incríveis, atividades em harmonia com a natureza, culinária típica e muito conforto nas hospedagens selecionadas. Encontre o roteiro ideal para desbravar o Pantanal.

Deixe um comentário

Close Menu