O Pantanal é um dos biomas mais ricos do Brasil, com uma extensa área e diversa flora e fauna. Além disso, é um local mágico para quem quer aprender na prática mais sobre o Brasil e sua diversidade.
Não à toa, o Pantanal é também um dos pontos turísticos que mais recebe turistas de todo o mundo. Afinal, não é todo dia que se pode avistar em um único lugar jacarés, tamanduás bandeiras, tuiuiús, quatis, piranhas e até mesmo sucuris.
Leia também: 6 curiosidades sobre o Pantanal que você nem imaginava
Agora, é hora de mostrar o que você pode fazer no Pantanal para assim aproveitar ao máximo as suas férias.
Cavalgadas
Assim que você chegar à região, escutará muitos nativos dizendo que só se conhece o Pantanal de verdade no lombo de um cavalo. Isso porque existem muitos locais de difícil acesso onde apenas os cavalos conseguem adentrar.

Durante o passeio, é possível observar de perto a fauna e a flora, visitar algumas das grandes fazendas da região e se deparar com a imensidão das planícies cheias de capivaras e gado. Se você der sorte, pode ainda se deparar com um tamanduá bandeira.
Explore as águas
Os passeios de Chalana são comuns no Pantanal e uma das atividades que mais encanta os turistas. A chance de avistar jacarés e, com sorte, grandes predadores nas margens faz com que muita gente opte por atravessar uma das maiores planícies alagadas do mundo de barco. Entre os caminhos mais conhecidos está o Corixo São Domingos.
Com duração de, no mínimo, duas horas, os passeios também possibilitam que os turistas pesquem ao final do dia. O único peixe com pesca liberada o ano todo é a Piranha.
Trilhas
Com mais de 150 mil quilômetros quadrados, é fácil imaginar que o Pantanal é repleto de trilhas, que podem variar do nível leve ao intenso. Entre as opções estão a Trilha das Rochas, Trilha do Francisco, Trilha da Figueira, Trilha da Taboca, Trilha da Castanheira, entre tantas outras. Acredite, não faltará emoção.

Para os aventureiros, essa é a chance de misturar adrenalina com aventura. Afinal, o bioma é repleto de animais incríveis. Já imaginou avistar sucuris ou até mesmo uma onça pintada?
Gostou das dicas? Encontre o roteiro ideal para explorar o Pantanal.