Skip to main content
search

O que fazer em Cuba? Por se tratar de um destino não tão convencional entre nós brasileiros, essa dúvida costuma ser recorrente entre os viajantes que desejam ou já estão planejando visitar o país. Pensando nisso, reunimos aqui algumas informações e dicas que podem ajudar.

Cuba, país localizado na América Central, reúne muitos atrativos históricos, culturais e naturais. De cidades que parecem ter parado no tempo a praias com águas azuis cristalinas, o destino encanta e surpreende seus visitantes a todo momento!

O que fazer em Cuba: cidades para incluir no roteiro

Havana

Muito provavelmente, Havana será a sua porta de entrada ao país. A cidade, considerada o coração de Cuba e classificada como Patrimônio da Unesco, é repleta de atrativos interessantes, como museus, galerias, parques e os famosos carros antigos. As principais áreas estão concentradas entre Havana Vieja, Centro Havana e Vedado. 

Havana, capital e principal cidade de Cuba

Havana Vieja, ou Havana Velha, como o próprio nome sugere, é onde estão localizadas as construções mais antigas. É um bairro muito turístico, cheio de lojas e restaurantes. Na região central, como em diversas outras capitais, é onde o dia a dia dos moradores locais acontece. Muitas pessoas circulando e trabalhando. Já Vedado é um bairro mais moderno, ainda assim simples, e tranquilo.

Não deixe de conhecer a Praça da Revolução – cartão-postal de Havana, os prédios históricos de Havana Vieja e o Malecón, uma famosa avenida à beira-mar que oferece lindas vistas da cidade.

Varadero

Varadero, um dos principais destinos turísticos de Cuba, é outro atrativo imperdível do país, principalmente para aqueles que gostam de apreciar paisagens naturais. Com mais de 20 km de litoral, com areias brancas e águas cristalinas e mornas, Varadero é frequentemente apontada como uma das melhores praias do mundo. 

Varadero, em Cuba

Mas, além das belíssimas praias, que são o grande destaque da região, Varadero oferece aos seus visitantes diversos tipos de atividades, como mergulho, pesca e passeios de barco. Tudo isso com muito conforto e excelente infraestrutura turística. Em Varadero, há resorts luxuosos, uma grande variedade de restaurantes e uma vida noturna bastante agitada, com bares e casas de shows.

Cienfuegos

Cienfuegos é uma cidade de origem francesa, famosa por sua arquitetura com influências neoclássicas e modernas. No centro histórico, declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, há muitos atrativos para serem visitados, como o Teatro Tomás Terry, o Parque José Martí e a Catedral da Purísima Concepción. 

Cienfuegos, Cuba

A cidade, que também se destaca pela cultura, arte e música, é um prato cheio para quem busca experiências autênticas no país. Um passeio muito interessante para se fazer na cidade é visitar uma fábrica de tabaco, onde é possível observar de perto o trabalho artesanal dos “torcedores” (pessoas que enrolam as folhas de tabaco), mostrando parte do processo de produção.

Trinidad

Fundada no início do século XIX e declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988, Trinidad é outro destino imperdível para quem faz uma viagem para Cuba. A cidade é cheia de atrativos históricos e culturais, além de se destacar pela vibrante cena musical, com apresentações ao vivo da tradicional música cubana em bares, restaurantes e praças. 

Trinidad, uma das cidades mais charmosas de Cuba

Trinidad, famosa por suas ruas de paralelepípedos e casarões coloridos, foi também nomeada Cidade Artesanal em razão dos bordados e artesanatos produzidos localmente. Para quem se interessa, as galerias de bordados e artesanatos são passeios imperdíveis e uma forma de conhecer de perto mais das tradições cubanas.

Qual a melhor época para viajar para Cuba?

Agora que você conferiu dicas do que fazer em Cuba, é importante saber qual o melhor período para visitar o país, certo?

De forma geral, Cuba tem duas estações distintas: uma seca (inverno), que ocorre de novembro a abril, e outra chuvosa (verão), que vai de maio a outubro. Considerando essas características, a melhor época para visitar o país é entre novembro e abril, quando as temperaturas estão amenas e há menor probabilidade de chuvas. Já o período menos indicado são os meses que se estendem entre maio e setembro, especialmente julho e agosto, em razão das altas temperaturas e grandes chances de chuvas.

Havana, Cuba

Quer planejar a sua viagem para Cuba?

Com a Adventure Club, uma das principais agências de viagens do Brasil, você terá uma experiência inesquecível em Cuba, conhecendo muitas atrações incríveis. Nossos roteiros são criados em parceria com grandes especialistas locais para oferecermos aos nossos viajantes a oportunidade de descobrirem não apenas os pontos turísticos tradicionais, mas também os segredos mais bem guardados do país.

Para falar com um dos nossos especialistas, é só clicar aqui

Deixe um comentário

Close Menu