Skip to main content
search

A Serra do Roncador é uma região ainda pouco explorada e até mesmo conhecida por boa parte dos brasileiros. Mas se tem um motivo pelo qual as pessoas chegam até o lugar, seja presencialmente ou através de relatos, é todo o mistério e as particularidades que ele carrega. Começando pelo seu nome, um tanto quanto peculiar e curioso: roncador é uma referência ao som do encontro do vento forte com os imensos paredões rochosos, muito similar ao ronco de uma pessoa dormindo.

Mistérios e aventuras na Serra do Roncador

Para conhecer melhor sua história, voltemos a uma de suas partes mais famosas: o desaparecimento de Percy Harrison Fawcett, membro da Artilharia Real Britânica. Em 1920, o coronel chegou à região com o objetivo de encontrar sinais que comprovassem a sua tese de que ali existia uma civilização intraterrestre. Ao longo de diversas expedições, em que chegou até a pedir apoio ao governo brasileiro para encontrar as tais terras desconhecidas, teve sua última tentativa em 1925, junto ao seu filho e um amigo. Fawcett escreveu avisando que estavam prestes a entrar em um território inexplorado e, desde então, os três desapareceram misteriosamente, sem deixar qualquer pista ou rastro.

Há quem diga que foram mortos e enterrados por índios, mas a versão mais aceita é que eles de fato encontraram a civilização pela qual buscavam, através de um portal que se abre em determinados momentos, e nunca mais saíram de lá. O mundo todo saiu em função do resgate e, ao longo dos anos, diversas expedições foram montadas para descobrir o que poderia ter acontecido, mas foram em vão. Ninguém conseguiu obter qualquer informação concreta sobre o paradeiro dos exploradores e, até hoje, perdura a teoria de que essa passagem realmente existe.

Talvez toda essa história possa estar lhe soando familiar de alguma forma… Se sim, eis aqui o motivo: foi ela que inspirou a criação do personagem Indiana Jones, produzido por George Lucas e Steven Spielberg, e o filme “Z: A Cidade Perdida”, dirigido por James Gray. Fawcett era mundialmente admirado por aventurar-se pela Ásia e pela América do Sul, o que atraiu o olhar de muitos escritores e estudiosos ao longo de todos esses anos.

A lenda do desaparecimento é uma parte de todos os mistérios que existem na Serra do Roncador. Também dizem haver passagens secretas para outras civilizações, animais fantásticos e frequentemente a presença de ovnis. Talvez você conheça outros lugares famosos por avistarem extraterrestres, mas em algum deles há um discoporto? Lá sim. Pode até parecer estranho, mas um aeroporto para discos voadores foi construído em decorrência dos inúmeros relatos.

Mistérios e aventuras na Serra do Roncador, cenário rodeado de belezas naturais

E, se não bastasse o lugar já ser incrível por seus mistérios, ainda conta com um cenário rodeado de belezas naturais. Para quem gosta de boas histórias e aventura em meio a paisagens incríveis, este parece ser o destino perfeito! Já pensou em embarcar em uma viagem para o mundo secreto da Serra do Roncador? O que você esperaria ver por lá?

Separamos mais 6 motivos para você ir assim que possível:

  • É o ponto mais central do Brasil: a leste, estão o rio da Morte e o Araguaia e, a oeste, os rios Xingu e Kuluene. No meio do ano, formam-se praias de rio nas margens dos rios Araguaia e Garças.
  • Você visitará o Arco da Pedra, Bico da Serra e Gruta da Estrela Azul, pontos surpreendentes.
  • No Parque Estadual da Serra Azul, você caminhará pelo cerrado preservado em uma região com várias cachoeiras de água cristalina.
  • Lá se encontra o Santuário Secreto das Araras Vermelhas, um percurso tranquilo para observar araras vermelhas e outras espécies de aves que habitam o local.
  • É possível fazer uma expedição de rafting no rio Araguaia em um dos maiores cânions em extensão do Brasil e ainda acampar nas areias brancas em uma Área de Proteção Ambiental.

Rafting no Rio Araguaia, Serra do Roncador

Ficou com vontade de conhecer?

Você já pode ir pensando e programando essa experiência incrível junto à nossa equipe.
Clique aqui para falar com um dos nossos consultores.

Deixe um comentário

Close Menu