Skip to main content
search

Se assim como eu você não soube dizer onde é o Jalapão a primeira vez que foi questionado, não se preocupe. Essa era a minha primeira dúvida quando surgiu a ideia de irmos até o deserto brasileiro.  

dunas do jalapão

As dunas de areias douradas chegam a atingir 30 m de altura.

Localizado a leste da capital do Tocantins, o Jalapão faz fronteira com outras cidadezinhas por onde os viajantes ingressam neste Deserto de Águas, surpreendente e de uma beleza estonteante.

Quem vai até o local precisa percorrer 180 quilômetros de Palmas e ir até uma das cidades mais usadas para ingressar nas estradas de terra que levam até Jalapão. Entre as opções estão Novo Acordo, Mateiros, Santa Tereza, Ponte Alta e São Felix. Tudo em carros 4×4, o que já é o começo de uma aventura inesquecível.

Natureza de tirar o fôlego

Se me pedissem para classificar o Jalapão com apenas duas palavras elas seriam Beleza Estonteante. A paisagem do cerrado está presente, mas as lagoas, lagos, dunas, riachos e cachoeiras encontradas no caminho dão o contraste necessário para transformar esse em um destino exclusivo e pouco explorado.

Ali é possível se refrescar, observar a fauna e a flora e entrar em contato com a natureza em seu estado mais puro. E tudo isso sem se preocupar com uma quantidade imensa de turistas e aventureiros. Isso porque Jalapão é um paraíso exclusivo, pouco visitado e que manteve aquele impacto que apenas os locais mais preservados do mundo possuem.

Jalapão

Fervedouros

Toda nova viagem nos permite conhecer algo inusitado do local visitado. Em Jalapão isso acontece com os Fervedouros, uma espécie de nascente/poço que diverte muito os turistas mais curiosos.

O nome Fervedouro veio porque nas águas desse poço existe uma força no fundo que não permite que as pessoas consigam chegar até o fim daquelas águas frescas e cristalinas.

cachoeira de águas claras

Quem for conhecer o local vai desfrutar de dunas, rios e espetaculares cachoeiras.

Dunas do Jalapão

As Dunas de Jalapão são paredões de areia imponentes que proporcionam o melhor pôr do sol que já vi no Brasil. É comum que sejam feitos pequenos bate-voltas no local para apreciar o cair do dia, que flui do alaranjado, rosa e avermelhado até que a noite comece a se mostrar e trazer com ela a imensidão e o silêncio necessário para o descanso.

dunas no Jalapão

Considerado um dos conjuntos naturais mais bonitos de Tocantins, as dunas de cor alaranjada do Jalapão atingem aproximadamente 40 metros de altura.

Paz longe da civilização

Ideal para quem quer ficar um tempo longe da civilização, cada vez mais barulhenta e estressante, o Jalapão é o destino ideal por conta da Serra Geral, que fica a pouco mais de 2 horas de viagem do último vilarejo. Lá o passeio se dá no Cânion Suçuapara, local onde se realiza uma trilha curta em terreno íngreme de terra e cascalho, mas bem firme.

Depois é hora de caminhar nas águas do cânion e apreciar a beleza que cerca um dos espetáculos mais bonitos da terra.

Agora que você já tem bons motivos para conhecer Jalapão, acesse a Adventure Club e faça uma viagem com roteiro exclusivo para você.

Deixe um comentário

Close Menu