Skip to main content
search

Para que possamos continuar viajando por aí e conhecendo mais sobre países e diferentes culturas, preparamos uma sequência de cinco livros que retratam histórias reais e inspiradoras de autores brasileiros e internacionais. Entre relatos leves e divertidos e em cenários de luta e coragem, esses livros farão você, de alguma forma, sair de sua zona de conforto. Quer ver?

Histórias reais e emocionantes em torno do mundo

1 . Africanamente: o que vivi e aprendi como voluntário na África | Gustavo Leutwiler Fernandez

Em uma viagem cheia de auto-descoberta e propósito, o autor nos faz sentir junto a ele a vontade de querer mudar o mundo e ter o mundo o mudando. Um relato que mostra toda a riqueza da África – em quesitos materiais, naturais, de cultura e de pessoas. 

“O comunicador narra suas experiências em viagens por África do Sul, Zimbábue, Etiópia e Ruanda, que vão nos mostrar novos ângulos sobre a região. Após conhecer várias paisagens, climas e povos, fica-se com uma certeza: a realidade é sempre muito mais complexa do que imaginam nossos preconceitos.”

2. Comer, rezar, amar | Elizabeth Gilbert

Daqueles livros que te fazem devorar uma página atrás da outra de tão agradável a leitura. Você embarca em uma jornada de autoconhecimento junto à autora e por vezes se pega refletindo como muitos dos conflitos também fazem parte de sua vida pessoal, leitor. Teve sua adaptação para o cinema no ano de 2010, estrelado por Julia Roberts.

“Se você tem a coragem de deixar para trás tudo que lhe é familiar e confortável […] e embarcar numa jornada em busca da verdade […], e se estiver preparada, acima de tudo, para encarar (e perdoar) algumas realidades bem difíceis sobre você mesma… então a verdade não lhe será negada.” 

3. Na natureza selvagem | Jon Krakauer

Referência a todos os aventureiros que já pensaram em um dia largar tudo e seguir seus sonhos e desejos mais íntimos, a história de Christopher McCandless viajando pela América do Norte – mais precisamente, pelo Alaska – tornou-se famosa no mundo todo e teve sua adaptação para o cinema em 2007.

“[…] Chris McCandless, jovem americano saudável e de família rica, doa todo o dinheiro que tem, […] adota outro nome e some na estrada […]. Dois anos depois, aparece morto num lugar ermo e gelado do Alaska. Por onde andou, o que buscava, por que morreu? […] Para responder a essas perguntas, Krakauer refaz a longa saga do aventureiro até seu triste desenlace. Uma história verdadeira, mas com todos os ingredientes de um romance de ficção.” 

4. Um lugar na janela | Martha Medeiros

Um livro leve e divertido que te deixará com vontade de fazer as malas e sair por aí desbravando o mundo. A autora entrega vários relatos sobre cada um dos lugares por onde passa e sobre cada tipo de experiência – sozinha, com o marido, em hotéis caros e em casas de amigos. 

“A autora […] transmite aquilo que de melhor se leva de uma viagem: as recordações. É como deixar-se perder num lugar novo – pode ser uma mochilagem pela Europa, uma aventura em Machu Picchu, uma temporada no Chile, poucos dias no Japão – para depois se reencontrar consigo mesma.”

5. Eu sou Malala | Malala Yousafzai com Christina Lamb

Biografia cheia de coragem de uma menina paquistanesa que nunca se conformou com a desigualdade e opressão com que mulheres eram tratadas no país. Mas, por sorte, uma figura masculina a incentivava nessa luta por conhecimento e empoderamento: seu pai.

“Quando o Talibã tomou controle do Vale do Swat, uma menina levantou a voz. […] Mas em 9 de outubro de 2012 ela quase pagou por isso com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus enquanto voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. […] Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a mais jovem candidata da história ao prêmio Nobel da paz.” 

E aí, você já leu algum desses livros? Mais alguma história real e inspiradora pra indicar pra gente?

Deixe um comentário

Close Menu