Skip to main content
search

Idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello, o Instituto Inhotim, que antes era uma propriedade privada, com o tempo transformou-se em um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma enorme coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. 

Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo e, a cada ano, vem atraindo mais visitantes devido à sua beleza natural, arquitetônica e cultural. É um destino perfeito para viagens em família, entre amigos, sozinho ou em casal, ou seja, um lugar que conquista todos os perfis, idades e estilos de viajante. 

Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre Inhotim!

Inhotim, tudo que você precisa saber sobre o principal museu a céu aberto do Brasil

Onde fica Inhotim?

O Instituto Inhotim está localizado na região central de Minas Gerais, a aproximadamente 60 quilômetros de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho. 

O que fazer em Inhotim?

O que não faltam são atrações em Inhotim! São 19 galerias fixas e 500 obras de arte contemporânea reunidas em 140 hectares de verde e jardim botânico para você explorar. Como a área é bastante extensa, há a opção de alugar carrinhos elétricos para percorrer de um lado a outro com mais conforto e menos esforço físico.

Arte contemporânea

O Instituto Inhotim aproxima o público de um relevante conjunto de obras e esculturas expostas ao ar livre, produzidas por artistas de diferentes partes do mundo. Ao mesmo tempo em que você poderá admirar tantas manifestações artísticas, irá se deparar com jardins, lagos, trilhas e vales. 

Jardim botânico

O Instituto Inhotim foi definido como Jardim Botânico, em 2010, pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB), e, desde então, integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB). Mas, além de uma beleza rara que instiga a pura contemplação, os jardins são importantes também no campo de estudos florísticos, catalogação de novas espécies botânicas e ações de educação ambiental. 

Rotas no Inhotim

Há três rotas possíveis para explorar toda a área do museu: rosa, amarela e laranja. Na rota amarela, a primeira a ser criada, é onde está concentrada a maior parte das instalações artísticas do museu. A rota rosa passa por um dos lagos, pelo Centro de Educação e Cultura Burle Marx e pela obra de Hélio Oiticica, uma das mais famosas do museu. A rota laranja é a mais longa e passa por quatro jardins temáticos: Jardim Desértico, Jardim de Todos os Sentidos, Jardim de Transição e Vandário.

Onde comer no Inhotim?

Com o objetivo de conservar o espaço e os acervos, não é recomendável entrar com comidas e bebidas no Inhotim, tampouco é permitido fazer piqueniques no parque. Porém, não faltam boas opções de restaurantes, cafés, hamburgueria e casa de suco para quando a fome bater. Os espaços destinados à alimentação são indicados no mapa e podem ser informados pela equipe de monitores.

Qual a melhor época para ir a Inhotim?

A boa notícia é que, com exceção dos meses de dezembro e janeiro, em que as chuvas são mais constantes, todo o ano é propício para visitar o Inhotim. Ou seja, não se prenda a datas para programar a sua viagem!

Desenvolvimento humano

O Instituto Inhotim desenvolve várias atividades em parceria com a comunidade de Brumadinho e do seu entorno. Desde a valorização de manifestações culturais populares ao incremento de negócios das redes gastronômica e hoteleira, passando pela mobilização social e pesquisas de resgate histórico, o Inhotim se consolida, a cada dia, como um agente propulsor do desenvolvimento humano sustentável.

Regras gerais de visitação

  • Não é permitido entrar com animais domésticos.
  • Não é permitido entrar com brinquedos ou instrumentos musicais.
  • Não é permitido entrar com bicicletas, patins e outros equipamentos esportivos.
  • Não é permitido tocar as obras de arte. Quando for possível interagir com alguma obra, os visitantes serão informados pelos monitores.
  • Não é permitido usar telefones celulares nas galerias.
  • O visitante deve evitar se aproximar dos lagos e dos animais.

Informações retiradas de https://www.inhotim.org.br/

Para programar a sua viagem a Inhotim, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas!

Deixe um comentário

Close Menu