Skip to main content
search

A guerra em Israel chega a um mês nesta terça-feira (dia 7 de novembro) e, segundo analistas, a situação tende a piorar. Os confrontos começaram no dia 7 de outubro com um ataque do grupo palestino Hamas a Israel. Desde então, Israel tem atacado Gaza. 

Como agência de turismo, nosso intuito aqui não é comentar sobre a guerra e toda a destruição que o confronto já causou e ainda poderá causar. Esse é um tema que vai muito além da nossa alçada. No entanto, cabe a nós informar e orientar os nossos leitores e clientes quanto ao turismo frente a esse cenário. 

Para quem pretende viajar nos próximos meses e tem dúvidas, receio ou insegurança quanto à escolha do destino, estamos aqui para ajudar. 

Turismo na América do Sul: melhor opção para quem está pensando em planejar novas viagens

A guerra entre Israel e o Hamas tem provocado manifestações e atentados mesmo em locais distantes do Oriente Médio, como em alguns países da Europa. Por essa razão, temos recomendado aos nossos clientes os países da América do Sul, preferencialmente.

Perto de nós, temos tudo o que buscamos nas viagens: belezas naturais exuberantes, imersões culturais e gastronômicas, pessoas receptivas e experiências que trazem novos conhecimentos e aprendizados.

Confira abaixo dicas de destinos na América do Sul – e alguns dos principais atrativos dos países

Destinos dentro do Brasil

  • Lençóis Maranhenses | Trekking no deserto brasileiro

Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos brasileiros mais fascinantes e famosos pelo mundo. A sucessão de dunas muitas vezes interrompida pelas lagoas de água doce que se formam durante o período de chuvas forma um cenário completamente único e impressionante. Além de momentos de pura contemplação, há a possibilidade de fazer uma programação que envolve trekking e contato próximo com as comunidades locais. A travessia dos Lençóis é uma experiência que exige bom condicionamento físico, mas, mais que isso, coração aberto para trocas culturais. 

Lençóis Maranhenses

  • Amazônia | Navegações 

A maior floresta tropical do mundo, além de sua incontestável beleza natural, é repleta de encantos históricos e culturais. E, se existe uma forma de conhecer essas preciosidades, mesmo as mais escondidas, é por meio de suas águas em uma navegação. As navegações na Amazônia oferecem grandes oportunidades de criar uma conexão mais profunda com a história da região e as comunidades locais e viver experiências de completa imersão na natureza. Algumas das atividades que podem ser vivenciadas são mergulho nas praias fluviais, passeio pelos igarapés, trilhas e observação da fauna e flora. 

Arara na Amazônia

  • Serra do Roncador | Tão curioso quanto o nome são suas atrações

A Serra do Roncador, localizada no ponto mais central do Brasil, na divisa entre as águas dos rios da Morte e o Araguaia, a leste, e Xingu e Kuluene, a oeste, é um destino ainda pouco conhecido, mas com muito a oferecer: uma sucessão de montanhas aliadas a cachoeiras, cavernas, lagos, inscrições rupestres, vegetação típica da porção mato-grossense da Floresta Amazônica, diversos tipos de animais, além de muitas histórias, lendas, fábulas e misticismo. A Serra do Roncador tem seu marco inicial na cidade de Barra das Garças, no Mato Grosso, e termina na Serra do Cachimbo, ao norte do Pará. 

Serra do Roncador no Mato Grosso

  • Serra da Capivara | O maior conjunto de sítios arqueológicos do Brasil

O Parque Nacional Serra da Capivara, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em razão de sua importância arqueológica, abriga o maior conjunto de sítios arqueológicos do Brasil e um dos mais importantes das Américas. São mais de 30 mil pinturas rupestres e mais de 1.000 sítios arqueológicos registrados, indicando uma das maiores concentrações de sítios pré-históricos do mundo por quilômetro quadrado. Além de seus tesouros arqueológicos, a região impressiona com suas belezas naturais. Os cenários são compostos por montanhas, vales, cânions, cavernas e vegetação típica da Caatinga. 

Serra da Capivara

Destinos internacionais

  • Peru | Ruínas Incas e paraísos naturais

O Peru é um país com uma cultura muito rica e preservada. Visitar Cusco, Machu Picchu e o Vale Sagrado dos Andes é uma das experiências mais espetaculares que o destino oferece. Para quem gosta de natureza e atividades ao ar livre, o país também surpreende. Há montanhas (algumas delas coloridas), cordilheiras, vales, lagoas e até mesmo um oásis – Huacachina, o único da América do Sul. E para quem concorda que provar a culinária local é uma viagem à parte, o Peru é um prato cheio. Com uma mistura de ingredientes locais e técnicas ancestrais, a gastronomia peruana há um tempo é reconhecida como uma das melhores do mundo. 

Machu Picchu, no Peru

  • Chile | Entre deserto, lagos e Parques Nacionais

Entre rios, lagos, gêiseres, montanhas, salares, vulcões, cachoeiras e glaciares, o Chile é um país de paisagens bem diversas. No norte, está localizado o Deserto do Atacama, considerado o deserto mais alto e mais seco do planeta. No sul, tomam conta do cenário a região dos lagos e vulcões e a espetacular Patagônia Chilena (onde se encontra o famoso Parque Nacional Torres del Paine). Lá também se encontra um lugar ainda pouco conhecido pelos brasileiros, e que já foi eleito o melhor destino para ser visitado no Chile: o Parque Nacional da Patagônia, uma área com mais de 300 mil hectares com imensos vales, montanhas, lagos, fiordes, geleiras, bosques, estepes e vida selvagem em abundância. Além das belezas naturais em toda sua extensão, o Chile é conhecido por oferecer esportes radicais, como o esqui e o snowboard, além de trilhas e longos trekkings. O país também é famoso por produzir alguns dos melhores vinhos da América do Sul, entre eles Carmenères, Cabernet Sauvignons e Syrahs.

Parque Nacional Torres del Paine, no Chile

  • Argentina | Do deserto aos glaciares

A Argentina, terra dos nossos hermanos, também abriga paisagens muito distintas de um extremo ao outro do país. Puna, no noroeste do país, é uma região deserta cercada de montanhas, vulcões, gêiseres e salares. Para visitá-la, normalmente são realizadas excursões a partir das províncias de Salta, Jujuy ou Catamarca, destinos famosos por suas formações rochosas e paredões de pedra multicoloridos, vegetação rasteira, cactos gigantes, grupos de vicunhas e vilarejos que parecem ter parado no tempo. O sul, onde se encontra a fascinante Patagônia Argentina, abriga bosques e glaciares milenares, vulcões, rios, lagos coloridos, montanhas gigantescas e uma fauna marinha bastante rica. Se os cenários por si só já não fossem o bastante, a Argentina oferece um leque muito variado de atividades e experiências. Outro grande motivador do turismo no país são as vinícolas da região de Mendoza, onde é possível degustar os mais diferentes tipos e conhecer o processo de suas fabricações.

Praia no Uruguai

  • Bolívia | O maior e mais alto Salar do mundo 

O destino mais procurado da Bolívia é o Salar de Uyuni, considerado o maior deserto de sal do planeta. São mais de 11 mil quilômetros de sal, contornados por vulcões inativos e pequenas ilhas. É muito comum que uma viagem ao Uyuni seja feita em conjunto com o Atacama, no Chile. Outra atração que chama muito a atenção é o Lago Titicaca, que, na fronteira com o Peru, é um dos maiores lagos da América do Sul e o curso d’água navegável mais alto do mundo. La Paz, a capital, é também um destino imperdível. Grande oportunidade para estar em contato com a cultura boliviana e suas histórias, crenças e tradições ancestrais.  

Salar de Uyuni, na Bolívia

  • Uruguai | Lindas praias e maravilhosos vinhos

Com seu interior verdejante e litoral com praias magníficas, o Uruguai é outro destino da América do Sul muito recomendado para curtir atrativos ao ar livre. Como o país é pequeno em termos de extensão territorial, é possível conhecer diversas de suas atrações em uma única viagem. Os roteiros normalmente mesclam experiências culturais e gastronômicas com esportes (para quem gosta) e contato com a natureza. Você pode, por exemplo, passar um dia pedalando e no outro visitar museus, monumentos e conceituados restaurantes. Sentiu falta de algo? Sim! Tudo isso sem citar as vinícolas, que são muitas e oferecem algumas das melhores experiências de enoturismo na América do Sul.

Praia no Uruguai

  • Colômbia | Patrimônios históricos, culturais e naturais

A Colômbia é um destino com belíssimas praias, florestas, montanhas, grandes cidades e povoados históricos, além de uma das gastronomias mais saborosas da América do Sul. O país possui lugares incríveis espalhados por todo o seu território, como a capital, Bogotá, a moderna Medellín, a histórica Cartagena e as paisagens exuberantes de San Andrés. Para curtir um pouco de tudo que a Colômbia tem a oferecer, é interessante fazer um roteiro que mescla história, cultura, gastronomia e natureza. O país possui lugares incríveis espalhados por todo o seu território, como a capital, Bogotá, a moderna Medellín, a histórica Cartagena e as paisagens exuberantes de San Andrés. Outro destino colombiano para ser incluído no roteiro é Barichara, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e considerada por muitos a cidade mais bonita da Colômbia. A cada esquina, uma história para escutar ou uma beleza para apreciar. 

Cartagena, na Colômbia

  • Equador | Galápagos e a Avenida dos Vulcões

No Equador, encontra-se um dos destinos de natureza mais espetaculares de todo o mundo: as Ilhas Galápagos, local que serviu de inspiração para o naturalista Charles Darwin em seus estudos sobre a evolução das espécies. O arquipélago abriga uma das faunas mais raras, ricas e exuberantes do planeta. Outra atração muito famosa do Equador é o ponto conhecido como “Metade do Mundo”, a poucos quilômetros da encantadora capital, Quito. Trata-se de um monumento que marca a divisão do nosso planeta em hemisfério norte e sul. E é claro que não podemos deixar de citar os vulcões do país; em especial, o Cotopaxi –  o maior e mais ativo do país. Com mais de 300 km de extensão, passando pelas cidades Otavalo, Riobamba e Quito, a Avenida dos Vulcões é outro atrativo imperdível. Neste grande “corredor natural”, encontra-se o imponente Cotopaxi, o vulcão mais ativo do Equador, o Chimborazo, o mais alto, e muitos outros.

Ilhas Galápagos, no Equador

Gostaria de mais informações? 

A Adventure Club é uma agência de viagens com mais de 26 anos de experiência. Temos como propósito oferecer experiências que sejam transformadoras tanto para os nossos clientes quanto para as pessoas locais que os recebem.

Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui

Deixe um comentário

Close Menu