Skip to main content
search

Imagine só fazer, em outro país, um gesto com a mão muito comum entre os brasileiros e ser interpretado de uma maneira errada? Essa situação pode facilmente acontecer e acaba acontecendo naturalmente em muitas viagens pelo mundo. Isso porque os gestos obscenos e seus significados são diferentes dependendo de cada cultura.

Para evitar constrangimentos desse tipo quando você for viajar, é importante conhecer o que os gestos com as mãos querem dizer em diferentes culturas. Confira!

Gestos Obscenos e significados nas diferentes culturas

Os gestos obscenos e seus significados mudam de país para país

É mais comum que países vizinhos e toda a América Latina interpretem os gestos feitos com as mãos de forma parecida. Com isso, quanto mais desconhecida é a cultura e a nação que você vai visitar, mais importante é ler e pesquisar sobre gestos obscenos e seus significados para não ofender ninguém. Veja alguns deles!

Joinha

Apesar de no Brasil, Estados Unidos, Rússia, Austrália e em outros países, o sinal de “joia” ser considerado sinônimo de “positivo”, em países como Tailândia, Bangladesh e Irã, o significado dele é diferente. Nesses países, o gesto significa o mesmo que mostrar o dedo do meio aqui no Brasil.

Sinal da vitória

Brasil, Estados Unidos e Canadá popularizaram o sinal da vitória – feito com o dedo indicador e o dedo do meio – como símbolo de sucesso ou de “paz e amor”. No Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, porém, é melhor ter cuidado, porque fazendo este gesto com a palma da mão para fora, o símbolo é encarado como uma maneira de ofender alguém.

Chamar alguém com o indicador

Símbolo de “venha aqui”, bastante utilizado em diversas situações no Brasil, nas Filipinas é utilizado, apenas, para chamar cachorros. Usar o dedo indicador para chamar alguém neste país fará com que você seja interpretado de forma negativa.

Dedos Cruzados

Conhecido no Brasil como sinal para atrair boa sorte, quando você está torcendo por algo, o gesto tem o mesmo significado no Reino Unido e Estados Unidos. No Vietnã, porém, o mesmo sinal é considerado como obsceno.

Palmas das mãos para fora

Por aqui, estender o braço com a palma das mãos para fora é um sinal de “pare”. Já na Grécia, não é bem assim. O gesto é considerado extremamente ofensivo.

Círculo com os dedos

Na América Latina, o círculo com os dedos se trata de um gesto obsceno, mas entre mergulhadores pelo mundo é o símbolo para mostrar que está tudo bem. Nos Estados Unidos, serve como sinal de “OK”. Já na França, o significado é “zero”, ou seja, ao fazê-lo você pode estar mostrando desprezo por alguém ou algo.

Hang Loose

Popular na cultura surf, o sinal é originário do Havaí da década de 1960, onde foi criado para simbolizar positividade, solidariedade e amizade. No Caribe, porém, o sinal pode fazer significar uma oferta sexual.

Agora que você já conhece alguns gestos obscenos e seus significados pelo mundo, tome cuidado e evite usá-los para não correr o risco de ofender alguém.

Continue acompanhando as dicas do blog da Adventure Club e fique ligado sobre as curiosidades culturais pelo mundo!

4 Comentários

Deixe um comentário

Close Menu