Skip to main content
search

Se o seu dia só começa depois de uma boa xícara de café, e depois você o repete uma, duas, três, incontáveis vezes, você faz parte do time dos apaixonados pela bebida que conquista cada vez mais o coração dos brasileiros. E, claro, vai gostar muito do Gastronomia em Casa de hoje.

Mas você já parou para se perguntar qual a origem de sua produção e consumo por aqui? 

Receitas com o extraordinário café

História do café no Brasil

Voltemos ao século XVIII, com a pessoa que trouxe as primeiras sementes de café para o Brasil, o sargento-mor Francisco de Mello Palheta, após viagem à Guiana Francesa. Já àquela época o café tinha muito valor comercial.

Devido às nossas condições climáticas, o cultivo de café se espalhou rapidamente por todo o país e, em um período relativamente curto, passou a ser produto-base da economia brasileira, que atendia principalmente o mercado da Europa e dos Estados Unidos. A força de trabalho vinha dos africanos escravizados.

A partir de 1837, o café tornou-se o principal produto de exportação do Brasil. Os grandes lucros decorrentes das vendas enriqueceram os fazendeiros, chamados “Barões do Café”, e sustentaram financeiramente o Império brasileiro. Com isso, iniciou-se um processo de modernização, com ferrovias sendo construídas para transportar de forma mais rápida o café das fazendas para os portos.

O café trouxe muitos imigrantes, consolidou a expansão da classe média, a diversificação de investimentos e intensificou até mesmo movimentos culturais. O Brasil passou a ser movido pelo hábito do cafezinho, interiorizando nossa cultura, construindo fábricas, promovendo a miscigenação racial, dominando partidos políticos, derrubando a monarquia e abolindo a escravidão.

Porém, implantado em regiões que mais tarde se tornaram inadequadas para seu cultivo, a cafeicultura no centro-sul do Brasil começou a ter problemas em 1870, quando uma grande geada atingiu as plantações do oeste paulista e provocou incalculáveis prejuízos.

Depois de uma longa crise, a cultura do café se reorganizou e se firmou em regiões do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Bahia e Rondônia. O café continua a ser um dos produtos mais importantes para o Brasil, que hoje lidera a produção mundial e é o segundo maior  consumidor do produto no mundo.

Quanta história por trás de uma xícara de café, hein?

Agora que você já conhece as origens desse grão por aqui, nada melhor do que aproveitar três diferentes receitas para o preparo da bebida. Bom pra dar aquela variada no decorrer do dia, não é? Então vamos lá! 

Cappucino, uma das extraordinárias receitas com o café

1. Receita de Cappuccino Caseiro

Ingredientes:

→ 50 g de café solúvel

→ 250 g de leite em pó

→ 3 colheres de sopa de chocolate em pó

→ 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (para dar consistência cremosa)

→ 1 colher de chá de canela em pó

→ 250 g de açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e guarde em um pote bem fechado. Para preparar a bebida, use duas colheres de sobremesa por xícara. Para um cappuccino mais cremoso, prepare-o com leite ao invés de apenas água.

Café cremoso gelado, uma das receitas para fazer com o extraordinário café

2. Receita de Café Cremoso Gelado

Ingredientes:

→ 50 g de café solúvel

→ 2 xícaras de chá de açúcar

→ 1 xícara de chá de água quente

Modo de preparo:

No liquidificador, coloque o café solúvel, o açúcar e a água quente. Bata durante cinco minutos até virar um creme. Coloque o conteúdo em uma vasilha, cubra com filme plástico e deixe no freezer por duas horas. Na hora de consumir, adicione uma colher de chá do creme no leite gelado.

3. Receita de Envivo Sunrise

Ingredientes:

→ 1 xícara média de café (aproximadamente 55 ml)

→ 50 ml de suco de manga

→ 2 g de gengibre ralado

→  100 ml de espumante tipo brut

→ 5 ml de xarope de Grenadine

Modo de preparo:

Em um mesmo recipiente, misture o suco de manga, o gengibre ralado e reserve. Coe a mistura diretamente em uma taça e, após o procedimento, acrescente o espumante. Com movimentos circulares, despeje o xarope na mistura. Extraia o café em um recipiente separado e o resfrie com quatro pedras de gelo. De forma delicada, coloque o café na taça, formando uma camada e, em seguida, sirva a bebida.

E aí, de qual das três você gostou mais?
Quer mandar alguma sugestão para o próximo Gastronomia em Casa? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

Close Menu