Skip to main content
search

O foco de uma viagem deve estar em aproveitar ao máximo tudo que o destino tem para oferecer: seus lugares, suas pessoas, suas histórias, seus sabores e suas vivências. Às vezes, para que isso genuinamente aconteça, pode ser interessante deixar o celular um pouquinho de lado e viver com intensidade cada momento. 

Por outro lado, as fotografias de viagens são um meio de eternizar as experiências vividas. Quem é que não vai ter vontade de registrar a aurora boreal, quando ela aparecer, ou o encontro com um rinoceronte durante um safári? Quem não quer uma foto de si mesmo à beira-mar curtindo um lindo cenário de praia ou lá do alto da montanha depois de longas horas de trekking?

Como tirar fotos bonitas de viagens?

Se você quer aprender a fazer as melhores fotos de viagens, a Adventure Club reuniu aqui dicas simples, mas práticas, que podem te ajudar!

Fotos de Viagens – Dica 1: lembre-se de limpar as lentes do celular

A primeira dica para tirar fotos bonitas de viagens pode parecer boba, mas não é. Limpar as lentes do celular nem sempre é um passo que lembramos de fazer; só depois, quando vamos conferir como ficou a imagem, é que nos damos conta de que a lente estava suja, embaçada ou com alguma manchinha, interferindo negativamente no resultado final da foto. Em destinos com muita maresia, por exemplo, é importante sempre limpar as lentes antes de dar um click. 

Fotos de Viagens – Dica 2: treine ângulos diferentes

Você com certeza já percebeu que o ângulo pode ser o grande diferencial da foto, sobretudo se tratando de fotos com pessoas. Quem nunca falou ou ouviu “esse não é meu melhor ângulo”? Pois então… O que você pode fazer para entender quais ângulos funcionam melhor é treinar. Antes de viajar, você pode ir a algum lugar próximo à sua casa onde encontre paisagens bonitas para treinar diferentes formas de tirar fotos – sejam suas, com a ajuda de um tripé, do próprio lugar e até mesmo de pessoas. Fazendo esse exercício, você vai se familiarizando com diversas formas de fotografar.

Fotos de Viagens – Dica 3: saiba como aproveitar a luz

Sempre que possível, use e abuse da luz natural. Aproveite os dias com sol e céu aberto para registrar diferentes fotos, pois essas provavelmente serão as mais bonitas e vibrantes da viagem. Não queremos dizer que dias nublados ou chuvosos não rendem boas experiências e imagens; muito pelo contrário! Eles também têm seus diferenciais. Mas, talvez, você possa tentar outras formas de registrar esses momentos. O foco da fotografia pode estar em algum objeto, como um livro ou uma taça de vinho, por exemplo, ou detalhes do cenário, como flores e folhagens.

Viajar e registrar os momentos é uma forma de garantir uma nova viagem no futuro. Ao olhar a foto, você viajará mais uma vez para aquele mesmo lugar. 

Fotos de Viagens – Dica 4: aproveite a golden hour

Aproveitando o gancho do tópico anterior, uma boa dica para aproveitar a luz natural e fazer fotos impressionantes é reservar a chamada golden hour, ou hora dourada, que é a primeira hora depois do amanhecer e a última hora antes do anoitecer, para fazer alguns cliques. Esse possivelmente seja o momento preferido entre os fotógrafos.

Fotos de Viagens – Dica 5: evite o uso do flash

Usar a luz natural é sempre a melhor opção para que seus cliques fiquem incríveis, mas, se tratando de cenários pouco luminosos ou fotografias à noite, tendemos a usar o flash do celular. A dica aqui é tentar utilizar um outro mecanismo em vez de ativar o flash. Você pode usar uma lanterna ou a lanterna de outro aparelho de celular para iluminar o ponto que será fotografado. Se mesmo assim a foto ficar escura, você pode tratá-la em um programa de edição no próprio celular. O flash do celular não é recomendado porque não normalmente fornece uma luz de qualidade, ou seja, a foto tirada possivelmente não fique com uma boa definição. 

Para finalizar, mais uma dica para você garantir as melhores fotos de viagens pelo mundo!

Além de tirar fotos de cenários exuberantes ou experiências inusitadas, “treine” o seu olhar para fotografar aquilo que é “simples”: pode ser a feirinha local, uma casa colorida ao final da rua, uma loja de artesanato, um prato típico e colorido… Procure fazer fotos espontâneas, de pessoas caminhando, sorrindo ou tomando um sorvete, por exemplo. Vá testando até que você encontre a sua própria forma de fotografar.

Gostou das nossas dicas de como tirar fotos bonitas de viagens?

Se tiver alguma para compartilhar com a gente, é só deixar aqui nos comentários!

Deixe um comentário

Close Menu