Skip to main content
search

Viajar para a Índia é ir ao encontro de uma cultura plural e encantadora. Os festivais nacionais provam isso

Mística e milenar. A Índia é um país que encanta a todos, de todas as idades, e isso se deve muito aos festivais na Índia que surpreendem e se tornam inesquecíveis na memória e coração de quem viaja para lá. E é fácil entender os motivos, afinal são diversas atividades que impressionam pela combinação de tradições, música, pratos típicos e muito mais. Podemos citar como exemplo o exuberante festival de cores Holi. E tem muito mais que você pode descobrir aqui mesmo, no post de hoje do blog. Continue a leitura!

Lista dos principais festivais na Índia que você precisa conhecer

Holi – Festival das cores

É celebrado em todo o país (e em outras nações com forte influência Hindu) e seu início ocorre entre fevereiro e março, no último dia da lua cheia de acordo com o Bikram Sambat, um dos muitos calendários existentes por lá. Em todo o mundo, é conhecido como o festival das cores e as pessoas fazem questão de manter a tradição viva, utilizando tinta em pó de várias tonalidades para criar um visual único.

Holi, Festival das Cores, um dos principais festivais na Índia que você precisa conhecer

Diwali – Festival das luzes

Quando pensamos em festivais na Índia, o Diwali se destaca, pois representa o Novo Ano Hindu e tem duração de cinco dias. Durante este período, as cidades ficam iluminadas de uma forma especial, com velas, luzes e também fogos de artifício. Segundo a tradição, as luzes representam a vitória da bondade. O clima é bem acolhedor e é impossível não se encantar.

Diwali, Festival das Luzes, um dos principais festivais na Índia que você precisa conhecer

Pushkar – Festival dos camelos

São cinco dias de celebração em nome dos camelos! Antigamente, o festival era basicamente um encontro para compra e venda deste animal, mas, ao longo do tempo, alcançou um outro patamar. E muito se deve a um grande momento em especial: 50 mil camelos são tosados e “enfeitados” às margens do lago Pushkar, onde também ocorre um desfile. Roupas em geral, tecidos e joias são comercializados durante o festival, que ocorre no mês de novembro.

Durga Puja

Festival também muito popular, especialmente nas regiões de Kolkata e Bengala Ocidental. É realizado do sexto ao decido dia do calendário Ashwin Shukla Paksha (setembro e outubro). A celebração foca na vitória do bem contra o mal, mais especificamente foca na vitória da deusa Durga sobre o demônio Mahisasura. Pandals são decorados com temas variados e as ruas são tomadas pelas pessoas, que exibem roupas recém-compradas. No último dia, mulheres casadas realizam o Sindur Khela, uma marcha incrível de exaltação à felicidade da vida a dois.

Durga Puja, um dos principais festivais na Índia que você precisa conhecer

Maha Kumbh Mela

Dentre os festivais na Índia, este é realizado com mais intensidade nas cidades de Allahabad (Prayaga), Ujjain, Haridwar e Nashik District, sendo considerado um dos principais do hinduísmo. A curiosidade é que somente é realizado a cada ciclo de 12 anos. Durante as celebrações, milhões de pessoas se reúnem às margens dos rios sagrados e tomam banhos de purificação.

Eid ul-Fitr

É realizado sempre ao primeiro dia de Shawwal, de acordo com o calendário lunar islâmico. O foco é a diversidade de costumes e povos que constituem a unidade nacional da Índia, justamente por isso é tão representativo. Um dos pontos altos é a reunião dos muçulmanos em oração nas mesquitas, com suas roupas recém-compradas e pratos típicos de sua culinária.

E você, já pensou em viajar para a Índia e conferir alguns destes festivais de perto?

Fale hoje mesmo com os especialistas em viagem da Adventure Club! Por aqui, sem sombra de dúvidas, você encontrará roteiros incríveis e 100% planejados para tornar a sua viagem inesquecível. Veja os festivais na Índia de perto!

Deixe um comentário

Close Menu