Skip to main content
search

Feriados de novembro: para onde ir?

Tanto no feriado de Finados quanto no feriado da Proclamação da República, dias 02 (quinta-feira) e 15 de novembro (quarta-feira), respectivamente, há muitos lugares interessantes para você considerar se está pensando em viajar. 

Como sempre buscamos oferecer programações diferentes, desta vez, na nossa lista de sugestões, não iremos listar destinos de praia – que, sabemos, são super procurados nessa época do ano. Queremos mostrar outras opções de roteiros para inspirar nossos leitores e viajantes a se aventurarem em novas experiências.

Continue a leitura e descubra 6 opções de destinos para viajar no feriado de novembro.

Para onde viajar nos feriados de novembro: destinos nacionais

Monte Roraima, na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela

O Monte Roraima está listado como uma das formações geológicas mais antigas do planeta. Seu relevo em forma de mesa (paredes verticais e um extenso topo plano) recebe o nome de tepui, que, no idioma indígena pemon, significa “morada dos deuses”. No Monte Roraima, é possível encontrar um campo coberto por cristais, lagos, jacuzzis naturais, mirantes e espécies de plantas e animais endêmicos. É um destino para quem gosta de longas caminhadas e imersão na natureza. 

Destino para os feriados de novembro: Monte Roraima,

Por que viajar no feriado de novembro?

A melhor época para visitar o Monte Roraima é de setembro a março, quando há menos incidência de chuvas. Além de as caminhadas ficarem mais agradáveis, a visibilidade nesse período é melhor por conta da baixa nebulosidade no ar. Independentemente da época do ano, a temperatura no Monte Roraima costuma oscilar bastante ao longo do dia. 

Serra da Capivara, Piauí 

Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Parque Nacional Serra da Capivara abriga o maior conjunto de sítios arqueológicos do Brasil e um dos mais importantes das Américas. Além de grande riqueza histórica, a região onde o parque se localiza é repleta de belezas naturais, especialmente cânions, cavernas e uma vegetação típica da Caatinga.

Destino para os feriados de novembro: Serra da Capivara, no Piauí

Por que viajar no feriado de novembro?

A Serra da Capivara tem duas estações bem definidas: a de seca, localmente denominada “verão”, e a de chuvas, também conhecida como “inverno”. Ambas proporcionam experiências fantásticas, mas bem diferentes entre si. Em meados de novembro, boa parte da vegetação já está sem folhas, formando paisagens bem características do bioma Caatinga. Além disso, é um destino interessante para conhecer no feriado de novembro pois o roteiro pode ser feito em cinco dias.

Estrada Real, entre os estados de MG, RJ e SP

Os trajetos criados pela coroa portuguesa para facilitar o escoamento do ouro e dos diamantes encontrados em Minas Gerais, nos séculos XVII e XVIII, formam hoje a Estrada Real, a maior rota turística do país. Com mais de 1600 quilômetros de extensão, o percurso se divide em quatro caminhos: Diamantes, Novo, Velho e Sabarabuçu, cada um com suas belezas e atrativos especiais. 

Destino para os feriados de novembro: Ouro Preto, na Estrada Real

Leia também: Uma estrada, quatro caminhos: as belezas da Estrada Real

Por que viajar no feriado de novembro?

De forma geral, de março a maio e de setembro a novembro são as melhores épocas para percorrer a Estrada Real. Nesses meses, há menor incidência de chuvas e temperaturas mais amenas. Importante considerar que, como a Estrada Real abrange três estados diferentes, não é possível definir com tanta precisão o período de seca e de chuva, podendo haver uma pequena variação entre os destinos.

Para onde viajar nos feriados de novembro: destinos internacionais

Índia 

A Índia é um país que encanta por suas cores, sabores, rituais, tradições, crenças, festivais, paisagens e pessoas. Tão grande e diverso quanto seu território são suas atrações. Em uma viagem ao país do hinduísmo, é possível visitar templos, fortes, mesquitas e palácios, banhar-se nas águas sagradas do Rio Ganges, desbravar a parte indiana do Himalaia, fazer práticas de meditação em um Ashram, explorar cavernas, observar a vida animal em um Parque Nacional e, ainda, relaxar na praia.

Destino para os feriados de novembro: Índia

Por que viajar no feriado de novembro?

A melhor época para visitar a Índia é entre os meses de outubro e abril, quando o clima está mais agradável em todo o país. Mas, além de temperaturas mais amenas, há outro grande motivo para viajar para a Índia entre fim de outubro e início de dezembro. É nessa época que acontece o Diwali, o famoso festival das luzes. Durante a celebração, há troca de presentes, céu iluminado com fogos de artifício, música e dança, uma mesa farta com pratos e sobremesas indianas, pinturas de henna, trajes coloridos e muitas lanternas ao ar livre. 

Egito 

Outro destino internacional incrível para conhecer em novembro é o Egito. Além dos monumentos imponentes, como as Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge, o país é conhecido por seus templos; entre eles o Templo de Karnak, pelas belas paisagens e por suas variadas opções de passeios, como o famoso cruzeiro pelo Rio Nilo e o mergulho no Mar Vermelho. O Egito é um dos países mais populosos da África e um dos locais mais importantes da história da humanidade. 

Destino para os feriados de novembro: Egito

Por que viajar no feriado de novembro?

As melhores épocas para visitar o Egito são as chamadas “meias estações” – primavera (de março a maio) e outono (de setembro a novembro). Nesses períodos, os dias não têm temperaturas extremamente altas como no verão nem noites tão geladas como no inverno. Portanto, viajar para a Índia no feriado de novembro é uma excelente opção! 

Salta e Jujuy, Argentina

Salta e Jujuy, no norte da Argentina, são famosas por seus vales rodeados por cadeias montanhosas, as chamadas “quebradas”. Os cenários desérticos, com montanhas coloridas e cactos gigantes, vastas planícies e vilas com casas de adobe e ruas sem asfalto, mais se assemelham aos de seus vizinhos andinos, Bolívia e Chile, do que aos do restante do país. Além das belas paisagens naturais, a região possui uma importante zona vinícola, com destaque para o cultivo da uva Torrontés.

Destino para os feriados de novembro: Salta e Jujuy, na Argentina

Por que viajar no feriado de novembro?

Salta e Jujuy são destinos para serem visitados em qualquer época do ano. No entanto, o período de abril a outubro, que corresponde à estação seca, é o melhor para aproveitar as atividades ao ar livre e desfrutar as vinícolas da região. 

E aí, se inspirou com o nosso post e escolheu seu destino para o Feriado de Novembro?

Que tal começar a planejar essa experiência? Entre em contato com um dos nossos especialistas. Estamos aqui para lhe auxiliar em todas as etapas da sua viagem – do pré-embarque ao desembarque no Brasil.

Deixe um comentário

Close Menu