Skip to main content
search

As Serras Guerreiras de Tapuruquara, localizadas no município de Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas, são sagradas para a cultura indígena. Contam os antigos que essas serras alinhadas eram guerreiros que desceram da Colômbia para travar uma batalha contra a serra localizada do outro lado do rio, mas quando amanheceu o dia tornaram-se pedra e ali estão até hoje.

Na região, vivem oito etnias indígenas, que preservam suas tradições nas festas, danças, rituais, culinária, artesanato e conhecimentos sobre agricultura e cultivo na floresta. Por essa cultura ainda tão preservada, a região tem se destacado no Turismo de Experiência, uma modalidade que vai muito além da visita aos principais pontos turísticos da cidade: incentiva o turista a conhecer de verdade a região na qual se encontra e aprender de perto com os costumes dos moradores locais.

Expedições nas Serras Guerreiras de Tapuruquara

Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara: aventura na Amazônia guiada pelos povos milenares

A Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara, realizada em conjunto pelas comunidades indígenas, pela Associação das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas (ACIR) e por operadores, apresenta os conhecimentos e vivências das tribos aos visitantes. Essa troca é vantajosa para o turista, que tem a oportunidade de vivenciar uma experiência muito autêntica, e para a comunidade, já que a atividade movimenta a economia local.

Além das celebrações típicas, ao longo da programação também são realizadas trilhas às serras que dão nome à expedição, passeios ao longo do Rio Negro por praias de água doce e experiências de navegação em canoas tradicionais para explorar praias e ilhas. O lucro dos passeios é revertido para o desenvolvimento sustentável da região e das comunidades, sempre visando ao crescimento ao mesmo passo em que incentiva a manutenção das raízes e tradições.

Clique aqui e saiba mais sobre o roteiro de Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara

Roteiro expedições nas Serras Guerreiras de Tapuruquara

Em 2015, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) estabeleceu normas e diretrizes para as atividades de visitação com fins turísticos em Terras Indígenas, que prevê “apoiar iniciativas indígenas sustentáveis de etnoturismo e de ecoturismo, respeitada a decisão da comunidade e a diversidade dos povos indígenas, promovendo-se, quando couber, estudos prévios, diagnósticos de impactos socioambientais e a capacitação das comunidades indígenas para a gestão dessas atividades”.

Viva uma experiência transformadora – Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara

Para realizar o Turismo de Experiência, é preciso sair da zona de conforto em muitos aspectos e mergulhar fundo em uma experiência totalmente nova. Importante, também, estar aberto para compartilhar um pouco sobre a própria vida, pois, da mesma forma que temos curiosidade em conhecer novas culturas, quem nos recebe também tem!

Fale com a nossa equipe de especialistas e programe sua Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara para dias de imersão cultural junto às tribos da região.

Deixe um comentário

Close Menu