Skip to main content
search

Localizada entre as cidades de Santa Bárbara e Catas Altas, a Serra do Caraça abriga um dos principais parques para fazer ecoturismo em Minas Gerais: o Parque Nacional do Caraça, também chamado de Complexo Santuário do Caraça, que faz parte do roteiro turístico da Estrada Real. Ao todo, são mais de 12 mil hectares preservados e que oferecem boas surpresas aos viajantes, como cachoeiras de tirar o fôlego, trilhas, piscinas naturais, grutas e muito mais!

O que fazer na Serra do Caraça?

Todo mundo que chega à Serra do Caraça passa pela igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, uma construção erguida entre 1774 e 1775 que era utilizada como pousada dos tropeiros que viajavam pela Estrada Real. Hoje, a construção contém uma biblioteca com mais de 30 mil volumes e um museu que conta a história da região por meio de diversas fotos e objetos. A arquitetura e a decoração do local também merecem destaque: são vários vitrais franceses e um órgão com 700 tubos.

No que diz respeito à natureza, quem visita a Serra do Caraça pode fazer passeios por trilhas que revelam um ecossistema especial: o local é uma área de transição entre Mata Atlântica e Cerrado. Por isso, é possível encontrar belíssimas espécies vegetais de rara beleza durante os passeios pela Serra do Caraça e pela Serra do Espinhaço.

Na cachoeira de Cascatinha, por exemplo, é possível relaxar em piscinas naturais por horas e horas. Outro ponto marcante é o Banho do Belchior, uma corredeira entre pedras que se revela após uma trilha de pouco mais de 2,5 quilômetros. Também há uma trilha de três quilômetros que leva até uma queda d’água baixa, chamada Cachoeira Taboões. Para quem prefere uma trilha um pouco mais pesada, a dica é percorrer os seis quilômetros que levam à Cascatona.

cachoeira serra do caraça

O Parque Nacional do Caraça possui diversas cachoeiras, trilhas e piscinas naturais de tirar o fôlego.

Serra do Caraça: vida animal e curiosidades

A vida animal da Serra do Caraça também merece destaque, especialmente por conta da presença do lobo-guará, um animal ameaçado de extinção que é símbolo do Parque Nacional da Serra do Caraça. Para viver a incrível experiência de ver este animal, entretanto, é preciso agendar visitas noturnas ao parque.

Curiosidade: a Serra do Caraça tem este nome porque quando é visualizada de longe, lembra o formato do rosto de uma pessoa. É como se fosse um gigante deitado, ou seja, uma “cara” grande… uma Caraça!

Conheça nossos pacotes de viagem para Minas Gerais.

Deixe um comentário

Close Menu