Skip to main content
search

Poucos estados brasileiros são tão privilegiados em relação à natureza quanto Minas Gerais. Este estado, que já foi um dos mais ricos do país, preserva suas riquezas naturais com muito orgulho e compromisso. Por essa razão, quem se aventura a fazer ecoturismo em Minas Gerais encontra uma grande variedade de ecossistemas e paisagens de tirar o fôlego!

Quer saber mais? Embarque com a gente por este tour pelos cinco principais parques de Minas Gerais.

Principais parques para fazer ecoturismo em Minas Gerais

Parque Nacional da Serra da Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972, e reserva surpresas incríveis para quem é apaixonado por turismo e natureza. A cachoeira Casca D’Anta é um dos atrativos mais marcantes da região, com seus 186 metros de queda d’água em um visual esculpido pelo meio ambiente ao longo de séculos. Além de conhecer as várias outras cachoeiras, uma boa pedida é se aventurar em passeios mais radicais a bordo de veículos 4×4.

Curiosidade: o Parque Nacional da Serra da Canastra foi idealizado para servir como proteção à nascente do Rio São Francisco. O município mais próximo é São Roque de Minas.

Parque do Itacolomi

Engana-se que pensa que Ouro Preto abriga apenas cidades históricas. O Parque do Itacolomi é um excelente exemplo de como a natureza ainda preserva as paisagens que encantaram milhares de exploradores nos séculos passados.

Ao visitar o Parque Nacional do Itacolomi, esteja preparado para encarar uma subida de 1.772 metros até o Pico do Itacolomi: o trajeto é um pouco cansativo, mas vale muito a pena. Aproveite também para se refrescar em rios e lagos de água limpa, conhecer candeias e quaresmeiras (plantas típicas da região) e entrar em contato com a natureza através de trilhas incríveis.

Parque do Rio Doce

Próximo a São José do Goiabal, no Vale do Aço de Minas Gerais, o Parque do Rio Doce possui o título de maior área de florestas de todo o estado. Trata-se de um verdadeiro paraíso natural que abre as portas para os apaixonados por ecoturismo. Em uma tarde de passeio é possível observar a diversidade de vida animal e vegetal do parque, assim como uma grande variedade de lagoas preservadas que permitem a prática do mergulho. Conferir a vida marinha mineira em sua plenitude é uma daquelas experiências inesquecíveis. No Parque do Rio Doce também há passeios de barco que trafegam por toda a região.

Parque da Serra do Rola-Moça

Pouca gente sabe, mas a região metropolitana de Belo Horizonte abriga um parque que serve de habitat para diversas espécies em risco de extinção, como a jaguatirica e a onça parda. O Parque da Serra do Rola-Moça possui uma característica peculiar e que justifica a presença de várias espécies: esta região compreende a zona de transição da Mata Atlântica para o Cerrado, ou seja, é um cenário perfeito para as mais variadas formas de vida.

Curiosidade: o nome deste parque tem origem em um conto popular da região que narra a história de um casal que atravessava o local a cavalo, até que o cavalo da moça pisou em falso e os dois caíram ladeira abaixo. O poeta Mário de Andrade imortalizou a história em poema icônico de sua obra intitulado “A Serra do Rola-Moça”.

Parque Estadual do Ibitipoca

Conhecido em todo o território nacional e um dos parques mais visitados do estado, o Parque Estadual do Ibitipoca fica na Zona da Mata, em um dos locais mais elevados de toda a Serra da Mantiqueira. A região conta com mirantes incríveis e diversas piscinas naturais, cachoeiras e grutas.

Ficou com vontade de explorar a beleza de todos esses parques? Confira os pacotes de viagem para Minas Gerais que são oferecidos pela Adventure Club.

Deixe um comentário

Close Menu