Skip to main content
search

Sempre que conto sobre as minhas viagens e os lugares incríveis que já tive a oportunidade de conhecer, muitas pessoas me perguntam sobre a África do Sul. As dúvidas são variadas, mas a maioria sempre questiona: qual a melhor época para viajar?

Esse país africano tem um clima maravilhoso, que permite que os turistas possam programar sua chegada para qualquer momento do ano, gostem eles de frio ou de um clima bem parecido com o do Brasil.

Foto aérea de Knysna, na rota dos jardins, África do Sul

A Rota dos Jardins, na Africa do Sul, abrange desde o semideserto do Karoo às florestas do Parque Nacional Tsitsikamma, até as cidades litorâneas e as praias de areia branca.

O único cuidado é que quando estamos na costa oriental, enfrentamos um clima bem similar ao tropical brasileiro, já no extremo sul, ele é mediterrâneo.

Cidade do Cabo, quando ir?

Na cidade do cabo, por exemplo, os verões são secos e quentes. Já o inverno, chuvoso e frio. Por isso, na hora de montar seu roteiro, é imprescindível que você tenha noção do clima que pegará, especialmente se for realizar atividades de aventura ou surfar. Aliás, quem gosta de pegar onda consegue adentrar nas águas, mas pode precisar de roupas especiais para isso.

Johanesburgo

Quem tem como parada a capital sul-africana, o verão é quente e costuma ter temporais bem frequentes durante a tarde. Afinal, a cidade fica bem próxima ao deserto de Kalahari, o que faz a pluviosidade ficar na média de 180 mm. Já no inverno, os dias ficam quentes, mas quando a noite cai, os termômetros podem ficar bem próximos a zero.

National Kruger

Apesar de não ser uma cidade, o parque é tão importante para o turismo da África do Sul, que é preciso que falemos dele separadamente. Isso porque em cada uma das estações, conseguimos ver paisagens diferentes e espécies variadas.

Por exemplo, para as viagens de novembro a dezembro muitos animais nascem no parque e é comum encontrar filhotes de impala, assim como animais predadores, já que os pequenos são presas fáceis e vulneráveis. Quem escolher esses meses, deve se preparar para o verão quente e úmido.

No primeiro trimestre do ano, você verá muitas aves migratórias. O problema é que os passeios costumam sair bem cedo para fugir das altas temperaturas e os animais ficam um pouco menos ativos, procurando abrigo na sombra com mais facilidade.

O famoso Parque Nacional Kruger, na África do Sul

Entre abril e junho é mais fácil encontrar manadas de elefantes se deslocando, mas o frio é mais intenso, especialmente nos últimos dois meses desse período. Por isso, leve roupas adequadas.

Os animais selvagens são melhor observados entre setembro e outubro quando a mata está mais seca e eles se concentram mais perto de rios, lagos e lagoas. A concentração desses animais para observação aumenta ainda mais entre setembro e outubro, pois os reservatórios começam a ficar mais secos.

Quer conhecer a África do Sul? Então escolha a melhor época para você e descubra os roteiros exclusivos da Adventure Club para o país.

Deixe um comentário

Close Menu