Curiosidades / Ecoturismo / Experiências

Conheça as incríveis trilhas da Chapada Diamantina

maio, 05

A Chapada Diamantina é o local perfeito para quem sabe que se aventurar é necessário e não consegue aderir aos roteiros de viagem que priorizam apenas a visita a pontos turísticos e dias intermináveis de descanso.

flickr.com / William Kitzinger A Chapada da Diamantina fica no centro da Bahia, e é um dos pontos turísticos mais encantadores do Brasil.

Repleta de belezas naturais ainda pouco exploradas e considerada o Paraíso do Trekking no Brasil, a região de serras é ideal para quem deseja fazer rapel, tirolesa, mountain bike, canoagem, voo livre, flutuação, arvorismo e stand up.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é o local onde boa parte dos rios das Bacias do Jacuípe, Paraguaçu e Rio das Contas nascem e por isso, realizar suas trilhas quase sempre são indícios de encontro com cachoeiras exuberantes e próprias para o banho.

Adventure Club A Chapada Diamantina é recheada de cânions, cachoeiras e lagos de águas cristalinas.

Para te ajudar, listamos as incríveis trilhas da Chapada Diamantina. Tudo o que um verdadeiro aventureiro precisa durante suas férias ou dias de folga.

Vale do Pati

Caminhadas em aclive, paradas em poços e cachoeiras de águas cristalinas e o contato constante com a natureza, é isso que os aventureiros que desbravam o Vale do Pati encontram.

Com trilhas de 16 quilômetros, o trajeto é separado em 25 metros de travessia do Rio Pati, 4 quilômetros de subida na Ladeira do Império e 12 quilômetros de descida até Andaraí. No meio do caminho há o Poço Azul, um lago de águas cristalinas que mudam de cor de acordo com a posição do sol e que ficam dentro de uma caverna.

flickr.com / Danielle Pereira Poço Azul, na Chapada Diamantina

Os turistas podem ainda ir ao Morro do Pai Inácio e apreciar o pôr do sol mais bonito de todo o estado da Bahia, o momento perfeito para fechar um dia intenso de diversão.

Cachoeirão Por Cima

Com grau de dificuldade médio, a caminha até o Cachoeirão Por cima tem 16 quilômetros de extensão de ida e volta. Ao todo são 2 quilômetros de subida e 6 de planície. Ao fim é possível aproveitar a cachoeira com mais de 280 metros de altura (a segunda maior da região) e avistar mais de 20 quedas de altura depois de um dia de chuva.

Morro do Castelo

Quem é fascinado em aventura não pode deixar de lado a trilha até o Morro do Castelo. Para chegar até lá é preciso vencer 600 metros de subida íngreme (na qual é preciso apoiar as mãos para vencer alguns trechos), 1 quilômetro de descida e 400 metros saltando as pedras do rio Pati.

Se você também não vê a hora de colocar a mochila nas costas e caminhar pelas paisagens da Chapada Diamantina, acesse o site da Adventure Club e descubra roteiros repletos de aventura.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *