Skip to main content
search

Se apenas o nome mágico já não fosse encantador, o lago do município de Itaetê fica a 86 quilômetros da principal cidade da Chapa Diamantina, Lençóis. A gruta é um dos locais de beleza exuberante que devem ser conhecidos por quem tem verdadeira paixão pelos destinos repletos de natureza.

Para chegar ao poço é preciso descer 220 metros de escadas, em grupos de no máximo 25 pessoas, sempre com guias locais. Além disso, os turistas ainda realizam uma pequena caminhada iluminada pelas lanternas dos capacetes e com o auxílio de cordas, que ajudam os visitantes durante a descida.

Motivos para conhecer o famoso Poço Encantado da Chapada Diamantina

Maior e mais extenso poço da região

Um dos motivos mais impressionantes que leva centenas de turistas ao Poço Encantado é sua profundidade, 61 metros em pouco menos de 50 metros de largura. O que impressiona é que as águas são tão claras que é possível ver o fundo do poço nitidamente.

Além disso, a água é tão limpa que muitas vezes fica difícil entender onde termina a formação rochosa seca e a que está encoberta. De acordo com biólogos, o que acontece é que existe ali carbonato de cálcio, que filtra a água e permite seu aspecto límpido constante.

Vale lembrar que não é permitido mergulho no Poço Encantado. Como a água não é corrente, a oleosidade do corpo humano e a agitação das moléculas poderia deixar o líquido turvo, o que acabaria com a beleza do lugar.

A cor intensa do Poço Encantado

A cor intensa encontrada nas águas do Poço Encantado são similares a coloração do céu, o que já impressiona quem por ali chega. A explicação para esse “fenômeno” é relativamente simples.

A luz solar é, na verdade, uma combinação de todas as cores, mas quando ela chega a gruta todas as cores passam direto, com exceção do azul, que acaba encontrando as moléculas de oxigênio e nitrogênio e é refletida.

A melhor época para observação o poço com a coloração mais exuberante é entre os meses de abril e setembro, sendo os meses de junho e julho a época na qual o feixe de luz se torna ainda mais intenso.

A intensa cor do Poço Encantado, um dos motivos para você conhece-lo a

A natureza em sua melhor forma

Chegar até o Poço Encantado já é uma aventura atípica para quem quer apenas conhecer o interior de uma pequena gruta. No entanto, depois da caminhada e descida a umidade começa a dar os primeiros sinais e por alguns instantes é possível acreditar que o local está em um mundo paralelo.

O silêncio é tamanho que todo o aventureiro apaixonado por natureza se sente completamente conectado a gruta e sua beleza.

Gostou do artigo e quer explorar o Poço Encantado? A Rota do Bem Estar é um convite à transformação do seu estilo de vida de forma suave e divertida, perto da natureza em um dos lugares mais lindos do Brasil, a Chapada Diamantina.

Deixe um comentário

Close Menu