Skip to main content
search

O ecoturismo, também chamado de turismo ambiental, turismo sustentável ou turismo ecológico, é um segmento de viagem que permite ao turista apreciar a natureza de forma consciente, sempre respeitando e preservando o meio ambiente e o bem-estar das populações envolvidas.

Este segmento turístico é o que mais tem demonstrado crescimento no país, dado que se deve principalmente aos variados tipos de paisagens naturais que temos aqui, bem como diversas atividades para se fazer na natureza, como trilhas ecológicas, cicloturismo, rafting, flutuações, mergulho e observação da fauna e flora. 

Para você que tem interesse nas chamadas ecotrips, listamos abaixo 8 destinos brasileiros que abrigam cenários paradisíacos e muitas experiências de contato com a natureza.

Ecotrips: 8 destinos brasileiros para você desbravar 

Chapada Diamantina – Bahia

Considerada um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, a Chapada Diamantina, localizada no estado da Bahia, abriga uma enorme quantidade de atrativos, que vão desde altas cachoeiras (a Cachoeira da Fumaça, por exemplo, é a segunda maior do Brasil, com quase 400 metros de altura), rios, cavernas, grutas, enormes desfiladeiros, montanhas, poços de água cristalina (sendo os mais famosos o Poço Encantado e o Poço Azul) até sítios arqueológicos com pinturas rupestres.

Viagem para a Chapada Diamantina Ecotrips

São tantas atrações que é praticamente impossível desbravar tudo que a região tem a oferecer, com seus 70 mil quilômetros quadrados, em pouco tempo de viagem. O roteiro mais procurado é o “Volta ao Parque”, que, além de contemplar os cartões-postais, passa pelas principais cidades: Lençóis (considerada a “capital” da Chapada e também sua principal porta de entrada), Palmeiras, Mucugê, Ibicoara, Andaraí, Itaetê e Nova Redenção. 

Jalapão – Tocantins

O Jalapão, localizado no estado do Tocantins, é outro destino incrível para você que está buscando por ecotrips. Lar de belezas naturais impressionantes e cenários paradisíacos, esse oásis no coração do Brasil reúne cachoeiras cristalinas, piscinas naturais de cor verde-esmeralda, chapadões, dunas, além dos famosos fervedouros (destaques para o da Bela Vista e o Buritizinho) e formações rochosas interessantes, como a Pedra Furada – um dos grandes atrativos locais. 

Pedra Furada no Jalapão, Tocantins

No entanto, vale destacar que toda a exuberância natural do Jalapão tem se mantido preservada em razão da sua localização isolada (embora esteja a aproximadamente apenas 180 quilômetros da capital, é uma área remota) – o que significa que o acesso à região não é dos mais fáceis, principalmente se feito sem o apoio de uma agência de turismo especializada e com grande conhecimento local. 

Fernando de Noronha – Pernambuco

Fernando de Noronha é, talvez, o destino brasileiro mais emblemático quando pensamos em “cenários paradisíacos”. Além de abrigar algumas das praias mais bonitas do Brasil, como Baía do Sancho, Baía dos Porcos e Praia do Leão, é lar de uma riquíssima fauna marinha – alguns de seus habitantes mais famosos são as tartarugas gigantes, os golfinhos, diversas espécies de peixes e corais. Por essa razão, é um dos melhores pontos de mergulho do país.

Uma imagem mostrando a Vida marinha no mergulho de batismo em Fernando de Noronha

Em virtude de sua importância ambiental e rica biodiversidade, o arquipélago se encontra totalmente protegido por Unidades de Conservação: a Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha e o Parque Nacional Marinho (PARNAMAR) de Fernando de Noronha. Em 2001, Fernando de Noronha recebeu o reconhecimento por parte da UNESCO como Patrimônio Mundial Natural. Importante mencionar também que, para conservar e proteger toda essa riqueza natural, é cobrada uma Taxa de Preservação Ambiental – TPA de cada turista que visita a ilha. 

Lençóis Maranhenses – Maranhão

Um dos destinos brasileiros que mais atraem visitantes, os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, são famosos por suas altas dunas de areias brancas, que podem chegar a até 40 metros de altura, e suas lagoas de água doce cristalina que se formam durante o período de chuvas (primeiro semestre de cada ano). 

Lençois maranhenses, um destino de ecotrips

Além dessas paisagens cartões-postais, outro grande atrativo da região é sua vegetação. Como o local está inserido em uma zona de transição do Cerrado, Caatinga e Amazônia, a flora é bastante variada, com características desses três biomas. Com diferentes paisagens que promovem contato com a natureza, este é mais um dos destinos de ecotrips que recomendamos. Vale saber que, para entrar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, há duas principais portas de entrada: Barreirinhas e Santo Amaro. 

Aparados da Serra – Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O Parque Nacional de Aparados da Serra, localizado entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é detentor de uma paisagem impressionante, formada por vales, desfiladeiros, cachoeiras (como a Andorinha e a Véu da Noiva) e – as atrações principais – cânions. O mais famoso deles, o cânion Itaimbezinho, tem seu topo a 720 metros de altura, de onde se tem uma vista impressionante. 

Uma imagem ilustrando um destino de ecotrips em Aparados da Serra – Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Por lá, é possível fazer escaladas, passeios de bicicleta, passeios off road e trilhas ecológicas, com a chance de observar de perto animais silvestres e plantas típicas da região. O acesso a Aparados da Serra pode ser feito por Praia Grande, em Santa Catarina, que é a cidade base dos cânions, ou por Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, onde há maior concentração de pousadas e restaurantes.

Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

A Chapada dos Guimarães é mais um destino brasileiro perfeito para quem busca experiências de contato com a natureza. Com seus enormes paredões de arenito vermelhos-alaranjados, mirantes, grutas, lagoas e cachoeiras, o local vem se destacando fortemente no ecoturismo. 

Chapada dos Guimarães

As atividades mais procuradas pelos turistas envolvem trilhas, que podem ser feitas a pé ou de bicicleta. Já para quem quer encarar aventuras maiores, a dica é fazer um trekking pelo Morro de São Jerônimo, cujo cume, a quase 850 metros de altura, proporciona uma linda vista 360º. Mas atenção: é preciso ter disposição e preparo físico, já que o percurso leva mais de cinco horas de caminhada intercalada com escalada.

Pantanal – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Nomeado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, o Pantanal é, com certeza, um dos destinos de ecoturismo mais interessantes do mundo. As principais atividades envolvem trilhas, pesca, safári fotográfico e focagem noturna – nome dado a um passeio de lancha realizado durante a madrugada para avistar animais. 

Pantanal

Para quem deseja conhecer o Pantanal, vale a ressalva de que as paisagens pantaneiras sofrem drásticas mudanças de uma estação para outra (mas se mantêm belíssimas durante o ano inteiro). O período de seca, que vai de março a junho, é o melhor para observação de pássaros. Entre julho e setembro, que ainda é considerado período de estiagem, as chances de encontrar a emblemática onça-pintada e outros animais silvestres são maiores. Já durante o período de chuvas, que ocorre entre dezembro e fevereiro, a maioria dos animais não podem ser vistos com facilidade, mas é possível encontrar cegonhas e jacarés.

Monte Roraima – Fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana

O Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, é um destino fascinante para a prática de trekking. Além de ser considerado o sétimo ponto mais alto do Brasil, suas atrações são muito diversificadas. Para se ter uma ideia, há lagos, cachoeiras temporárias, piscinas naturais, vales, campo coberto por milhares de pequenos cristais e mirantes.

Monte Roraima

Além dos cenários, que são por si só surpreendentes, outro ponto chama muito a atenção: como se trata de um lugar completamente isolado, espécies únicas de animais e vegetais se desenvolveram ali. No topo da montanha, é possível, por exemplo, encontrar um minúsculo sapo preto (de tamanho similar a um grão de feijão). Sem dúvidas, um destino fascinante, que não somente desperta o interesse em turistas, como também em pesquisadores e historiadores.

Qual dessas ecotrips mais chamou a sua atenção? 

Se você ficou com vontade de conhecer algum desses destinos, ou mesmo outros, estamos aqui para te ajudar. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas!

Deixe um comentário

Close Menu