Antes de Viajar / Dicas de Viagem

Visto canadense: como tirar e quais os documentos necessários

set, 10

Pensando em viajar para o Canadá? Esse é um destino cada vez mais procurado durante as férias ou para intercâmbio. Para garantir sua entrada no país, entretanto, o viajante precisa tirar o visto canadense com antecedência mínima de seis semanas, além de ficar atento a algumas particularidades.

Geralmente, o visto canadense é emitido para seis meses, e a taxa de rejeição para quem deseja viajar ao Canadá é praticamente nula — inferior a 5% de vistos negados.  Todo o processo de emissão é bastante simples, e o primeiro passo é escolher o tipo de visto solicitado: temporário, permissão para estudo ou trabalho, ou visto de residente.

flickr.com / Jeff Smith Para assegurar sua entrada no Canadá o viajante precisa tirar o visto canadense com antecedência mínima de seis semanas, além de prestar atenção a algumas particularidades.

No caso de viajantes a turismo, é possível escolher entre vários tipos de visto. O visto de uma entrada, por exemplo, tem duração de seis meses e permite apenas uma viagem (se for a partir dos EUA, permite várias entradas). Existe também o visto de múltiplas entradas que, por sua vez, autoriza a entrada e saída do Canadá durante três anos. Já quem deseja permanecer apenas dois dias por lá, há o visto de trânsito com validade de 48 horas.

Documentos necessários para tirar o visto canadense

Formulário IMM 5357 preenchido, contendo informações pessoais e motivo da viagem;

– Questionário de informações adicionais: documento impresso, preenchido à mão e assinado;

– Duas fotografias recentes no formato 3 x 5 cm;

Family Information IMM 5645 preenchido e assinado;

– Documento de identidade nacional: levar uma cópia frente e verso do RG;

– Passaporte;

– Comprovante financeiro: apresentar último imposto de renda (com recibo de entrega), holerites (pelo menos os três últimos), contrato social e também extratos bancários exigidos;

– Documentos que comprovem laços sociais e econômicos no Brasil, como declaração de um empregador (referente aos três últimos pagamos) ou documentação oficial da empresa. Também vale matrícula em instituição de ensino;

– Menores de 18 anos: apresentar autorização assinada por mãe e pai;

– Taxa de processamento de visto: comprovante individual ou familiar;

– Comprovante de pagamento VAC (um por pessoa) e formulário de consentimento do VAC: somente caso o visto for por meio de um dos Centros de Solicitação de Visto, os VACs;

– Pagamento das taxas VAC (R$70) e de processamento do visto (inicial R$145).

Onde tirar o visto canadense

Pelos Centros de Solicitação de Visto (VAC), localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Você também pode verificar todos os dados junto a o Consulado Geral Canadense no Brasil.

 

 

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *