Dicas de Viagem

Turismo no Deserto do Atacama

abr, 29

Uma região sem precedentes, tanto no clima quanto na vegetação e nas paisagens, única no mundo. Assim pode ser descrito o Deserto do Atacama, localizado na fronteira com o Peru, na região norte do Chile.

Com mais de 1.000 km de extensão, o Deserto do Atacama é considerado o mais árido e também o mais alto deserto de nosso planeta. A aridez é resultado da altura elevada, uma vez que as correntes marítimas do Pacífico não conseguem penetrar no deserto, não havendo praticamente chuvas na região.

flickr.com / adventure.club1 O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile.

Curiosamente, segundo especialistas, a altura do deserto fez com que a região fosse desprovida de chuvas por um tempo recorde. De acordo com os estudos, o Deserto do Atacama já chegou a ficar 1.400 anos sem uma única gota de água de chuva.

As temperaturas também são bastante intensas. Durante a noite a média gira em torno de 0°C e durante o dia a máxima pode bater os 40°C.

O polo turístico é a cidade de San Pedro de Atacama, distante 1.670 km da capital Santiago. As cores fortes das montanhas e das formações vulcânicas contrastam com o azul bastante intenso do céu, o que deixa o local com uma beleza surpreendente. A cidade também é a capital arqueológica do Chile. A cultura da região é muito rica, uma vez que sofreu influência direta de muitas gerações de nativos, principalmente dos Chinchorros.

San Pedro de Atacama também concentra diversas opções de entretenimento para os turistas. Mesmo em meio ao deserto, há opções de bares e restaurantes que funcionam intensamente.

flickr.com / adventure.club1 Uma das características do deserto do Atacama é o clima quente durante o dia e o clima frio durante a noite.

A movimentação de turistas é muito grande no Deserto do Atacama. Mochileiros, astrônomos, fotógrafos, cientistas, motociclistas, pesquisadores e, claro, aventureiros de todas as partes do mundo se encontram no deserto durante todos os meses do ano.

Para os aventureiros ávidos por esportes, as opções são muitas: trekking, montaria, Off Road, montanhismo, mountain bike, dentre outras. Essa grande diversidade se deve à geografia única. O deserto do Atacama concentra variações intensas em todos os pontos, são dunas, montanhas, erosões, salinas, lagoas coloridas, gêiseres, vulcões, canyons de água cristalina e vales. Os contrastes dos terrenos do deserto são tão intensos que em alguns locais se está no nível do mar, enquanto em outros a altitude chega a 6.885 metros, como no topo do vulcão Ojos del Salado.

Gostou do Deserto do Atacama, que tal conhecer? Confira nossos pacotes de viagem!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler