Dicas de Viagem / Pontos Turísticos

Quais são as principais montanhas do Brasil?

abr, 07

O Brasil possui uma natureza bastante diversificada e, embora a maioria das pessoas associe a exuberância do país às praias paradisíacas, as montanhas também podem oferecer paisagens de tirar o fôlego de qualquer turista. Confira algumas das montanhas mais incríveis do país e o que aproveitar em cada viagem:

Monte Roraima

Este ponto turístico se tornou bastante popular graças à novela “Império”, exibida pela Rede Globo. Considerado uma das principais montanhas brasileiras, o Monte Roraima possui diversos segredos, como cavernas escondidas — abriga, inclusive, a maior caverna de quartzo do mundo. O Monte Roraima está localizado na região da Serra de Pacaraíma, na fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, e seu cume fica a 2.810 metros de altitude. Confira nossos pacotes de viagem para o Monte Roraima.

flickr.com / Paulo Fassina Apesar de estar localizado numa região remota da América do Sul, o acesso ao monte Roraima é relativamente fácil pelo lado venezuelano.

Pedra do Sino

De cume a pouco mais de 2.670 metros de altitude, a Pedra do Sino fica localizada na Serra de Itatiaia, em Minas Gerais. Quem tem interesse em chegar até o ponto mais alto precisa encarar uma trilha de 12 quilômetros, que possui trajeto que varia entre áreas planas e maiores desafios.

Morrão

Localizado no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Morrão possui uma cor esverdeada de rara beleza. Suas formações rochosas, mais quadradas do que redondas, dão um toque característico ao local. O cume fica a uma altura de 1.418 metros e proporciona uma visão privilegiada de uma das regiões mais belas e importantes do Brasil. Conheça os pacotes para a Chapada Diamantina.

flickr.com / Rosino Nas encostas do Morrão começa uma das nascentes do rio Mucugezinho.

Pico do Paraná

O maior paredão de granito de todo o território nacional (1.050 metros ao todo) está no Pico do Paraná, na Serra do Mar, entre as cidades de Campina Grande do Sul e Antonina. O local é reconhecido como a montanha mais alta de toda região Sul e apresenta como característica marcante seus três cumes: Pico Paraná, Ibitirabi e União. A dica para quem pretende conhecer o Pico do Paraná é esperar até o entardecer para conferir revoadas de pássaros que ficam escondidos no paredão, atrás de abrigo.

Pedra Azul

A tonalidade azul de um paredão de mais de 490 metros é algo que não esquecemos tão cedo. Esta característica linda e única da Pedra Azul é resultante da luz que incide sobre a grande quantidade de líquens presentes na rocha. Além disso, a base da montanha, localizada no Parque Estadual da Pedra Azul, no Espírito Santo, possui piscinas naturais que podem ser alcançadas por uma trilha de pouco mais de um quilômetro.

flickr.com / Gílmer Lima Dependendo do ângulo do Sol, a Pedra Azul fica esverdeada ou azulada.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *