Skip to main content
search
Ecoturismo em Minas Gerais

A Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, é um dos monumentos mais significativos da arte colonial e uma das mais conhecidas igrejas brasileiras deste período, tanto que, em 2009, ela foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

Opções de passeios turísticos não faltam em um dos estados que mais recebe visitantes em todo o Brasil: Minas Gerais. São parques nacionais e estaduais com natureza exuberante, cidades históricas com valor inestimável, pequenas vilas com tradições seculares e várias outras surpresas e sabores que só mesmo Minas Gerais poderia proporcionar. No post de hoje, vamos conhecer alguns desses encantadores pontos turísticos do estado, acompanhe!

Cidades históricas

Um bom local para começar o passeio histórico por Minas Gerais é a cidade de Sabará, o ponto de partida aberto pela família real portuguesa e que faz parte da famosa Estrada Real — criada para transportar minérios do estado até o porto do Rio de Janeiro. Vale a pena visitar a Capela de Nossa Senhora do Ó, onde é possível admirar uma das mais incríveis expressões da arte brasileira barroca.

No município de Santa Bárbara, há diversos casarões e igrejas com estilo barroco e colonial. Além disso, há opções de passeios por trilhas e cachoeiras para quem prefere ter maior contato com a natureza. Na cidade de Mariana, a dica é visitar uma mina já desativada, a “Mina de Ouro da Passagem”, com entrada no valor de R$26.

Mina de Ouro da Passagem, as cidades históricas de Minas Gerais

Fundada em 1719 e desativada em 1985, a Mina de Ouro da Passagem leva o turista a fazer uma viagem no tempo, de onde foram retirados mais de 35 toneladas de ouro.

A mais famosa e importante das cidades históricas de Minas Gerais é, com certeza, Ouro Preto. Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a cidade conta com ótimas opções de passeios e pontos turísticos, como a inesquecível Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e seus mais de 400 quilos de ouro e seis altares nas laterais. A Igreja de São Francisco de Assis leva a assinatura de um dos artistas mais importantes de todos os tempos: Aleijadinho. Com entrada a R$8, a igreja é a principal obra colonial de todo o estado e abriga um museu dedicado ao artista, além de diversas obras de arte de outros artistas.

Aproveite os passeios para almoçar e jantar em locais tranquilos e que conservam uma culinária saborosa e marcante, tipicamente mineira.

Ecoturismo em Minas Gerais

Para os amantes da natureza e dos esportes ao ar livre, Minas Gerais também oferece excelentes opções de passeio. No Parque Nacional do Caparaó, por exemplo, o turista com melhor preparo físico pode subir os mais de 2.890 metros do Pico da Bandeira, a terceira montanha mais alta de todo o Brasil. A melhor época para visitar o parque é entre os meses de maio e agosto, justamente quando as chuvas dão uma trégua e a visibilidade é melhor.

Pico da Bandeira, ecoturismo em Minas Gerais

O Pico da Bandeira possui esse nome porque, por volta de 1859, o imperador Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império naquele que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil.

Outra boa opção é o Parque Estadual do Ibitipoca, com sua bela cachoeira Janela do Céu que pode ser acessada por meio de uma trilha incrível, passando por grutas e mata quase intocada. A Cachoeirinha é outra bela opção de passeio: apesar do nome, esta é uma queda d’água com mais de 20 metros.

A cidade de Gonçalves, por sua vez, possui diversos mirantes com visão privilegiada da natureza mineira. Para quem busca um pouco de adrenalina, a dica é visitar a cidade Monte Verde, onde é possível realizar atividades como trekking, tirolesa e passeios de quadriciclos supervisionados por guias experientes.

Golçalves, uma das cidades maravilhosas em Minas Gerais

A Pedra do Forno, em Gonçalves, possui cerca de 1.970 metros de altitude. Para quem chega ao topo, a recompensa é um lindo visual de 360° de toda região.

Ficou com vontade de conferir todos esses pontos turísticos incríveis? Então, conheça nossos pacotes de viagem para Minas Gerais.

Deixe um comentário

Close Menu