Skip to main content
search

Rica culturalmente e com uma gastronomia que é conhecida mundialmente, a Itália é um dos países mais visitados da Europa. A velha bota, terra natal de muitas famílias brasileiras, encanta principalmente pelas construções antigas e que remetem a uma época distante. Viajar pela Itália é sempre uma experiência incrível e motivos não faltam para ir até lá… Mas você já imaginou como seria conhecer o país de bicicleta?

As primeiras pedaladas em terras italianas podem ser em torno do Lago Monferrato, na região de Piemonte. Em dias mais quentes, o clima do local e o visual lindíssimo garantem ótimos momentos. Outra região bem procurada por quem deseja conhecer a Itália de bicicleta é a Lombardia, que tem como parada obrigatória e ponto de partida a cidade de Lecco e, na sequência, Umbria.

As cidades de Gubbio, Assisi, Foligno e Perugia também encantam pela riqueza cultural, igrejas e construções antigas, além da natural hospitalidade das famílias mais tradicionais. São locais com boas opções de hospedagem. Quem visita a Itália de bicicleta também deve passar pela região da Toscana, mais precisamente pela cidade de Ferrara. Lá, existe uma infraestrutura completa para receber e orientar os ciclistas.

Passando por Pisa e Florença, um roteiro ciclístico pela Toscana leva o visitante a cidades aconchegantes, com estradas rurais que cortam longos campos de oliveiras e vinhedos. Ainda na região, a cidade Lucca brinda os ciclistas com muralhas medievais incríveis e um ponto final daqueles: a estância termal de Montecatini.

Todos os locais citados atraem turistas-ciclistas de todo o mundo. Prova disso é o 1° Encontro Internacional de Cicloturismo Brasil-Itália, realizado em 2013. O evento reuniu mais de 100 participantes, e contou com percursos que variaram de 45 a 65 km em Riccione, na região de Emilia-Romagna. Nesta região há hotéis e centros de apoio especializados em receber quem decide conhecer a Itália de bicicleta, oferecendo serviços como van de suporte, frutas, água e alimentação adequada.

Veja mais dicas de Cicloturismo em “Cicloturismo para todos com luxo e conforto“.

Deixe um comentário

Close Menu