Dicas de Viagem / Ecoturismo

Dicas para fazer a trilha Inca para Machu Picchu

set, 18

Considerada a principal atração turística do Peru, Machu Picchu é mundialmente conhecida como a “cidade perdida dos Incas”. Localizada a 130 quilômetros da cidade de Cuzco, este patrimônio mundial da UNESCO abriga diversos resquícios da civilização Inca, incluindo templos, ruas, cemitérios e escadarias.

iStockphoto.com / nok6716 A Trilha Inca Clássica foi estruturada para as pessoas que gostam de acampar, da natureza e de fazer viagens de aventura.

Entre as atrações de Machu Picchu merecem destaque as famosas trilhas Incas da região. Saiba um pouco mais a seguir:

Trilha Inca por Machu Picchu

Também conhecida como “Caminho dos Incas”, esta trilha é uma das principais atrações de Machu Picchu. São quase 50 quilômetros entre o ponto inicial Piskacuchu e a ponta final Machu Picchu, tudo com a beleza da natureza local das montanhas da Cordilheira dos Andes. Em geral, este percurso leva de quatro a cinco dias para ser realizado e todo o cansaço é compensado quando se chega à cidade perdida de uma das civilizações mais incríveis que já habitaram a Terra.

Como curiosidade, vale destacar que essa trilha foi construída estrategicamente para preservar a cidade de invasores. Durante a colonização espanhola, várias cidades próximas foram destruídas por exploradores em busca de ouro e prata, enquanto Machu Picchu não foi atacada e serviu de refúgio para os Incas.

iStockphoto.com / VeryCrispy A Trilha Inca para Machu Picchu é considerada uma das rotas mais espetaculares de trekking do mundo e é a mais conhecida dos caminhos Incas.

Quando visitar, o que vestir e o que levar na trilha Inca

Para aproveitar bem o clima e a natureza durante o passeio pelas trilhas dos Incas, a melhor época para viajar para Machu Picchu é entre maio e setembro, justamente nos meses com a temperatura mais adequada para caminhadas longas. Neste período, a chance de chuvas fortes é bem pequena, mesmo com o clima predominantemente quente ao longo dos dias. É indicado o uso de roupas leves, porém confortáveis, para não incomodar durante o percurso.

Leve bonés, chapéus, óculos de sol, protetor solar, repelente contra insetos e recipientes para água potável. Outro detalhe que não pode ser esquecido é que, durante as noites, a temperatura cai bastante na região. Por isso, não se esqueça de levar blusas, calças, gorros, luvas e outros acessórios para enfrentar as noites geladas de Machu Picchu.

iStockphoto.com / Hakat Para descansar ao final de uma dia de caminhada, as pessoas dormem em acampamentos.

Dicas para facilitar sua trilha por Machu Picchu

  • Sempre que terminar duas ou três etapas da caminhada diária, faça pausas curtas para recuperar o fôlego;
  • Faça exercícios de respiração sempre que tiver uma parada;
  • Para se manter hidratado, beba mais ou menos 1,5 litro de água;
  • Chás de coca podem auxiliar contra os reflexos da altitude, porém devem ser consumidos com orientação dos guias locais,
  • Não caminhe e nem se esforce além dos limites do seu corpo.
Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *