Dicas de Viagem / Pontos Turísticos

Dicas do que fazer no Deserto do Atacama

abr, 13

Localizado na região norte do Chile, bem na divisa do país com o Peru, o Deserto do Atacama possui mais de mil quilômetros de extensão e é considerado o deserto mais árido de todo o planeta. Para conhecer esta região tão característica e marcante, o turista deve ir até a cidade de San Pedro de Atacama, que fica a uma distância de quase 1.700 km da capital Santiago.

O que fazer no Deserto do Atacama?

O primeiro passeio para quem desembarca na região do Deserto do Atacama é justamente conhecer um pouco sobre a cultura local, os costumes e culinária do povo na cidade de San Pedro de Atacama. Não perca a chance de conversar com a população local e comprar alguns presentes de recordação, além de saborear pratos típicos da região.

Depois de conhecer a cidade, o passeio obrigatório a todos os turistas é conhecer Valle de la Luna e de la Muerte. Lá, é possível ver as belas e famosas formações rochosas pontiagudas que foram esculpidas pela natureza ao longo de milênios. O passeio passa também por dunas, rochas e pela gruta El Azzi.

flickr.com / Osmar Valdebenito Localizado em um vale de origem vulcânico, o Valle de la Luna mais parece um vale lunar com uma rara beleza e um variado número de espécime animal e vegetal, se comparado com o resto do Atacama.

Outro ponto bastante conhecido e disputado é a região dos Gêiseres del Tatio, que fica a uma altitude superior a 4.300 metros. Ali é possível ver de perto o funcionamento de pequenos vulcões que expelem água a uma temperatura acima dos 80°C. Mas atenção: apesar de estar em um deserto, por conta da altitude, é preciso subir até o cume dos Gêiseres del Tatio bem agasalhado com luvas, blusa e gorro.

No Deserto do Atacama também há uma região de lagos, chamada de Lagunas Altiplanicas, formada pelos lagos Miscanti e Miñiques, que ficam a mais de 4.000 metros de altitude.

flickr.com / Osmar Valdebenito As Gêiseres del Tatio, grandes colunas de vapor que saem para a superfície através de fissuras na crosta terrestre, alcançam a temperatura de 85°C e 10 metros de altura.

Melhor época para viajar até o Deserto do Atacama

A época do ano mais indicada para visitar o Deserto do Atacama é durante o inverno, quando a temperatura diária chega a uma média de 22°C e 4°C à noite. O verão também pode ser uma boa opção para os turistas, porém a temperatura média pode subir bastante durante o dia e proporcionar noites quentes, inclusive com algumas chuvas.

Confira, pacotes de viagem para o Deserto do Atacama.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *