Skip to main content
search

Localizado na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Alto Paraíso é um município privilegiado pela natureza e conta com algumas das formações geológicas mais antigas do mundo, além de trilhas incríveis, flora e fauna diversificadas e uma família de cachoeiras que merecem destaque especial.

Cachoeiras do Alto Paraíso

Uma excelente maneira de começar a conhecer as impressionantes cachoeiras do Alto Paraíso é por Saltos do Rio Preto — um conjunto de cachoeiras com mais de 120 metros de altura, localizado em uma piscina natural com mais de 300 metros de diâmetro. A visitação é controlada e só é possível chegar perto das cachoeiras com a presença de guias locais. Outra parada obrigatória é Almécegas, um local com duas quedas d’água (de 50 e 15 metros) e que é acessível por trilhas.

Almécegas, Alto Paraíso, Chapada dos Veadeiros

A cachoeira Almécegas é um paredão de quartzito por onde a água escorre em meio a árvores e plantas.

Vale do Rio Macaquinho e Cataratas dos Couros

Este é um desafio para quem tem disposição, mas que vale muito a pena. Isso porque o Vale do Rio Macaquinho está localizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e só pode ser acessado por meio de uma trilha de cinco quilômetros de extensão. Ao longo do caminho é possível observar cânions e piscinas naturais e, ao final da trilha, o turista é brindado com a Cachoeira do Encontro, formada por duas quedas: uma de 50 metros e outra de 30 metros.

As Cataratas dos Couros, por sua vez, são formadas por quatro quedas com mais de 100 metros de altura. Tamanha força de águas é resultado do rio dos Couros (que também abastece a Cachoeira da Muralha).

Cataratas dos Couros, Alto Paraíso, Chapada dos Veadeiros

Também conhecida como Cachoeira de São Vicente, as Cataratas dos Couros ficam cerca de 50 km do município de Alto Paraíso de Goiás.

Cachoeiras da Água Fria e São Bento

Para quem busca mais adrenalina e adora esportes radicais, a Cachoeira da Água Fria é uma ótima pedida para o turista que visita Alto Paraíso. Após uma trilha de dificuldade média, o topo da cachoeira revela um visual de tirar o fôlego e perfeito para a prática de rapel. Para quem prefere tranquilidade, a Cachoeira de São Bento tem apenas seis metros de altura e forma uma piscina natural cercada por mata nativa e diversas espécies de pássaros.

Cachoeira de São Bento, Alto Paraíso, Chapada dos Veadeiros

Na cachoeira de São Bento, o turista se depara com um piscinão natural de água escura.

Visite as cachoeiras do Alto Paraíso

Além das cachoeiras citadas acima, também vale a pena conhecer a beleza da Cachoeira do Rio Cristal, Morada do Sol, Poço Encantado, Salto do Rio Raizama e Carioca. Confira os pacotes de viagem para a Chapada dos Veadeiros.

Deixe um comentário

Close Menu