Dicas de Viagem / Ecoturismo

Conheça as cachoeiras do Alto Paraíso

nov, 09

Localizado na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Alto Paraíso é um município privilegiado pela natureza e conta com algumas das formações geológicas mais antigas do mundo, além de trilhas incríveis, flora e fauna diversificadas e uma família de cachoeiras que merecem destaque especial.

Cachoeiras do Alto Paraíso

Uma excelente maneira de começar a conhecer as impressionantes cachoeiras do Alto Paraíso é por Saltos do Rio Preto — um conjunto de cachoeiras com mais de 120 metros de altura, localizado em uma piscina natural com mais de 300 metros de diâmetro. A visitação é controlada e só é possível chegar perto das cachoeiras com a presença de guias locais. Outra parada obrigatória é Almécegas, um local com duas quedas d’água (de 50 e 15 metros) e que é acessível por trilhas.

flickr.com / Hugo Camelo A cachoeira Almécegas é um paredão de quartzito por onde a água escorre em meio a árvores e plantas.

Vale do Rio Macaquinho e Cataratas dos Couros

Este é um desafio para quem tem disposição, mas que vale muito a pena. Isso porque o Vale do Rio Macaquinho está localizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e só pode ser acessado por meio de uma trilha de cinco quilômetros de extensão. Ao longo do caminho é possível observar cânions e piscinas naturais e, ao final da trilha, o turista é brindado com a Cachoeira do Encontro, formada por duas quedas: uma de 50 metros e outra de 30 metros.

As Cataratas dos Couros, por sua vez, são formadas por quatro quedas com mais de 100 metros de altura. Tamanha força de águas é resultado do rio dos Couros (que também abastece a Cachoeira da Muralha).

Reprodução / Wikimedia Commons / Emilia Abreu Também conhecida como Cachoeira de São Vicente, as Cataratas dos Couros ficam cerca de 50 km do município de Alto Paraíso de Goiás.

Cachoeiras da Água Fria e São Bento

Para quem busca mais adrenalina e adora esportes radicais, a Cachoeira da Água Fria é uma ótima pedida para o turista que visita Alto Paraíso. Após uma trilha de dificuldade média, o topo da cachoeira revela um visual de tirar o fôlego e perfeito para a prática de rapel. Para quem prefere tranquilidade, a Cachoeira de São Bento tem apenas seis metros de altura e forma uma piscina natural cercada por mata nativa e diversas espécies de pássaros.

flickr.com / Cecilia Heinen Na cachoeira de São Bento, o turista se depara com um piscinão natural de água escura.

Visite as cachoeiras do Alto Paraíso

Além das cachoeiras citadas acima, também vale a pena conhecer a beleza da Cachoeira do Rio Cristal, Morada do Sol, Poço Encantado, Salto do Rio Raizama e Carioca. Confira os pacotes de viagem para a Chapada dos Veadeiros.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *