Dicas de Viagem / Ecoturismo

Cicloturismo no Brasil: roteiros para conhecer o país de bike

out, 22

Uma boa maneira para conhecer o Brasil de um jeito diferente é por meio do cicloturismo. Pedalando por paisagens lindas, seja pela praia ou campo, é possível conhecer pequenas cidadezinhas e capitais, além de viver uma experiência incrível e que só traz benefícios para o corpo e alma. Quem já viveu aventuras assim pode afirmar como é especial se manter em forma e ainda conhecer o país por uma nova perspectiva.

Se interessou pela ideia? Então conheça alguns destinos especiais para conhecer o País de bike:

Praia da Pipa

No belíssimo estado do Rio Grande do Norte estão algumas das mais encantadoras praias do Brasil. Uma delas é a famosa Praia da Pipa, que também é destino certo para os amantes do cicloturismo. Localizada a 85 km da capital Natal, no município de Timbaú do Sul, Pipa oferece aos ciclistas praias praticamente intactas, com piscinas naturais de tirar o fôlego, falésias coloridas, dunas e uma vida marinha diversa, com golfinhos e tartarugas.

Além da natureza, o ciclista também encontra uma infraestrutura completa. Há uma boa variedade de pousadas, bares, restaurantes, comércios e bicicletarias. De bike, o ciclista pode conhecer o Santuário Ecológico e também pelo impressionante Mirante das Tartarugas. Durante o caminho, subidas e descidas até a cidade de Sibaúma. Ainda há o vilarejo de Quilombo com suas praias calmas e maravilhosas. Lá, tire um tempinho para se refrescar durante um mergulho no mar.

Deu vontade de ir até a Praia da Pipa com sua bike? Veja os pacotes que a Adventure Club oferece.

flickr.com / Candice Caracas A Praia da Pipa fica localizada no estado do Rio Grande do Norte, e é uma das mais belas praias do país.

Chapada Diamantina

Considerada um dos pontos turísticos naturais mais belos do Brasil, a Chapada Diamantina — localizada no centro da Bahia — é um dos polos de cicloturismo mais visitados no país. Todos os anos, centenas de ciclistas fazem o trajeto de pouco mais de 270 quilômetros da cidade baiana de Lençóis até o Parque Nacional da Chapada da Diamantina. Pelo caminho, várias cidadezinhas com pousadas, cachoeiras, grutas e trilhas mata à dentro, ou seja, cenários impressionantes para todos os gostos.

flickr.com / William Kitzinger A Chapada da Diamantina fica no centro da Bahia, e é um dos pontos turísticos mais encantadores do Brasil.

O charme do cicloturismo até Diamantina, além das belezas naturais, é que os trajetos passam por estradas históricas, como a Estrada do Garimpo que era utilizada para transporte das riquezas do Brasil até os portos. Rios como o Roncador, Coisa Boa e Garapa garantem momentos de descanso para recarregar as baterias. A Adventure Club trabalha com pacotes especiais para o destino, confira aqui.

Aparadas da Serra

Aparadas da Serra está localizada na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O percurso de bike possui 250 km de paredões verticais repletos de cavernas misteriosas e rochedos impressionantes. Os ciclistas mais corajosos podem desafiar penhascos de até 720 metros de profundidade.

Pelo caminho, é possível encontrar algumas das cocheiras mais bonitas da região e ainda o belíssimo Parque Nacional de Aparadas da Serra, que se destaca pelos campos rupestres, raras orquídeas e bromélias, araucárias e também diversas espécies de aves, jaguatiricas, lobo-guará, entre outros animais.

Conheça nossos pacotes para Aparadas da Serra.

Serra do Cipó

O circuito da Serra do Cipó é um dos principais de todo o cenário de cicloturismo brasileiro, principalmente para quem á apaixonado pela natureza.  A região fica na memória de todos os ciclistas pela grande biodiversidade, comparável à da Floresta Amazônica.

flickr.com / Nêssa Florêncio A Serra do Cipó possui uma vasta biodiversidade e por isso é o lugar certo pra quem gosta de natureza.

São pouco mais de 250 km passando por cenários lindos e que merecem um destaque especial, como as cachoeiras Rabo de Cavalo e Tabuleiro. O circuito passa por alguns vilarejos e também pelas cidades de Lapinha da Serra, Tapera, Congonhas do Norte e Dom Joaquim. O ciclista encontra dificuldades em algumas subidas desgastantes, mas também pode relaxar e curtir o visual em muitos outros pontos da viagem.

A Adventure Club também oferece pacotes especiais de cicloturismo para a Serra do Cipó, confira neste link.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *