Uma boa maneira para conhecer o Brasil de um jeito diferente é por meio do cicloturismo. Pedalando por paisagens lindas, seja pela praia ou campo, é possível conhecer pequenas cidadezinhas e capitais, além de viver uma experiência incrível e que só traz benefícios para o corpo e alma. Quem já viveu aventuras assim pode afirmar como é especial se manter em forma e ainda conhecer o país por uma nova perspectiva.
Se interessou pela ideia? Então conheça alguns destinos especiais para conhecer o País de bike:
Praia da Pipa
No belíssimo estado do Rio Grande do Norte estão algumas das mais encantadoras praias do Brasil. Uma delas é a famosa Praia da Pipa, que também é destino certo para os amantes do cicloturismo. Localizada a 85 km da capital Natal, no município de Timbaú do Sul, Pipa oferece aos ciclistas praias praticamente intactas, com piscinas naturais de tirar o fôlego, falésias coloridas, dunas e uma vida marinha diversa, com golfinhos e tartarugas.
Além da natureza, o ciclista também encontra uma infraestrutura completa. Há uma boa variedade de pousadas, bares, restaurantes, comércios e bicicletarias. De bike, o ciclista pode conhecer o Santuário Ecológico e também pelo impressionante Mirante das Tartarugas. Durante o caminho, subidas e descidas até a cidade de Sibaúma. Ainda há o vilarejo de Quilombo com suas praias calmas e maravilhosas. Lá, tire um tempinho para se refrescar durante um mergulho no mar.
Deu vontade de ir até a Praia da Pipa com sua bike? Veja os pacotes que a Adventure Club oferece.
Aparadas da Serra
Aparadas da Serra está localizada na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O percurso de bike possui 250 km de paredões verticais repletos de cavernas misteriosas e rochedos impressionantes. Os ciclistas mais corajosos podem desafiar penhascos de até 720 metros de profundidade.
Pelo caminho, é possível encontrar algumas das cocheiras mais bonitas da região e ainda o belíssimo Parque Nacional de Aparadas da Serra, que se destaca pelos campos rupestres, raras orquídeas e bromélias, araucárias e também diversas espécies de aves, jaguatiricas, lobo-guará, entre outros animais.
Conheça nossos pacotes para Aparadas da Serra.
Chapada Diamantina
Considerada um dos pontos turísticos naturais mais belos do Brasil, a Chapada Diamantina — localizada no centro da Bahia — é um dos polos de cicloturismo mais visitados no país. Todos os anos, centenas de ciclistas fazem o trajeto de pouco mais de 270 quilômetros da cidade baiana de Lençóis até o Parque Nacional da Chapada da Diamantina. Pelo caminho, várias cidadezinhas com pousadas, cachoeiras, grutas e trilhas mata à dentro, ou seja, cenários impressionantes para todos os gostos.
O charme do cicloturismo até Diamantina, além das belezas naturais, é que os trajetos passam por estradas históricas, como a Estrada do Garimpo que era utilizada para transporte das riquezas do Brasil até os portos. Rios como o Roncador, Coisa Boa e Garapa garantem momentos de descanso para recarregar as baterias. A Adventure Club trabalha com pacotes especiais para o destino, confira aqui.
Serra do Cipó
O circuito da Serra do Cipó é um dos principais de todo o cenário de cicloturismo brasileiro, principalmente para quem á apaixonado pela natureza. A região fica na memória de todos os ciclistas pela grande biodiversidade, comparável à da Floresta Amazônica.
São pouco mais de 250 km passando por cenários lindos e que merecem um destaque especial, como as cachoeiras Rabo de Cavalo e Tabuleiro. O circuito passa por alguns vilarejos e também pelas cidades de Lapinha da Serra, Tapera, Congonhas do Norte e Dom Joaquim. O ciclista encontra dificuldades em algumas subidas desgastantes, mas também pode relaxar e curtir o visual em muitos outros pontos da viagem.
A Adventure Club também oferece pacotes especiais de cicloturismo para a Serra do Cipó, confira neste link.