Adventure Club
+55 11 5573-4142
Dicas de Viagem / Ecoturismo

Cicloturismo no Brasil: roteiros para conhecer o país de bike

out, 22

Uma boa maneira para conhecer o Brasil de um jeito diferente é por meio do cicloturismo. Pedalando por paisagens lindas, seja pela praia ou campo, é possível conhecer pequenas cidadezinhas e capitais, além de viver uma experiência incrível e que só traz benefícios para o corpo e alma. Quem já viveu aventuras assim pode afirmar como é especial se manter em forma e ainda conhecer o país por uma nova perspectiva.

Se interessou pela ideia? Então conheça alguns destinos especiais para conhecer o País de bike:

Praia da Pipa

No belíssimo estado do Rio Grande do Norte estão algumas das mais encantadoras praias do Brasil. Uma delas é a famosa Praia da Pipa, que também é destino certo para os amantes do cicloturismo. Localizada a 85 km da capital Natal, no município de Tibau do Sul, Pipa oferece aos ciclistas praias praticamente intactas, com piscinas naturais de tirar o fôlego, falésias coloridas, dunas e uma vida marinha diversa, com golfinhos e tartarugas.

Além da natureza, o ciclista também encontra uma infraestrutura completa. Há uma boa variedade de pousadas, bares, restaurantes, comércios e bicicletarias. De bike, o ciclista pode conhecer o Santuário Ecológico e também pelo impressionante Mirante das Tartarugas. Durante o caminho, subidas e descidas até a cidade de Sibaúma. Ainda há o vilarejo de Quilombo com suas praias calmas e maravilhosas. Lá, tire um tempinho para se refrescar durante um mergulho no mar.

Deu vontade de ir até a Praia da Pipa com sua bike? Veja os pacotes que a Adventure Club oferece!

Aparados da Serra

Aparados da Serra está localizada na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O percurso de bike possui 250 km de paredões verticais repletos de cavernas misteriosas e rochedos impressionantes. Os ciclistas mais corajosos podem desafiar penhascos de até 720 metros de profundidade.

Pelo caminho, é possível encontrar algumas das cachoeiras mais bonitas da região e ainda o belíssimo Parque Nacional de Aparados da Serra, que se destaca pelos campos rupestres, raras orquídeas e bromélias, araucárias e também diversas espécies de aves, jaguatiricas, lobo-guará, entre outros animais.

Conheça nossos pacotes para Aparados da Serra!

Chapada Diamantina

Considerada um dos pontos turísticos naturais mais belos do Brasil, a Chapada Diamantina — localizada no centro da Bahia — é um dos polos de cicloturismo mais visitados no país. Todos os anos, centenas de ciclistas fazem o trajeto de pouco mais de 270 quilômetros da cidade baiana de Lençóis até o Parque Nacional da Chapada da Diamantina. Pelo caminho, várias cidadezinhas com pousadas, cachoeiras, grutas e trilhas mata a dentro, ou seja, cenários impressionantes para todos os gostos.

O charme do cicloturismo até Diamantina, além das belezas naturais, é que os trajetos passam por estradas históricas, como a Estrada do Garimpo que era utilizada para transporte das riquezas do Brasil até os portos. Rios como o Roncador, Coisa Boa e Garapa garantem momentos de descanso para recarregar as baterias. A Adventure Club trabalha com pacotes especiais para o destino, confira aqui.

Bonito 

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um destino perfeito para os amantes de aventura e natureza. Rios com águas cristalinas, vida marinha diversa, aves e outros animais silvestres, cavernas, trilhas, cachoeiras, mergulho, rapel, rafting e tirolesa são alguns dos atrativos.

Em 2013, Bonito recebeu o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo pelo World Responsible Tourism Awards. Isso significa que, embora tenha se tornado um lugar bastante visitado, há um rígido controle e iniciativas de preservação da região. 

Quer fazer uma programação nada óbvia em Bonito? Que tal um roteiro de bike? Confira mais informações sobre essa viagem clicando aqui.

Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, é um verdadeiro legado cultural e gastronômico dos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875. Há mais de 40 vinícolas e pequenas cantinas familiares ao longo da rota rural. 

Bike por Vinhedos

Além dos vinhos e das saborosas massas, a região contempla outros muitos atrativos, como igrejas históricas, cafés, lojas e casas de produtos artesanais. Neste roteiro, você irá pedalar pelos relevos montanhosos de quatro cidades: Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Saiba mais sobre o Vale dos Vinhedos e já comece a programar a sua próxima viagem.

Estrada Real – Cipó a Diamantina

A Estrada Real, antiga passagem de tropeiros e bandeirantes, serviu como principal rota de escoamento de diamantes, ouro e outras preciosidades minerais do Brasil no século XVIII. Hoje, possui em seu trajeto Patrimônios da Humanidade, como Ouro Preto e Diamantina. 

Totem Estrada Real

Este roteiro proporciona uma viagem a importantes cidades históricas da região, pedalando por paisagens e atrativos naturais de uma beleza impressionante, como serras, rios e cachoeiras. Experiência completa de turismo: cultural, rural, ecoturismo e turismo de aventura.

Programe-se para essa aventura exclusiva com a Adventure Club. Saiba mais!

Bertioga – Juquehy

Uma programação perfeita para reunir toda a família em um pedal! Tanto quem já tem experiência na atividade quanto quem está começando vão curtir e aproveitar muito esse cenário envolto em lindas praias no litoral norte de São Paulo. 

Por ser uma área praticamente plana (há uma curta subida antes de chegar em Juquehy que pode ser feita com o carro de apoio), pode-se usar qualquer tipo de bicicleta, até mesmo dobráveis ou sem marcha, desde que em bom estado de funcionamento.

Quer saber mais sobre este roteiro? Aqui você pode conferir todos os detalhes!

Rota Charles Darwin

Neste roteiro, você irá passar por locais onde Charles Darwin esteve e fez descobertas importantes sobre seleção natural, que contribuíram para a sua teoria de evolução das espécies. Em alguns desses lugares, pode-se ver as mesmas construções e paisagens que o naturalista descreveu em seu diário de viagens.

Também irá percorrer o Caminho Niemeyer, em Niterói, um caminho ao longo da orla com diversas obras do famoso arquiteto. As construções, que começaram a ser erguidas em janeiro de 2002, formam o segundo maior conjunto arquitetônico assinado por Niemeyer, depois de Brasília.

Lindíssimas paisagens entre Rio de Janeiro, Niterói, praias de Itacoatiara, Saquarema e Arraial do Cabo também estão inclusas nessa rota de bike. Uma experiência que mistura aventura, natureza, história e conhecimento. 

Ficou com vontade de pedalar pela Rota Charles Darwin? Saiba mais sobre o roteiro!

Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul, foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001. Lá se encontram rochas com mais de um bilhão de anos, centenas de nascentes e cursos d’água, formações vegetais únicas e paisagens de tirar o fôlego.

Além das caminhadas e banhos de cachoeira pelas antigas rotas usadas por garimpeiros, este programa de viagem promove uma experiência única de cicloturismo pelo cerrado brasileiro pedais em single-tracks e estradões que unem os principais atrativos da região. 

Saiba mais sobre essa experiência clicando aqui! 



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.