Dicas de Viagem / Pontos Turísticos

Chapada dos Guimarães: conheça as belíssimas cachoeiras

abr, 27

Localizada no estado do Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães possui mais de 30 mil hectares de uma natureza exuberante e encantadora. A região é considerada um dos pontos mais bonitos do Brasil e cresce a cada ano no ecoturismo nacional.

Além das magníficas trilhas, a Chapada dos Guimarães abriga um circuito de cachoeiras com quedas d’água de tirar o fôlego dos turistas. Uma das mais famosas é a Véu da Noiva, com mais de 80 metros de queda livre, considerada a atração principal do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Esta é a única cachoeira de acesso livre, que o turista pode visitar sem a companhia de um guia.

flickr.com / Antonio Florêncio A cachoeira do Véu de Noiva é formada pelo Rio Coxipó.

A próxima parada do circuito é na Cachoeira Sete de Setembro, menor e mais rasa, e com diversos bancos de pedra. A Cachoeira da Hidromassagem também não é grande, mas é ótima para deixar as águas caírem nas costas e receber uma massagem natural. Ligeiramente maior, com 2,5 metros de altura, a Cachoeira do Pulo tem este nome porque antigamente era permitido pular do seu ponto mais alto. Hoje a prática está proibida, mas o cenário continua incrível.

Outro local que merece a visitação é a Cachoeira do Degrau, cuja formação rochosa se assemelha à uma escadaria descendo pelo rio. A Cachoeira das Andorinhas, por sua vez, tem uma queda de 30 metros e um cenário impressionante, permitindo aos turistas momentos de descontração e descanso em um ecossistema único.

Reprodução / Amazon World A Cachoeira do Pulo possui uma sequência de degraus onde o último é uma queda d’água de aproximadamente 4m, que cai em um poço profundo.

A Cachoeira Independência fecha o circuito com uma queda de 50 metros, que é tão forte a ponto de o acesso para banhistas ser vetado por questões de segurança. De qualquer maneira, vale a pena tirar boas fotos e guardar na lembrança mais este pedaço de paraíso natural da Chapada dos Guimarães.

Ficou interessado em conhecer essas belíssimas cachoeiras? Então, confira nossos pacotes de viagem para a Chapada dos Guimarães.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *