Adventure Club
+55 11 5573-4142
Blog / Ecoturismo

Dicas de trilhas paradisíacas no Brasil para o feriado de novembro

out, 04

Quem gosta de fazer trilhas está sempre em busca de um novo caminho para desbravar — seja em meio às montanhas, em praias ou em regiões com cachoeiras. No Brasil, opções não faltam, não é? Há infinitos lugares com paisagens paradisíacas, vistas espetaculares e uma energia sem igual.

Com o feriado de novembro se aproximando, a procura por esses lugares está ainda mais em evidência. Afinal, nada melhor do que aproveitar esses dias offline para realmente se desligar e se conectar com a natureza, respirar ar puro, praticar atividade física e, de quebra, conhecer um novo destino.

Você que ainda não sabe para onde ir no feriado, não se preocupe! Com as nossas dicas de viagem, sua programação estará garantida!

Serra do Cipó, em Minas Gerais

A Serra do Cipó, localizada na região da Serra do Espinhaço, é um lugar repleto de belezas naturais e riquíssimo em termos de biodiversidade. Seu relevo acidentado descortina lugares que vão dos vales aos campos, sendo toda a região entrecortada por inúmeros ribeirões e córregos, cujas águas formam diversas cachoeiras.

Não é um destino muito indicado para descansar, já que o legal de lá é justamente a programação cheia de trilhas e cachoeiras. Mas não se preocupe quanto ao grau de dificuldade! Há opções de caminhadas curtas, longas, leves e pesadas; por isso, a Serra do Cipó é um lugar que costuma agradar e atender bem todos os públicos. 

Confira detalhes do roteiro

Pirenópolis, em Goiás

Pirenópolis é uma pequena cidade do interior de Goiás que conserva seu aspecto antigo e bucólico em um ambiente de extrema beleza natural. Como principais atrações, estão o centro histórico, tombado como Patrimônio Nacional, as cachoeiras, as serras e os mirantes em meio ao cerrado.

Em razão das suas condições geográficas que favorecem a prática de atividades na natureza, a cidade tem se destacado pelo forte potencial em turismo de aventura, atraindo muitos esportistas, como ciclistas e montanhistas. Mas, além disso, a cidade ainda é conhecida por suas festas, eventos e gastronomia — que é um atrativo à parte. 

Confira detalhes do roteiro

Serra do Roncador, no Mato Grosso

De nome curioso, a Serra do Roncador tem seu marco inicial na cidade de Barra das Garças, no Mato Grosso, e finda na Serra do Cachimbo, ao norte do Pará. É um destino recheado de histórias, lendas, fábulas e misticismo, além de grande riqueza biológica e belezas naturais das mais variadas. 

Por toda sua extensão, entre seus planaltos formados por imponentes e vistosas rochas, suas cavernas, milenares inscrições rupestres e lagos subterrâneos da mais surpreendente cor azul turquesa, a Serra do Roncador está aberta a receber aqueles que não dispensam uma boa dose de aventura e experiências inusitadas.  

Confira detalhes do roteiro

Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Conhecer Aparados da Serra de bike é uma experiência imperdível! Primeiro porque tanto o Parque Nacional de Aparados da Serra como o Parque Nacional da Serra Geral detém uma paisagem ainda pouco conhecida entre os brasileiros: os cânions. É lá, inclusive, que se encontra o maior cânion da América Latina (o Cânion Fortaleza) e o famoso Cânion Itaimbezinho.


Isso sem citar as florestas de araucária, Mata Atlântica, Pampas gaúchos e rios cristalinos que formam toda a paisagem ao redor. E é justamente com o objetivo de conhecer essas belezas naturais de perto, com muita aventura e diversão, que este roteiro misturando trekking e bike foi criado.    

Confira detalhes do roteiro

Trekking Canastra – Babilônia, em Minas Gerais

Para quem já conhece os principais pontos da Serra da Canastra e quer se desafiar e aproveitar ao máximo as belezas da região, o Trekking Canastra – Babilônia é uma ótima opção. Este roteiro oferece momentos de verdadeira conexão com o lugar e sua natureza tão preservada, com as pessoas e a cultura.

Será uma caminhada de três dias e duas noites acampando no alto da Serra da Babilônia, um lugar remoto da Canastra, passando por rios, subidas íngremes, solos irregulares e cachoeiras — com a oportunidade ainda de contemplar um belíssimo pôr-do-sol e um céu super estrelado! 

Confira detalhes do roteiro

Essas são as nossas sugestões para quem está à procura de roteiros que contam com trilhas paradisíacas. Mas se esse não é o intuito da sua viagem, olha o que vem por aí! Trouxemos como bônus outras programações incríveis para você curtir o feriado de novembro.

Confira mais 3 opções de viagens para você curtir o Feriado 2 de novembro, o Feriado 15 de novembro ou o Feriado 20 de novembro. Você escolhe!

Navegação MV Desafio: Maguari Expedition, no Amazonas

Se conhecer a Amazônia por si só já é uma experiência inesquecível, imagine a bordo de um barco que mais parece um hotel de charme! Com apenas 12 cabines e o mais alto padrão de serviço disponível na região, o MV Desafio é ideal para aqueles que querem conhecer a Amazônia com privacidade, conforto e intimidade na companhia de um punhado de novos amigos.

Os cruzeiros partem de Manaus e durante quatro dias visitam o Arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, seus igarapés (canais dos rios permanentes) e igapós (canais fluviais não permanentes). O cruzeiro também inclui explorações diárias e atividades em barcos motorizados na selva, bem como uma cozinha amazônica servida no restaurante panorâmico. Há muito para experimentar!

Confira detalhes do roteiro

Volunturismo na Chapada dos Veadeiros, em Goiás

As expedições de ecoturismo de base comunitária e voluntariado são oportunidades de conhecer biomas paradisíacos, pessoas incríveis e histórias inspiradoras, ajudar no desenvolvimento socioeconômico de comunidades brasileiras e ressignificar a relação que temos com o nosso país. Certamente, uma experiência transformadora.

Neste roteiro, nosso destino será a Chapada dos Veadeiros, um lugar com beleza natural e riqueza cultural inestimáveis. Algumas das atrações que serão visitadas são o Vale da Lua, a trilha Saltos do Rio Preto e a Cachoeira da Loquinhas, cartões-postais e paradas obrigatórias para quem visita a Chapada dos Veadeiros. 

Confira detalhes do roteiro

Serra da Capivara, no Piauí

A maior concentração de sítios arqueológicos atualmente conhecida nas Américas está localizada no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí — dado que lhe conferiu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1991, e o apelido carinhoso de “Disneylândia da Pré-História” por seus moradores e visitantes.

Seus atrativos arqueológicos são, sem dúvidas, o grande destaque do local e o principal motivo que atrai os turistas e pesquisadores. No entanto, não para por aí… A região é também propícia para a observação da fauna e flora da caatinga, trilhas ecológicas, passeios de bike, escaladas e rapel, cavernas, grutas e muitas outras atrações! 

Confira detalhes do roteiro


Gostou das nossas dicas de viagem para o feriado de novembro?

Além de conhecer um novo lugar e viver uma nova experiência, ao viajar pelo Brasil você ajuda a fortalecer as comunidades locais que trabalham exclusivamente com o turismo e tiveram suas atividades interrompidas durante a pandemia. Fale com um dos nossos consultores e programe agora mesmo a sua próxima viagem!



Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler

    Fale por Whatsapp

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.