Skip to main content
search

Em um país tão grande e diverso como o Brasil, as oportunidades de viagens vão muito além dos destinos turisticamente famosos no cenário nacional.

Nesta matéria, você irá descobrir lugares brasileiros que fogem das rotas turísticas tradicionais e que proporcionam aos seus visitantes experiências autênticas – sejam elas culturais, gastronômicas, de aventura ou na natureza. Confira a seguir!

Na contramão do circuito turístico tradicional: 14 destinos pouco conhecidos no Brasil que você precisa visitar

Parque do Cantão – Tocantins

Conhecido como “o segredo mais bem guardado” da região norte do Brasil, o Parque do Cantão é um lugar totalmente único em termos de biodiversidade por estar localizado na zona de transição entre o Pantanal, o Cerrado e a Floresta Amazônia. É um destino que proporciona imersão na natureza, com atividades que variam entre trilhas, passeios de barco, observação da fauna e flora e circuitos de arvorismo.

Parque Nacional do Cantão, no Tocantins, aparece na lista de destinos pouco conhecidos no Brasil

Ilha do Bananal – Tocantins

Com uma área de aproximadamente de 20 mil km², a Ilha do Bananal é considerada a maior ilha fluvial do mundo. Assim como o Parque do Cantão, a Ilha do Bananal está localizada em uma zona de transição e, dessa forma, apresenta uma biodiversidade riquíssima. Os visitantes podem fazer trilhas, avistar muitas espécies de aves e vivenciar as tradições da cultura local. Sugestão de roteiro: Parque do Cantão e Ilha do Bananal

Ilha do Bananal, no Tocantins

Serra da Capivara – Piauí

O Parque Nacional Serra da Capivara é considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO em razão da sua importância histórica e arqueológica. A região abriga o maior conjunto de sítios arqueológicos do Brasil e uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos do mundo por quilômetro quadrado. Além de seu valor histórico e cultural, o parque tem paisagens naturais fascinantes formadas por montanhas, vales, cânions, cavernas e vegetação típica da Caatinga.

Serra da Capivara, no Piauí

Serra das Confusões – Piauí

Na lista de destinos pouco conhecidos no Brasil, aparece outro refúgio piauiense: o Parque Nacional Serra das Confusões. A região se destaca por sua exuberante diversidade geológica e biodiversidade, abrigando formações rochosas espetaculares e uma fauna única. No destino, os visitantes podem fazer trilhas, observar aves e animais, contemplar as paisagens deslumbrantes e visitar sítios pré-históricos pouco conhecidos. Sugestão de roteiro: Serra da Capivara e Serra das Confusões.

Serra das Confusões, no Piauí, aparece na lista de destinos pouco conhecidos no Brasil

Ponta do Corumbau – Bahia

A Ponta do Corumbau é um dos tesouros mais bem guardados da Bahia. Ainda pouco conhecida pela dificuldade de acesso, próxima ao Monte Pascoal, na Costa do Descobrimento, a praia de areia dourada e água cristalina, rodeada por coqueirais e falésias, oferece um refúgio tranquilo e reservado para os visitantes. O destaque do local é a estreita faixa de areia que se forma na maré baixa, deixando o cenário ainda mais impressionante. 

Parque Nacional de Anavilhanas – Amazonas

Localizado no coração da Amazônia brasileira, o Parque Nacional de Anavilhanas é detentor do título de segundo maior arquipélago fluvial do mundo. O local tem paisagens distintas ao longo do ano: no período de seca, formam-se as belas praias; no período de chuvas, formam-se os incríveis igapós. Dentre as atividades, é possível curtir trilhas terrestres e aquáticas, observar a fauna e flora, fazer escalada em árvores e contemplar o arquipélago em um voo panorâmico. 

Anavilhanas, na Amazônia

Nobres – Mato Grosso

Nobres é outro destino incrível para quem deseja se conectar com a natureza. O local, que vem se destacando no ecoturismo, oferece muitas opções de atividades em meio às suas belas paisagens naturais. Os rios cristalinos repletos de peixes deixam o convite aberto para uma experiência de flutuação. Já as grutas e cachoeiras podem ser o ponto final de uma trilha ecológica em que se pode aprender muito sobre a flora da região. 

Nobres, no Mato Grosso

Monte Roraima – Roraima

Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, o Monte Roraima se destaca de outras montanhas pelo seu formato, conhecido como “tepui”: um tipo de relevo em forma de mesa, com paredes verticais altas e topo plano. Além de seu formato, o Monte Roraima se diferencia de outras formações rochosas pela quantidade de atrativos que abriga. Há cachoeiras, piscinas naturais, mirantes e até um campo coberto por cristais. 

Monte Roraima, na divisa entre Brasil, Venezuela e Guiana

Chapada das Mesas – Maranhão

A Chapada das Mesas encanta os visitantes com suas paisagens exuberantes de cânions, chapadões, rios, cachoeiras, piscinas naturais e diferentes formações rochosas. O local oferece muitas opções de atividades ao ar livre, como trilhas, mergulhos e rapel, além de contato com um Cerrado super preservado e oportunidade de avistar animais silvestres e frutas exóticas. A Chapada das Mesas é um dos destinos pouco conhecidos do Brasil que precisa ser mais desbravado.

Chapada das Mesas, no Maranhão

Aparados da Serra – Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Aparados da Serra é um território entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que abriga desfiladeiros profundos e cânions imponentes, como o Itaimbezinho – o mais famoso da região. A área compreende o Parque Nacional de Aparados da Serra, um local propício para quem gosta de curtir clima de montanha, fazer trilhas, pedalar, apreciar belas paisagens naturais e estar perto de pessoas muito receptivas.

Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Cânion do Xingó – Alagoas e Sergipe

Quase finalizando a nossa lista de destinos pouco conhecidos no Brasil, aparece o Cânion do Xingó, que pode ser visitado a partir de Alagoas ou Sergipe. O local, também conhecido como Cânion do rio São Francisco, pode ser visitado por meio de um passeio de catamarã que chega até os paredões de rochas alaranjadas e depois a uma grande piscina natural onde é possível nadar.

Alter do Chão – Pará

Alter do Chão, no coração da Amazônia paraense, encanta com suas praias de água doce e areia dourada, como a Ilha do Amor. É um destino bastante conhecido na região Norte, porém ainda não tão popular em outras regiões do país. É um lugar tranquilo e acolhedor que proporciona contato com a natureza, com a cultura ribeirinha e a culinária típica local. Normalmente, os roteiros para Alter do Chão envolvem navegação pelas águas dos rios Tapajós e Arapiuns.

Alter do Chão, no Pará

Sugestão de leitura: Alter do Chão: o lugar que te convida a apreciar o momento presente

Vale Europeu – Santa Catarina

O Vale Europeu é uma região catarinense que engloba diversos municípios, como Blumenau, Pomerode, Rodeio e Nova Trento. O grande atrativo local é a rica herança cultural deixada pelos imigrantes europeus, observada na arquitetura, gastronomia, música e dança. Mas, além das atrações culturais, o circuito surpreende pelas suas incontáveis belezas naturais e experiências de aventura, como rapel, ciclismo, balonismo, canionismo, rafting e tirolesa.

Cicloturismo pelo Vale Europeu

Pirenópolis – Goiás

Pirenópolis é uma pequena cidade com ruas de paralelepípedos e casarões coloniais preservados. Localizada em meio ao Cerrado, rodeada por serras e cachoeiras deslumbrantes, “Piri”, como é carinhosamente chamada, mantém uma atmosfera bucólica e acolhedora. Os festivais culturais da cidade são bastante conhecidos na região e atraem visitantes que buscam descansar, estar em contato com a cultura local e se refrescar com um delicioso banho de cachoeira.

Pirenópolis, Goiás

Conhece algum desses destinos? Se sim, conta pra gente aqui nos comentários! 

E se ficou com vontade de conhecer, entre em contato com a nossa equipe para planejar a melhor experiência de acordo com o roteiro e as atividades que você busca. Será um prazer te levar para algum dos recantos mais bonitos do Brasil!

Deixe um comentário

Close Menu