Skip to main content
search
persepolis

Persépolis é um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo.

Quem não se lembra do personagem Indiana Jones quando o assunto é arqueologia? O que pouca gente sabe é que visitar sítios arqueológicos não é apenas para aventureiros em busca de relíquias: o turismo arqueológico, por meio de viagens culturais, permite conhecer ruínas antigas e a história de seus povos.

Um dos exemplos mais enriquecedores e exóticos de turismo arqueológico é o das antigas cidades da civilização persa. Criado há cerca de 6 mil anos, na região onde hoje fica o Irã, o Império Persa foi um dos maiores da Antiguidade.

portão de xerxes

Portão de Xerxes.

Foi durante o domínio Persa que se ergueu uma das mais antigas e importantes metrópoles do mundo: Persépolis. A então capital foi invadida e incendiada em 323 a.C. por Alexandre “o Grande”, e redescoberta em 1930. Localizado ao sul do Irã, Pesépolis é hoje um importante sítio arqueológico, que pode ser apreciado por turistas de todo o mundo.

A 70 quilômetros das ruínas de Persépolis, a cidade de Shiraz é um sítio arqueológico que remete à Idade Média. Seus jardins encantam pela variedade e beleza, enquanto os mausoléus homenageiam dois famosos poetas: Sa’adi (1213-1293) e Schams od-Din Mohammed (1327-1390). A arquitetura luxuosa é repleta de espelhos d’água e inscrições de poemas.

Em Shiraz o visitante ainda encontra artesanato local que remete à história do Império Persa: tapetes tecidos com fios de lã ou seda, objetos de ouro, couro, roupas, livros, entre muitos outros itens. Além disso, o turista que explora Shiraz tem a oportunidade de apreciar a culinária local em restaurantes de alta qualidade.

Ruínas Persépolis

Ruínas de Persépolis.

Pasárgada é outro sítio histórico que vale a pena conhecer. As ruínas turísticas incluem a Prisão de Salomão, o grande túmulo do Rei Ciro e o portão de Xerxes. A seis quilômetros dali, em Naqsh-e-Rustam, estão os túmulos dos antigos reis: Dario o Grande, Dario II, Xerxes I e Artaxerxes I, além do sarcófago do profeta Zoroastro.

Deixe um comentário

Close Menu