Skip to main content
search
tapetes persa enrolados

Considerado um dos maiores da história, o Império Persa deixou diversas heranças culturais que duram até hoje.

Responsáveis por um dos maiores impérios da antiguidade, os persas dominaram uma área total de 8 milhões de km², controlando a região onde hoje fica o sul do Irã, Cazaquistão, Turquia e partes da Índia. Para efeitos comparativos, o grande império romano teve “apenas” 6 milhões de km² de terras sob seu domínio.

Com uma política expansionista, os persas aumentaram seu território rapidamente, sem arrasar aldeias e sempre respeitando as crenças e tradições dos povos que viviam nas terras conquistadas. Graças a essa atitude, a expansão territorial foi melhor aceita, facilitando a proliferação de importantes elementos da cultura persa.

Heranças da Civilização Persa

tapete persa

Hoje considerado item de luxo, o tapete persa servia para aquecer o corpo no inverno.

Quem nunca ouviu falar dos famosos tapetes persas? Parte do imaginário popular sempre que o assunto é bom gosto e sofisticação, até hoje os tapetes persas são valorizados por seu estilo de tecelagem e valor cultural. Apesar de ser considerado um item luxuoso, a origem do tapete persa é bastante humilde: tratava-se de um acessório necessário para aquecer o corpo durante os invernos rigorosos.

Os principais materiais utilizados para a confecção do tapete persa são algodão, lã e seda, e os desenhos em cores vivas são geralmente inspirados em insetos, plantas e outros itens da natureza. Dentre as representações mais conhecidas aplicadas nos tapetes persas, destaque para a “árvore da vida”, que simboliza a fertilidade e liga o homem à natureza e ao divino.

Em geral, os artistas mais conceituados utilizam ferramentas simples durante todo o processo de confecção — como tesouras, facas, agulhas e pentes. Esses trabalhos são muito valorizados, já que trazem detalhes incríveis, com inscrições do Alcorão, dedicatórias, versos e até informações técnicas de onde e quando o tapete foi produzido.

Gato persa

O persa é, sem dúvida, uma das mais famosas raças de gato ao redor do mundo. Sua popularidade é justificada especialmente pela grande diferença em relação às outras raças: o gato persa é um animal que se caracteriza pelo focinho achatado e pelagem sedosa, abundante e comprida.

Além disso, esta é uma raça muito silenciosa, de miado baixo e que costuma ser bastante carinhosa e apegada ao dono. A popularização do gato persa aconteceu por volta do século XVII, quando um viajante italiano passou pela Pérsia e ficou encantado com os belos gatos que andavam pelas ruas da região. Levados à Itália, os felinos rapidamente conquistaram as pessoas de todo o continente europeu.

Deixe um comentário

Close Menu