Curiosidades

Aurora Boreal — O que, Como, Quando e Onde Acontece?

jan, 11

“É como sonhar de olhos abertos”. Se eu precisasse definir a Aurora Boreal, é assim que eu o faria. O espetáculo de cores no céu noturno é um verdadeiro presente para quem ama a natureza e quer construir lembranças marcantes.

O que é Aurora Boreal?

Indo além da minha definição — um pouco mais emotiva — sobre este fenômeno, a Aurora Boreal nada mais é do que o resultado de explosões solares atingindo a magnetosfera — campo magnético que protege o nosso planeta.

Imagine a Terra envolta por este campo. Com esta camada protetora, fica mais fácil entender porque existe vida por aqui. Afinal, se os raios solares nos atingissem diretamente, não estaríamos vivos. Ou melhor, caso isso ocorresse, sequer existiríamos.

Quando as explosões naturais do sol são trazidas para o nosso planeta por meio dos ventos solares, elas atingem a magnetosfera e este contato com os átomos da nossa atmosfera causa uma reação física e química. O resultado é o belo espetáculo que podemos ver em alguns locais do mundo e em períodos específicos.

Quando e para onde ir?

O hemisfério Norte é o afetado por este fenômeno e, portanto, é para onde as pessoas mais desejam ir a fim de apreciar um céu fora do comum.

Entre os países onde é possível ver a Aurora Boreal, podemos citar Alasca, Canadá, Escócia, Islândia, Finlândia, Groenlândia, Noruega e Rússia.

O período que ocorre é o inverno, quando as noites são longas. Pesquise bastante sobre o destino desejado, a fim de escolher o melhor. Porém, o que vale para a maioria dos citados é o período de janeiro a março, quando o céu está mais limpo e a beleza das cores poderão ser vistas a olho nu.

Groelândia

Baleias, ursos polares, muskoxens e belezas incríveis estão na Groenlândia. Que tal optar por este local?

Noruega

Este é um dos destinos mais buscados por quem deseja ver a Aurora Boreal. Já imaginou conhecer a Noruega e poder ver baleias e o fenômeno solar no céu de inverno?

Islândia

Na Islândia você poderá se sentir em um filme. O cenário é belíssimo, a arquitetura encanta com a delicadeza tão particular, a natureza chama atenção com a neve, as estruturas rochosas e, claro, com a Aurora, um espetáculo à parte. Aproveite o feriado do carnaval e vá em busca de uma das visões mais lindas que terá na vida!

Canadá

Você sabia que existem muitos lugares no Canadá onde é possível avistar a Aurora Boreal? O melhor deles, portanto, fica no território de Yukon, na cidade de Whitehorse, próximo ao Alasca (EUA).

Para observar o fenômeno, existem tendas e cabanas aquecidas, tudo para que a sua experiência seja a melhor possível!

Conte com o apoio da Adventure Club e desafie-se a viver essa aventura!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você também pode gostar de ler