Skip to main content
search

O Holi, também chamado de Festival das Cores, é uma das celebrações mais famosas da Índia. O evento marca o fim do inverno e o início da primavera, que é recebida com música típica Rajasthani, flores, alegria e muitas cores. 

Holi Festival das Cores Índia

Nesse dia, pessoas de todas as idades e em todas as partes do país ocupam as ruas e festejam juntos. A tradição se baseia em comemorar a vitória do bem sobre o mal, espalhando felicidade, amor, união e perdão. Embora o festival seja hindu, ele também se tornou popular entre os não-hindus. 

Qual a origem do Holi Festival das Cores Índia?

Diz a lenda que o rei Hiranyakashyap não podia ser morto por nenhum homem ou animal e por isso ordenou que todos o adorassem como um deus; o único deus. Porém, seu próprio filho, Prahlad, foi contra essa regra, uma vez que adorava Vishnu, um dos três principais deuses do hinduísmo. 

Como forma de impor respeito e punir seu filho pela desobediência, o rei pediu à sua irmã, Holika, que queimasse o jovem. Holika, então, enganou Prahlad, o levando para uma pira, mas Vishnu apareceu para o salvar. Segundo algumas versões da lenda, o pai, Hiranyakashyap, foi morto no lugar de Prahlad. Em outras; a tia, Holika.

Por esse motivo, o festival começa com a tradicional fogueira de Holika. Saiba mais a seguir! 

Como é celebrado o Holi Festival? 

O festival se inicia na noite anterior, com a fogueira de Holika. Nesse momento, as pessoas fazem um ritual pedindo para que todo o mal (em representação a Hiranyakashyap e Holika) seja destruído e substituído pelo bem (Prahlad). O horário para acender o fogo pode variar de uma região para outra, mas nunca acontece antes do pôr do sol. 

Na manhã seguinte, no dia oficial do Holi Festival, as cores tomam conta das ruas.

Holi Festival das Cores Índia

Toda, ou quase toda, a população sai de suas casas e brincam entre si, jogando pó colorido e camadas de tinta, como símbolo à alegria, ao bem e às boas energias. Além das cores e flores, diversos sabores tradicionais são preparados, como gujiya, um bolinho doce frito, o mathri, um tipo de biscoito, e uma bebida à base de leite. 

Quando acontece o Holi Festival das Cores? 

O Holi é comemorado de acordo com o calendário hindu, no mês de Phalguna, entre fevereiro e março, no dia da lua cheia. 

Como é viajar para a Índia durante o Holi Festival?

A Índia é um país que naturalmente esbanja tradições ricas em experiências religiosas e reflexões sobre a existência humana. Na época em que acontece o Holi Festival, essas experiências ganham ainda mais significado. 

Como o país é enorme e com uma cultura bem diversificada, o festival acaba ganhando características e rituais diferentes em cada região. Um lugar muito especial para vivenciar esse momento é Udaipur, onde a festa toma grandes proporções e faz com que a pluralidade cultural do país seja intensamente sentida.

Holi Festival das Cores Índia

Ficou com vontade de viver essa experiência?

Confira o nosso roteiro Índia: Festival das Cores (Holi) ou, se preferir, entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

Deixe um comentário

Close Menu