Skip to main content
search

Tradicionalmente, quando pensamos no Irã, logo nos vem à cabeça as notícias e imagens de noticiários envolvendo violação de direitos humanos, radicais islâmicos, posições políticas extremas etc.

Obviamente que esse é apenas um estereótipo, uma vez que, para muito além das notícias, a antiga Pérsia é um tesouro raro da civilização e do pensamento humano, local de onde brotaram conceitos decisivos e que influenciaram todo o mundo ocidental, principalmente nos campos da matemática, literatura e da filosofia.

Para os turistas, cidades históricas transformadas em ruínas como Persépolis, Pasárgadae Tchogha Zanbil são pontos turísticos obrigatórios. E, por falar em histórico, que tal conhecer as espetaculares madrasas e mesquitas de Shiraz e Isfahan, dois destinos também considerados imperdíveis e que concentram turistas de todas as partes do mundo.

A enorme mesquita Jumeh Mosque, localizada no centro da cidade, também merece uma visita. Assim como a cidade de Abyaneh, um dos mais antigos vilarejos do Império Persa, de onde ainda é possível vivenciar de perto algumas das mais notórias tradições daquele período.

Irâ, Mesquita Nasir Ol Molk

Além disso, vale destacar que o Irã é um país extremamente grande, que se estende do Golfo Pérsico ao Mar Cáspio, sendo, hoje, o segundo maior exportador de petróleo do mundo, atrás somente da vizinha Arábia Saudita.

Para os turistas de primeira viagem, algumas dicas são bastante importantes, principalmente porque o Irã é um local onde as tradições e a cultura peculiar são levadas muito a sério pelos cidadãos.

Dessa forma, há um código de conduta que precisa ser seguido pelos turistas, mais especificamente no que se refere aos vestuário. Isso porque há a polícia moral no Irã, e o
descumprimento das regras pode causar transtornos aos turistas. Portanto, muita atenção:

– Homens não devem usar camisetas que contenham imagens profanas, e nem mesmo usar bermudas ou shorts.

– Mulheres devem usar roupas largas até os joelhos, evitar o uso de maquiagens e cobrir pernas, braços e cabelos.

Quer embarcar nessa experiência? Conheça os roteiros de viagem para o Irã.

Deixe um comentário

Close Menu