Skip to main content
search

Uma paisagem verdadeiramente espetacular, vales muito profundos cercados por araucárias, sendo alguns com mais de 900 metros de altura, incríveis quedas d`água de mais de 700 metros, um delicioso clima frio e úmido típico do local, com destaque para a névoa que envolve toda a região e dá um charme ainda maior para esse cenário incrível que concentra os cinco maiores cânions de todo o Brasil.

O Parque Nacional de Aparados da Serra foi criado em 1959. Todavia, as verdadeiras estrelas dessa área de preservação ambiental são os cânions que lá começaram a se formar há mais de 130 milhões de anos atrás.

Segundos especialistas, a formação dos cânions se deu há mais de 130 milhões de anos, por meio de um intenso derrame de lava na região, lava essa que formou uma intensa crosta. Com a ruptura da crosta, formaram-se bordas bastante afiadas, que parecem ter sido esculpidas à mão, formando assim os impressionantes cânions de Aparados da Serra.

  • Cânion Itaimbezinho

O Itaimbezinho está localizado a 18 km da cidade de Cambará do Sul, e trata-se do maior cânion do Parque, com mais de 5,8 km de extensão. Muitas são as trilhas que levam até suas bordas, de onde, em dias claros, é possível visualizar até mesmo o litoral gaúcho.

Além disso, o Itaimbezinho é também o maior Cânion da América do Sul, com quase 6 km de extensão total, largura total de mais de 600 metros e com mais de 720 metros de altura, coberto por uma vegetação baixa e bastante bela de pinheiros nativos. É do Cânion Itaimbezinho que também despenca a “Cachoeira das Noivas”

Realização de atividades diversas são bastante comuns nesse cânion, com destaque para caminhadas, escaladas, passeios off road, bike, trilhas ecológicas, além de poder avistar animais silvestres típicos da região.

  • Cânion Fortaleza

O Cânion Fortaleza impressiona pela imponência de suas dimensões, sendo ele o segundo maior cânion do país, com 7,5 km de extensão, 1500 metros de largura e mais de 900 metros de profundidade.

Além do cenário de belezas naturais impressionantes, destaca-se as muitas possibilidades de práticas de esportes de aventura, tais como passeios off-road, cavalgadas, caminhadas, trekking, mountain bike, trilhas ecológicas, entre outros.

  • Cânion Malacara

O Cânion da Malacara, localizado entre os cânions da Fortaleza e do Itaimbezinho, compõe parte do complexo de cânions da Serra Geral, diferenciando-se por ainda estar praticamente intocado e desprovido de infra-estrutura. Seu acesso se dá por meio de trilhas, em percurso de cerca de 6 km, com presença de lagoas, rios e cachoeiras.

Deixe um comentário

Close Menu