Skip to main content
search
Texto escrito por Eliane Leite, Diretora da Adventure Club

Nesse mês de Junho eu recebi um convite muito especial… Voltar para um lugar que eu amo, que é Minas Gerais, mas dessa vez para conhecer o Ibiti Projeto.

Muito verde, atividades na natureza, comida típica de fazenda, valorização da comunidade local, preservação do meio ambiente, receptividade, sofisticação e um aconchego fora do comum. É… eu já sabia que Ibitipoca tinha uma estrutura totalmente diferenciada, mas somente estando lá para realmente entender a grandiosidade que existe por trás do projeto.

Conhecendo o Ibiti Projeto

O Ibiti Projeto

O Ibiti Projeto (antes chamado Reserva do Ibitipoca e depois Comuna do Ibitipoca) teve início em 1984 com a compra da Fazenda do Engenho. Hoje, a área abrange aproximadamente 6.000 hectares, dos quais 98% estão em processo de ReWild.

O Ibiti é muito mais do que uma hospedagem. É um projeto experimental focado no ser humano e no meio ambiente, com iniciativas voltadas à produção orgânica, preservação ambiental, reconexão com a natureza, contato com a cultura local, integração total da comunidade e troca de experiências. 

Por que visitar o Ibiti Projeto?

O que mais me encantou no Ibitipoca é que a todo momento temos nossos sentidos apurados. É o cheiro da lenha, o som dos pássaros, os sabores da cozinha, a música ambiente, a luz natural do amanhecer ao entardecer, a cama quentinha, as paisagens, o carinho, o afeto, o abraço… Acho que é exatamente isso, você se sente o tempo todo abraçado. 

É como se todo mundo fizesse parte do projeto. Os hóspedes, os guias, os chefes de cozinha, os responsáveis pela limpeza e organização, o pessoal da recepção, da manutenção… Todo mundo muito capacitado, mas mais importante que isso, com o olhar muito apurado para tornar cada pequeno detalhe da estadia uma grande surpresa.

Por onde você anda, tem um toque especial: uma frase na cabeceira da cama, um docinho deixado no quarto como agrado, uma placa no meio da trilha com uma mensagem inspiradora, um sorriso largo de bom dia sempre acompanhado do cuidado em saber se você precisa de algo… Enfim, há um trabalho em equipe muito bonito e minucioso, pensado e construído do “micro” ao macro.  

Por que visitar o Ibiti Projeto?

Falando sobre as hospedagens… 

Você pode escolher entre os três conceitos de hospedagem do Ibiti:

1. Engenho: sofisticação, exclusividade e mineiridade.

2. Village: minimalismo, interação com a comunidade e oportunidade de conhecer os projetos.

  • O que fazer?

Trilhas, cachoeiras, aulas de yoga, passeios a cavalo, experiências gastronômicas, atividades wellness – massagens, práticas de yoga e meditações -, cinema, experiência life school (escola experimental para comunidades pequenas) e visita ao projeto Muriqui.

3. Remote: imersão na natureza, isolamento e aventura.

  • O que fazer? Trilhas de bike, caminhadas, passeios de bike, passeios a cavalo, contato com a natureza.

Dica: para que a sua imersão seja completa, sugerimos que você mescle sua estadia entre os três conceitos de hospedagem (Engenho, Village e Remote) e usufrua de diferentes experiências culturais, gastronômicas e naturais.

O que experienciar no Ibitipoca? 

Como você pôde perceber, não faltam opções de atividades para fazer no Ibitipoca.

Trilhas, mirantes, passeios a cavalo, circuitos de bike*, experiências gastronômicas, massagens, práticas de yoga e meditações, programas culturais, como o Cine Mazzaropi e o Cine Paradiso, birdwatching e contemplação de obras de arte a céu aberto são algumas das experiências que o Ibitipoca oferece. O legal é que você pode montar a sua programação de acordo com seu perfil e seus interesses. 

Legal saber: além da bike comum, o Ibiti oferece a e-bike, ou bicicleta assistida, para incentivar os hóspedes a percorrerem trajetos que provavelmente fariam de carro. Mas, se você preferir, também é possível percorrer os caminhos em carros 4×4. 

O que experienciar no Ibitipoca?

Conheça algumas iniciativas do Ibiti

1. Projeto Refauna

O Ibiti Projeto obteve licenças governamentais para a reintrodução de diversas espécies da fauna, como Jacutinga, Macuco, Anta e Arara Vermelha, como estratégia para restaurar o próprio ecossistema e reverter a perda de biodiversidade. O programa está em andamento.

Além disso há também o Projeto ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres) e o Santuário São Francisco de Assis, um amplo espaço cercado para receber animais da fauna silvestre brasileira, que está em processo de licenciamento.

2. Projeto Muriqui

Iniciativa que busca aumentar e proteger a população de muriquis-do-norte. Na Muriqui’s House, mata com nascente e área reflorestada, encontram-se folhas de preferência alimentar dos muriquis, troncos, galhos, pontes e cipós para eles se exercitarem, além de uma comunicação direta com a mata cercada.

3. Eco Print

Movimento de neutralização de pegada de carbono (emissão de gases de efeito estufa) por meio da adoção de áreas do Ibiti Projeto que se encontram em processo de regeneração natural. O projeto começou com a Mata dos Comuneiros, que ocupa um hectare e neutraliza a pegada ambiental dos funcionários e colaboradores.

Conheça algumas iniciativas do Ibiti Projeto

Algumas ações sustentáveis adotadas pelo Ibiti:

  • Reutilização de madeira de demolição
  • Telhas antigas de barro
  • Forros de bambu
  • Fossas de bananeiras
  • Energia solar para boilers e cerca elétrica
  • Lâmpadas de LED
  • Separação dos resíduos
  • Reutilização de sacos de ração, embalagens, esterco, garrafas de vidro
  • Produtos orgânicos
  • Doação de alimentos para comunidades

Os contrastes na mais perfeita sintonia

Outro ponto muito interessante do Ibitipoca é observar como os contrastes por lá andam lado a lado na mais perfeita harmonia. 

De um lado, você pode provar uma saborosa culinária vegana; do outro, a autêntica e tradicional gastronomia mineira. Ao mesmo tempo em que você sente a mais pura simplicidade rural, você usufrui de uma sofisticada experiência de hospedagem.

Burning Man Ibiti Projeto

E se a decoração é tradicional, basta caminhar um pouco para se deparar com enormes e impactantes esculturas de ferro vindas diretamente de um dos festivais mais criativos e inusitados do mundo, o Burning Man. São sete esculturas no total, representando alegria, humildade, paz, reverência, arrebatamento, iluminação e oração. 

Ibitipoca: gentileza, gratidão, generosidade, excelência e espiritualidade

Muitas vezes, quando visitamos um destino nacional, escutamos ou até mesmo falamos “nem parece que é Brasil”. Sim, parece e é! O Brasil é natureza, gentileza, paisagens surpreendentes, clima amistoso, riqueza cultural, música, dança, sabores marcantes, sentidos aguçados e muita gente do bem. 

Conheça o nosso roteiro para Ibitipoca e venha viver uma experiência cheia de propósito! 

Ibiti Projeto Ibitipoca

Deixe um comentário

Close Menu