Skip to main content
search

Visitar uma gruta é uma experiência única e que nos aproxima ainda mais do que a natureza brasileira tem de melhor

Cada vez mais as pessoas estão procurando passeios mais criativos e que as coloquem em contato real com a natureza. Um bom exemplo disso percebemos quando pesquisamos sobe a gruta da pratinha e gruta azul, na Chapada Diamantina. Você conhece estas localidades ou já pensou em viajar por lá? Caso faça parte do segundo time (dos que estão planejando a viagem), o post de hoje é ideal para você conhecer os principais detalhes destes verdadeiros tesouros naturais brasileiros. Embarque com a gente para a Chapada Diamantina.

Gruta da pratinha e gruta azul, na Chapada Diamantina: características

  • Localização:ambas estão localizadas em uma mesma região, mais precisamente em um local específico, a Fazenda Pratinha, uma propriedade particular pertencente ao município de Iraquara.
  • Estrutura:por ser uma propriedade particular, a estrutura é mais tímida se compararmos a outros pontos de ecoturismo, principalmente em relação a parques nacionais de grande porte. Todavia, é uma estrutura suficiente para receber turistas de todas as regiões do Brasil e também do mundo, já que conta com banheiros e até mesmo um restaurante local.
  • Ponto estratégico:são duas grutas muito bem localizadas no caminho de outro ponto turístico marcante da Chapada Diamantina, a gruta Lapa Doce. Além disso, também está a 73 quilômetros da cidade de Lençóis, um dos municípios “base” para quem viaja para a região.
  • O que fazer nas grutas:além de admirar a beleza da natureza de uma autêntica gruta, o viajante também poderá entrar em contato com algumas espécies de peixes e até mesmo tartarugas, isso se tiver grande sorte, já que são animais mais tímidos em relação aos peixes. As águas são cristalinas, o que garante ótima visualização, e ainda há a opção de máscaras de mergulho.
  • Gruta da Pratinha:o passeio começa por esta gruta, com o serviço de flutuação em botes preparados para tal e que navegam com tranquilidade para você aproveitar ao máximo cada segundo no local. O percurso dura cerca de 40 minutos, tempo mais que suficiente para encantar até mesmo aos turistas mais experientes.
  • Gruta Azul:bem ao lado está a Gruta Azul, cerca de 150 metros de distância. Nesta gruta, a entrada nas águas não é permitida. Porém, mesmo assim é possível registrar fotos belíssimas das formações rochosas do seu interior.
  • Além das grutas:dentro da propriedade particular também é possível realizar outras atividades, como passeio de pedalinho, caiaque e até mesmo há uma tirolesa com 80 metros de extensão.
  • Obrigatoriedades:todos os visitantes recebem coletes salva-vidas (adequados aos mais exigentes padrões de segurança) e também é indispensável o uso de lanternas, já que grutas são espaços com pouca iluminação natural.

Conheça a Chapada Diamantina ainda este ano

Certamente uma das regiões mais belas de todo o Brasil, a Chapada Diamantina apresenta surpresas em diversas localidades marcantes e justificam a fama mundial desta região. Viajar para lá e conhecer de perto a gruta da pratinha e gruta azul, dentre outros pontos turísticos, é uma experiência que você jamais esquecerá.

E a Adventure Club está ao seu lado para que você realize este sonho sem precisar se preocupar com detalhes de segurança, comodidade ou mesmo dos passeios mais procurados. Você sabe que pode confiar em uma agência de turismo que realmente entende do assunto! Então, fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.

Deixe um comentário

Close Menu